Confira as notícias Institucionais da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

TV Câmara faz nesta segunda-feira debate de 2º turno com os candidatos a prefeito

22/11/2020 - 16:48

O evento começa às 20h45, direto do plenário e com transmissão ao vivo pelo canal 16 da NET e pelas redes sociais

Às 20h45 desta segunda-feira (23/11), no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul, acontece o decisivo debate com os dois candidatos a prefeito da cidade, que disputam o 2º turno das eleições 2020. Adiló Didomenico (coligação Levanta Caxias) e Pepe Vargas (coligação Caxias Pra Frente) confirmaram presenças. O desafio de ideias terá transmissão ao vivo, pela TV Câmara Caxias (canal 16 da NET) e pelas redes sociais do Legislativo caxiense (Facebook e YouTube). A mediação dos trabalhos caberá ao jornalista Fábio Rausch, servidor público da Casa. A equipe da Assessoria de Comunicação institucional garantirá cobertura multimídia, entre site, TV e redes sociais. Profissionais de imprensa, previamente cadastrados, acompanharão as atividades em sala anexa ao plenário.

Leia mais...

Frente Parlamentar realiza visita aos Conselhos Tutelares em Caxias do Sul

20/11/2020 - 19:47

A atividade aconteceu na tarde desta sexta-feira

Na tarde desta sexta-feira (20/11), a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente se reuniu com conselheiros tutelares em Caxias do Sul. Na ocasião, visitaram setores e conheceram melhor a estrutura utilizada pelos representantes dos Conselhos Norte e Sul, além de ouvirem demandas e situações no que tange às atividades locais.

Leia mais...

Sala das Comissões da Câmara é batizada com o nome de Adelar Bertussi

19/11/2020 - 11:32

Ex-presidente da Câmara e músico caxiense foi homenageado pelo Legislativo

O nome do ex-vereador Adelar Bertussi ficará imortalizado na Sala de Comissões do 2º andar do prédio do Legislativo Caxiense. A cerimônia de descerramento da placa ocorreu na manhã desta quinta-feira (19/11) e contou a presença de Gilney Bertussi, filho do músico.

Leia mais...

Rejeitado requerimento que solicitava baixa de projeto que atualiza Sistema de Transporte Coletivo

19/11/2020 - 11:26

Projeto de lei complementar seguirá em tramitação na Câmara Municipal

Após ampla discussão entre os parlamentares na sessão de hoje (19/11), o requerimento 50/2020, de autoria do vereador Chico Guerra/Republicanos, foi rejeitado por maioria (17x05).

Leia mais...

Câmara Municipal lamenta a morte do ex-vereador-presidente Aurélio Barp

18/11/2020 - 20:27

Falecido nesta quarta-feira, ele presidiu o Legislativo caxiense em 1967, na V Legislatura

A Câmara Municipal de Caxias do Sul lamenta a morte do ex-vereador presidente da Casa Aurélio Barp, aos 86 anos, nesta quarta-feira (18/11). Vereador da V Legislatura (1964-1968), pelo PDC, ele presidiu a Casa em 1967. O corpo está sendo velado no Memorial São José. Às 11h30 de amanhã, no mesmo local, ele será cremado. Entre outras atividades, Barp também presidiu o Conselho Deliberativo do Recreio da Juventude (1967 a 1969) e o Conselho Deliberativo da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), na década de 1980.

Leia mais...

Projeto da lei orçamentária anual de 2021 recebe emenda favorável ao Financiarte

18/11/2020 - 19:59

Em audiência pública da Câmara, o vereador Paulo Périco sugeriu retirar R$ 100 mil da publicidade oficial e destinar à cultura

Emenda favorável ao Financiamento da Arte e Cultura Caxiense (FINANCIARTE) foi apresentada em audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização, Controle Orçamentário e Turismo, realizada nesta quarta-feira (18/11), na sala das comissões da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Assinada pelo vereador Paulo Périco/MDB, a proposta busca retirar R$ 100 mil da publicidade oficial da Prefeitura, destinando a verba ao custeio de projetos culturais, dentro do projeto de lei 124/2020, que indica a lei orçamentária anual (LOA) de 2021. A apresentação da peça da LOA, pelo Executivo, que assinada a matéria, aconteceu na reunião de hoje, sob a condução do vereador Gustavo Toigo/PDT, presidente do grupo parlamentar.

Leia mais...

Legislativo vai realizar debate com candidatos a prefeito no 2° turno

18/11/2020 - 13:38

Adiló Didomenico e Pepe Vargas confirmaram presença no evento

Na próxima segunda-feira, 23 de novembro, a Câmara Municipal promove debate entre Adiló Didomenico (coligação Levanta Caxias) e Pepe Vargas (coligação Caxias Pra Frente), candidatos a prefeito de Caxias do Sul no 2° turno das Eleições 2020. O encontro, com previsão de início para às 20h45min, ocorrerá no Plenário Nadyr Rossetti e terá transmissão, ao vivo, da TV Câmara (canal 16 da Net), além da página do Facebook e canal do Youtube da Casa. A cobertura inicia uma hora antes com entrevistas com os postulantes ao Executivo e seus candidatos a vice-prefeito. A mediação será do jornalista e servidor público Fábio Rausch.

Leia mais...

Legislativo caxiense recebe do Executivo oito projetos nesta terça-feira

17/11/2020

As matérias já começaram a tramitar pelas comissões da Casa

O presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, vereador Ricardo Daneluz, recebeu, nesta terça-feira (17/11), a visita do vice-prefeito Edio Elói Frizzo e de membros do secretariado. Na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi, a comitiva apresentou oito projetos, os quais já começaram a tramitar pelas comissões da Casa. Entre as matérias, estão a criação do Fundo Especial do Esporte e Lazer e a substituição do Conselho Municipal de Trânsito e Transportes pelo Conselho Municipal de Mobilidade. Outra matéria institui, excepcionalmente, o repasse de uma parcela de recursos às escolas da rede pública de ensino, para custeio de despesas. Diversos vereadores prestigiaram o ato.

Leia mais...

Utilidade Pública ao Grêmio Esportivo Cruzeiro do Sul depende de sanção do prefeito

17/11/2020 - 18:19

Vereador Gustavo Toigo assina o projeto, que foi acolhido pelos parlamentares

A declaração de utilidade pública para o clube Grêmio Esportivo Cruzeiro do Sul (Calhambeque) depende de sanção do prefeito Flavio Cassina. O projeto 82/2020, de autoria do vereador Gustavo Toigo/PDT, foi aprovado na sessão ordinária desta terça-feira (17/11). O título consiste em exigência legal, para a agremiação poder participar de inúmeros projetos, com parcerias de órgãos públicos municipais, institutos e fundações.

Leia mais...

Empresa Granberg Alimentos receberá homenagem da Câmara pelos seus 10 anos

17/11/2020 - 18:01

Especialista em produtos suínos, a instituição tem sede em São João da 4º Légua

Homenagear a empresa Granberg Alimentos pelos seus 10 anos de história é o objetivo do requerimento 49/2020, de autoria coletiva, que foi aprovado por unanimidade, na sessão ordinária de hoje (17/11). A homenagem está prevista para acontecer em sessão solene, no dia 8 de dezembro, na Câmara Municipal.

Leia mais...

Velocino Uez agradece aos eleitores por sua recondução ao Parlamento caxiense

17/11/2020 - 16:42

O vereador enalteceu familiares e comunidade caxiense pela confiança

Reeleito para o segundo mandato, com 3.753 votos, o vereador Velocino Uez/PTB ocupou a tribuna na sessão ordinária desta terça-feira (17/11), para agradecer aos eleitores que foram às urnas no último domingo, dia 15 de novembro, e o escolheram como opção de voto. O parlamentar defendeu que continuará lutando por diversas frentes, principalmente pelos agricultores e moradores do Interior de Caxias do Sul.

Leia mais...

Denise Pessôa repercute resultado do pleito eleitoral e agradece por reeleição

17/11/2020 - 16:09

Vereadora petista foi eleita para o quarto mandato parlamentar com grande votação

O resultado do primeiro turno das eleições municipais pautou o grande expediente da vereadora Denise Pessôa/PT, na sessão ordinária desta terça-feira (17/11). Ela foi eleita para o quarto mandato parlamentar, com 5.117 votos, segunda maior votação do pleito, entre homens e mulheres.

Leia mais...

Debatida proposta que declara utilidade pública ao Grêmio Esportivo Cruzeiro do Sul

12/11/2020 - 11:10

De autoria do vereador Gustavo Toigo, a matéria voltará para segunda discussão e votação

O clube Grêmio Esportivo Cruzeiro do Sul (Calhambeque) poderá se tornar de utilidade pública.

Leia mais...

Utilidade pública para o Recreio da Juventude depende de sanção do prefeito

12/11/2020 - 10:41

Vereador Paulo Périco assina o projeto que foi acolhido pelo parlamentares

Na sessão desta quinta-feira (12/11), os vereadores aprovaram, por unanimidade, o projeto de lei 123/2020, que declara o clube Recreio da Juventude como de utilidade pública, em Caxias do Sul.

Leia mais...

Prefeitura deverá responder questões sobre revitalização em Praça do bairro Universitário

12/11/2020 - 10:28

Rodrigo Beltrão é o autor e questiona o não término das obras, prometidas desde 2016

De autoria do vereador Rodrigo Beltrão/PSB, o requerimento 48/2020 foi aprovado de forma unânime, pelos vereadores caxienses na sessão ordinária de hoje (12/11). O pedido de informações contido no documento questiona a Prefeitura Municipal sobre a revitalização da Praça Raymundo Magnabosco, no bairro Universitário, localizada na Rua Botafogo, esquina com a Rua Caetano Panarotto. A partir da aprovação, o Executivo tem até 30 dias para encaminhar as respostas.

Leia mais...

Retomada a tramitação da proposta do turismo educativo, na rede municipal de ensino

10/11/2020 - 19:41

A matéria é do vereador Rodrigo Beltrão e teve derrubado um parecer de inconstitucionalidade

Voltará a tramitar, nas comissões do Legislativo caxiense, o projeto de lei 17/2017, por meio do qual o vereador Rodrigo Beltrão/PSB pretende instituir o turismo educativo para os alunos da rede municipal de ensino de Caxias do Sul. Na sessão ordinária desta terça-feira (10/11), a maioria dos vereadores (17 X 5) derrubou um parecer de inconstitucionalidade que incidia sobre a matéria.

Leia mais...

Debatido projeto para tornar o Recreio da Juventude de utilidade pública

10/11/2020 - 18:06

De autoria do vereador Paulo Périco, a matéria voltará para segunda discussão e votação

O clube Recreio da Juventude poderá se tornar de utilidade pública. O projeto 123/2020, de autoria do vereador Paulo Périco/MDB, foi debatido na sessão ordinária desta terça-feira (10/11) e voltará para segunda discussão e votação. O título consiste em exigência legal, para a agremiação poder participar de inúmeros projetos, com parcerias de órgãos públicos municipais, institutos e fundações.

Leia mais...

Guiomar Chies receberá Título de Cidadão Caxiense

10/11/2020 - 11:21

A autoria da matéria é coletiva e ainda não está definido se haverá cerimônia de entrega

Os parlamentares caxienses aprovaram por unanimidade, na sessão ordinária de hoje (10/11), a entrega do Título de Cidadão Caxiense a Guiomar Chies, contida no projeto de decreto legislativo 8/2020. A autoria da matéria é coletiva, a partir da iniciativa do vereador Paulo Périco/MDB, e ainda não está definido se haverá cerimônia de entrega do título.

Leia mais...

Candidatos a prefeito de Caxias do Sul participam de debate na Câmara Municipal

10/11/2020 - 00:11

Os 11 postulantes ao cargo de Chefe do Executivo apresentaram propostas e iniciativas

Na noite desta segunda-feira (09/11), a Câmara Municipal de Caxias do Sul protagonizou momento histórico em seus 128 anos. Após o debate entre os candidatos a vice-prefeito de Caxias do Sul, realizado no último mês de outubro, chegou a vez de a população conhecer e ouvir mais de seus postulantes ao cargo mais algo do Executivo Municipal. Esta foi a primeira vez que o Legislativo realizou debate entre os candidatos a prefeito e vice-prefeito da cidade. Marcaram presença no evento Adiló Didomenico (PSDB), Antônio Feldmann (Podemos), Carlos Búrigo (MDB), Edson Néspolo (PDT), Júlio Freitas (Republicanos), Marcelo Slaviero (NOVO), Nelson D’Arrigo (Patriota), Pepe Vargas (PT), Renato Nunes (PL), Renato Toigo (PSL) e Vinícius Ribeiro (Democratas).

Leia mais...

TV Câmara promove nesta segunda-feira o debate eleitoral com os candidatos a prefeito

06/11/2020 - 21:22

O evento começa às 19h45, direto do plenário e com transmissão ao vivo pelo canal 16 da NET e pelas redes sociais

Às 19h45 desta segunda-feira (06/11), o plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul sediará o primeiro debate eleitoral da história de 128 anos do Parlamento local, envolvendo candidatos a prefeito da cidade. Com transmissão ao vivo, pela TV Câmara Caxias (canal 16 da NET) e pelas redes sociais do Legislativo caxiense (Facebook e YouTube), o evento já tem a confirmação prévia dos 11 postulantes à chefia do Executivo. A mediação dos trabalhos caberá ao jornalista Fábio Rausch, servidor público da Casa. A equipe da Assessoria de Comunicação institucional garantirá cobertura multimídia, entre site, TV e redes sociais. Profissionais de imprensa, previamente cadastrados, acompanharão as atividades em sala anexa ao plenário.

Leia mais...
Ir para o topo