Confira as notícias Institucionais da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

Procura por carteirinha dos autistas aumenta 65% em Caxias do Sul

04/07/2022 - 15:29

Campanha da Câmara Municipal incentiva o documento

Dados atualizados da FADERS Acessibilidade e Inclusão, órgão estadual que emite a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), apontam que houve aumento de 65% de documentos confeccionados para pessoas de Caxias do Sul. O levantamento levou em conta os últimos 90 dias, período do lançamento da campanha “TEAbraça”, desenvolvida pela Câmara Municipal, com apoio da Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas. Até junho de 2022, foram emitidas 283 carteirinhas para autistas do município.

Leia mais...

Manutenção viária, telhado de escola e segurança são pedidos da região do Rizzo

30/06/2022 - 23:56

Mais de 150 moradores marcaram presença na terceira edição do projeto Câmara Vai aos Bairros 2022, nesta quinta-feira (30/06)

Vias esburacadas e mal sinalizadas, telhado de escola prestes a ceder e ausência de policiamento compõem a lista de queixas que os moradores do bairro Desvio Rizzo e arredores apresentaram aos legisladores caxienses, na noite desta quinta-feira (30/06). As manifestações ocorreram durante a terceira edição do projeto Câmara Vai aos Bairros 2022, no Salão da Paróquia São José (Praça Pedro Poloni, sem número, bairro Desvio Rizzo). E não foram só essas. Ao todo, 23 integrantes da plateia pediram a palavra logo após a apresentação de cada parlamentar participante.

Leia mais...

Associação Transgêneros de Caxias do Sul deverá ser declarada de utilidade pública

30/06/2022 - 13:38

O projeto é de autoria do vereador Lucas Caregnato/PT e irá para a sanção do prefeito

A Associação Transgêneros de Caxias do Sul (Construindo Igualdade) deverá ser declarada de utilidade pública. A previsão está no projeto de lei 204/2021, assinado pelo vereador Lucas Caregnato/PT e aprovado por unanimidade, na sessão ordinária desta quinta-feira (30/06). A titulação permite que a entidade participe de projetos, com parcerias públicas municipais, fundações e institutos. Para entrar em vigor, como lei, a matéria passa a depender da sanção do prefeito Adiló Didomenico.

Leia mais...

Marisol Santos divulga campanha “Nosso Papel Depende do Seu”

30/06/2022 - 13:04

A iniciativa da Codeca visa a orientação sobre o descarte correto do lixo em Caxias do Sul e foi apresentada no dia 15 de junho

A campanha de orientação sobre o descarte correto do lixo em Caxias do Sul, intitulada “Nosso Papel Depende do Seu”, foi divulgada pela vereadora Marisol Santos/psdb, na sessão ordinária desta quinta-feira (30/06). A iniciativa foi apresentada pela Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) no dia 15 de junho e foi acompanhada pela parlamentar.

Leia mais...

Título de Cidadão Caxiense poderá ser concedido a Celestino Oscar Loro

30/06/2022 - 11:44

A homenagem ressalta os feitos do contador para a cidade de Caxias do Sul

O projeto de decreto legislativo (PDL 11/2022) que concede o Título de Cidadão Caxiense ao empresário Celestino Oscar Loro entrou em primeira discussão no Parlamento caxiense, nesta quinta-feira (30/06). O PDL nº 11/2022, de autoria coletiva, busca honrar os feitos do contador para a cidade de Caxias do Sul e retornará ao plenário para a votação final.

Leia mais...

Aprovada por unanimidade homenagem aos 25 anos da Associação Cultural Coral São Bráz

30/06/2022 - 11:21

Honraria ao grupo musical da Comunidade de São Bráz ocorre dia 29 de julho

Uma Homenagem aos 25 anos da Associação Cultural Coral São Bráz de Caxias do Sul foi aprovada por unanimidade nesta quinta-feira (30/06) no Parlamento municipal. O requerimento é de autoria coletiva e solicita a realização de uma Sessão Solene para a homenagem. Um dos autores do projeto é o vereador Velocino Uez/PTB. Durante a Sessão, ele ressaltou a importância da associação que representa muitas pessoas do interior do Município.

Leia mais...

Debatida a criação do Selo Empresa Amiga da Segurança Pública

30/06/2022 - 10:55

O projeto é de autoria do vereador Alexandre Bortoluz/PP e contém emenda supressiva

A criação do Selo Empresa Amiga da Segurança Pública foi debatida durante a sessão ordinária desta quinta-feira (30/06). O projeto de lei 04/2022 é de autoria do vereador Alexandre Bortoluz/PP, presidente da Comissão de Segurança Pública e Proteção Social, e contém emenda supressiva, retirando alguns pontos que tratavam de competência do.

Leia mais...

Legislativo recebe soberanas da Festa do Agricultor

30/06/2022 - 10:03

A rainha e as embaixatrizes convidaram os parlamentares para participar do evento

As soberanas da 11ª Festa do Agricultor de Fazenda Souza participaram da sessão ordinária desta quinta-feira (30/06), durante o acordo de lideranças. A rainha Gisele Daiane Mazzochi e as embaixatrizes Brenda Dorigatti Pigatto e Juliana Thomé convidaram os parlamentares para prestigiarem o evento, que ocorre nos finais de semana dos dias 22 a 24 e de 29 a 31 de julho.

Leia mais...

Contas da Saúde Municipal são apresentadas em audiência pública do Legislativo

29/06/2022 - 19:22

Números do primeiro quadrimestre de 2022 apontam crescimento na receita

Em audiência pública, realizada na tarde desta quarta-feira (29/06), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) apresentou aos vereadores a prestação de contas do primeiro quadrimestre do ano. O encontro, promovido pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) da Casa, foi comandado pelo vereador-presidente do grupo parlamentar, Rafael Bueno/PDT, e aconteceu na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi.

Leia mais...

Velocino Uez destaca ações da Receita Municipal para otimizar arrecadação com menos tributos

29/06/2022 - 17:42

O vereador ressaltou que os prazos para a emissão de documentos também diminuíram

Ações da Secretaria da Receita Municipal, para otimizar a arrecadação com menos tributos, receberam destaque no pronunciamento do vereador Velocino Uez/PTB, na sessão ordinária desta quarta-feira (29/06). O parlamentar acredita que a produtividade tem caracterizado o novo jeito da gestão da pasta, administrada pelo secretário Roneide Dornellles.

Leia mais...

Vereadores recebem secretários municipais para tratar sobre ambulantes

29/06/2022 - 16:45

O encontro ocorreu nesta quarta-feira, no plenário da Câmara

O Legislativo caxiense recebeu, nesta quarta-feira (29/06), um grupo de secretários municipais e servidores em busca de um caminho a seguir na questão dos ambulantes da área central da cidade. Desde o dia 23 de maio, a categoria está alocada em barracas e pontos específicos das ruas Dr. Montaury e Marechal Floriano. Nos dias de chuva, porém, há dificuldade de permanência dos vendedores nesses locais, e acabam se deslocando a outros espaços do Centro que não os mapeados para a atividade.

Leia mais...

Obras de Paola Berti podem ser conferidas até quinta-feira na Câmara Municipal

29/06/2022 - 15:58

Exposição de arte celebra o mês do Orgulho Autista

A Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Direitos dos Autistas do Legislativo caxiense, em alusão ao mês do Orgulho Autista, promove a exposição “Sou, Vida e Obra de Paola Berti”. As obras permanecerão na Câmara Municipal, no Espaço Cultural Mário Crosa, até esta quinta-feira (30/06). Após, os quadros serão expostos no Centro Administrativo.

Leia mais...

Dambrós alerta Executivo sobre demandas urgentes da comunidade

29/06/2022 - 13:52

O parlamentar caxiense cobrou projeto para retomada do Quartel da Zona Norte, capela mortuária da Vila Ipê, pavimentações, hortas comunitárias, entre outras iniciativas

Uma lista de reivindicações de moradores principalmente da Zona Norte ganhou os holofotes legislativos, a partir do pronunciamento que o vereador Zé Dambrós/PSB fez na sessão ordinária desta quarta-feira (29/06). O socialista entende que o poder Executivo precisa ser constantemente alertado sobre demandas não executadas, mas que precisariam sair do papel rapidamente por carregarem certa urgência comunitária. Uma delas é a agilidade no projeto de retomada do Quartel da Zona Norte. “Vai ficar feio se irmos a Porto Alegre protestar”, avalia o vereador.

Leia mais...

Vereador Rafael Bueno cobra recursos para a castração de cães no município

29/06/2022 - 13:27

O parlamentar também questionou a transparência em relação ao troco solidário, nas notas dos mercados Andreazza

O vereador Rafael Bueno/PDT usou o espaço do grande expediente, na sessão ordinária desta quarta-feira (29/06), para comentar a situação das castrações, em Caxias do Sul. Segundo ele, os procedimentos não estão acontecendo por falta de recurso. O parlamentar também questionou o encaminhamento do dinheiro da ação Troco Solidário, nos mercados Andreazza. Ou seja, quer saber para onde os recursos estariam indo mesmo.

Leia mais...

Maurício Marcon volta a fazer críticas ao Socialismo

29/06/2022 - 12:43

O vereador acredita que esse modelo ideológico seria prejudicial a todos

O vereador Maurício Marcon/PODEMOS voltou a tecer críticas ao modelo ideológico socialista na sessão ordinária desta quarta-feira (29/06). Ainda, se posicionou sobre a necessidade de educação financeira para crianças e adolescentes.

Leia mais...

Lar da Velhice precisa de apoio para reformas no prédio

29/06/2022 - 11:02

Da Tribuna Livre do Legislativo, o presidente da instituição, Oidi Luiz Galeti, também detalhou o atendimento ofertado aos 61 idosos atualmente cuidados

Uma reforma no prédio é o próximo passo que o Lar da Velhice São Francisco de Assis deseja dar para melhor atender os 61 idosos acolhidos atualmente, divulgou o presidente da instituição, Oidi Luiz Galeti, na Tribuna Livre do Legislativo caxiense, nesta quarta-feira (29/06). Para isso, o dirigente solicitou apoio dos poderes públicos e da iniciativa privada na doação de recursos.

Leia mais...

Vereadores decidem pela retirada do projeto que tentava criar as emendas impositivas

28/06/2022 - 22:20

Em audiência pública desta noite, ficou decidido que um novo texto deverá ser elaborado

Está retirado, no Legislativo caxiense, o projeto de emenda à Lei Orgânica 1/2022, por meio do qual 16 vereadores tentavam estabelecer as chamadas emendas impositivas à lei orçamentária de cada ano. A decisão foi comunicada no início de audiência pública da Comissão de Legislação Participativa e Comunitária, pelo seu presidente, vereador Gilfredo De Camillis/PSB. Ele havia idealizado a matéria e contado com as assinaturas de outros 15 colegas parlamentares. Durante a reunião, realizada na noite desta terça-feira (28/06), no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul, De Camillis anunciou que um novo texto deverá ser elaborado, com outra busca pelo mínimo de 16 assinaturas, para posterior reapresentação de matéria reformulada.

Leia mais...

Projeto de cicloturismo em Caxias é apresentado à Mesa Diretora nesta terça-feira

28/06/2022 - 21:05

Encontro mostra a confirmação dos novos roteiros autoguiados de ciclismo

Com a proposta de aumentar os produtos turísticos de Caxias do Sul, novos roteiros de cicloturismo autoguiados foram apresentados à Mesa Diretora do Legislativo, nesta terça-feira (28/06). Em visita institucional, na Sala de Reuniões da Presidência da Casa, o encontro contou com a presidenta da Câmara, vereadora Denise Pessôa, a vice-presidente, vereadora Tatiane Frizzo, o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Alfonso Willembring Júnior, e com o auditor técnico e proprietário da empresa Nomas, Luis Marcelo Rodrigues.

Leia mais...

Região do Desvio Rizzo recebe 3ª edição do Câmara Vai ao Bairros 2022

28/06/2022 - 16:41

Por meio dessa iniciativa, na próxima quinta-feira (30/06), às 19h, os moradores poderão apresentar demandas da cidade, sugestões e críticas aos parlamentares caxienses

A comunidade da região do Desvio Rizzo poderá expor demandas e sugestões aos vereadores, durante a terceira edição do projeto Câmara Vai aos Bairros, na próxima quinta-feira (30/06), às 19h, no Salão da Paróquia São José (Praça Pedro Poloni, sem número, bairro Desvio Rizzo). Na oportunidade, os parlamentares também se apresentarão e vão explicar sobre as atribuições do poder Legislativo. Os participantes ainda terão a chance de registrar críticas e elogios envolvendo serviços públicos ou privados viabilizados por concessionárias ou permissionárias.

Leia mais...

Aprovada a atualização da lei do sobreaviso aos servidores públicos municipais

28/06/2022 - 15:17

O texto seguirá, agora, para a sanção do prefeito Adiló Didomenico

Em sessão extraordinária desta terça-feira (28/06), foi aprovado o projeto de lei complementar 15/2022, por meio do qual o Executivo tenta atualizar a legislação do sobreaviso aos servidores públicos municipais. Com isso, será revogada a lei complementar 407/2012. A aprovação de hoje incluiu emenda aditiva da Comissão de Desenvolvimento Econômico, presidida pelo vereador Olmir Cadore/PSDB, para adequações técnica na redação inicial. O texto seguirá, agora, para a sanção do prefeito Adiló Didomenico.

Leia mais...
Ir para o topo