Confira as notícias Institucionais da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul



TV Câmara Caxias estreia programa de debates

17/08/2018 - 18:28

Painel intitulado Cidadania será veiculado nesta segunda-feira (20/08), a partir das 21h

A TV Câmara Caxias (canal 16 da NET e www.camaracaxias.rs.gov.br) irá estrear na segunda-feira (20/08), a partir das 21h, o programa Cidadania. A produção consiste na discussão de temas da atualidade com base no interesse público. Apresentado pelo jornalista e chefe da Comunicação Social do Legislativo, Tales Armiliato, o debate será sobre as eleições 2018 e terá como convidados os chefes de cartórios da 169ª e 136ª Zonais Eleitorais, Édson Borowski e Vicente Cadore, respectivamente. A terceira debatedora foi a servidora da Justiça Federal e professora do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), Cristina Lazzarotto Fortes.

Leia mais...

Legislativo caxiense registra 315 mil pessoas alcançadas por Face Live

17/08/2018 - 15:55

Página da Câmara na rede social alcançou mais de 15,5 mil visualizações até o mês de julho

O Legislativo caxiense registrou o alcance de 315 mil pessoas com as 125 transmissões ao vivo na página da Câmara Municipal no Facebook, entre os meses de janeiro e agosto de 2018. Além disso, a rede social registrou, até 31 de julho, que 1.086 postagens impactaram 763.713 usuários. Os dados são colhidos mensalmente para analisar o desempenho do Parlamento caxiense na divulgação de informações transparentes e de interesse da comunidade caxiense.

Leia mais...

Rodrigo Barbosa recebe título de Cidadão Caxiense

17/08/2018 - 12:12

Solenidade foi prestigiada por diversas lideranças do segmento esportivo

O técnico do Caxias do Sul Basquete, Rodrigo Pinto Barbosa, recebeu, em sessão solene na noite de quinta-feira (16/08), o título de Cidadão Caxiense. O ato foi prestigiado por diversas lideranças do segmento esportivo, dentre os quais o presidente da Federação Gaúcha de Basketball, Rogério Carberlon. A solenidade foi conduzida pelo presidente do Legislativo caxiense, Alberto Meneguzzi/PSB.

Leia mais...

Seminário de discussão sobre o bullying reúne mais de 350 pessoas

16/08/2018 - 18:28

Promovido pelo Legislativo caxiense, evento foi realizado em parceria com a UCS e a 4ª CRE

Mais de 350 pessoas participaram, durante toda esta quinta-feira (16/08), do seminário regional “Precisamos falar sobre bullying”. Promovido pela Câmara Municipal de Caxias do Sul, por meio da Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência, o evento contou com a parceria da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Secretaria Municipal de Educação (Smed), Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Programa Caxias da Paz

Leia mais...

Servidores da Câmara caxiense orientam estudantes do Ensino Superior para jornada legislativa

16/08/2018 - 18:08

Os alunos participarão da sessão plenária do Programa Jovem Parlamentar 2018, prevista para ocorrer no dia 25 de setembro, no plenário

Servidores da Câmara Municipal de Caxias do Sul e o presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, vereador Paulo Périco/MDB, apresentaram, nesta quinta-feira (16/08), orientações a estudantes do Ensino Superior para a jornada legislativa deste ano. Os alunos estão se preparando para participar da sessão plenária do Programa Jovem Parlamentar 2018, prevista para ocorrer no dia 25 de setembro, no plenário.

Leia mais...

Parlamento Regional discute cobertura de telefonia no interior

16/08/2018 - 16:30

Encontro também definiu ajustes sobre debate com os candidatos ao Piratini

Presidentes e representantes dos Legislativos da Região Metropolitana da Serra Gaúcha estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (16/08), no encontro mensal do Parlamento Regional. Realizada na Câmara Municipal de Caxias do Sul, a ação pautou as demandas e dificuldades enfrentadas pelos municípios na abrangência da cobertura de telefone e internet.

Leia mais...

Prestadoras de serviços de telefonia e TV poderão ser obrigadas a ter um endereço fixo

16/08/2018 - 16:27

O projeto de lei do vereador Adiló Didomenico quer garantir um local para informações, reclamações e outros procedimentos de clientes

Empresas prestadoras de serviços de telefonia fixa, móvel e de TV por assinatura poderão ser obrigadas a fornecerem um endereço, em local fixo, em Caxias do Sul. A exigência está no projeto de lei 106/2017, de autoria do vereador Adiló Didomenico/PTB e discutido na sessão ordinária desta quinta-feira (16/08). A intenção é garantir um local para informações, reclamações e outros procedimentos de clientes. O texto retornará à pauta, para segunda discussão e votação.

Leia mais...

Passa em primeira discussão projeto que procura isentar de IPTU áreas de preservação permanente

16/08/2018 - 15:37

O texto é de autoria do vereador Kiko Girardi/PSD e voltará ao plenário para votação final

O plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul apreciou em primeira discussão, nesta quinta-feira (16/08), o projeto de lei 173/2017, que busca isentar do pagamento de Imposto Predial, Territorial e Urbano (IPTU) imóveis que possuam em seu interior Áreas de Preservação Permanente, Relevante Interesse Ecológico, Reserva Particular do Patrimônio Natural e Cobertas por Florestas Nativas. A matéria é de autoria do parlamentar Kiko Girardi/PSD e retornará ao plenário para segunda discussão e votação final.

Leia mais...

Flavio Cassina alerta o município sobre aplicação de leis promulgadas no Legislativo

16/08/2018 - 14:19

O vereador lembrou que vetos de inconstitucionalidade das matérias foram derrubados

O vereador Flavio Cassina/PTB discorreu, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (16/08), sobre a lei complementar (LC) 530/2017, que alterou e acresceu dispositivos à LC 377/2010 (Código de Posturas do Município). O parlamentar explicou que a matéria dispõe sobre o conserto de calçadas, realizado devido ao uso impróprio, como obrigação da propriedade privada.

Leia mais...

Arquiteta convida para evento alusivo ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural

16/08/2018 - 13:40

O Caxias Abraça a Casa Finco será realizado no próximo sábado e chama a atenção para a necessidade de revitalizar o local

A arquiteta e urbanista Helena Marcon ocupou a tribuna, na sessão ordinária desta quinta-feira (16/08), para tratar do evento Caxias Abraça a Casa Finco, que será promovido no próximo sábado (18/08), às 15h, ao lado da Igreja do Santo Sepulcro.

Leia mais...

Projeto que trata da remoção de pacientes pelo Samu seguirá em tramitação no Parlamento

16/08/2018 - 12:34

Assinado pela vereadora Gladis Frizzo/MDB, o texto recebeu parecer de inconstitucionalidade da CCJL, o qual acabou rejeitado pelo plenário

O projeto de lei 102/2017, que estabelece normas para atenção emergencial pelas equipes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) quanto à remoção dos pacientes para os hospitais privados, continuará em trâmite no Legislativo de Caxias do Sul. Assinado pela vereadora Gladis Frizzo/MDB, o texto recebeu parecer de inconstitucionalidade da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação, o qual acabou derrubado pela maioria do plenário (11x9), na sessão ordinária desta quinta-feira (16/08).

Leia mais...

Velocino Uez pede fortalecimento no setor da agroindústria

16/08/2018 - 11:14

Retomar o desenvolvimento da área por meio de incentivo foi uma das reivindicações

O vereador Velocino Uez/PDT denunciou o que chamou de descaso com a agricultura municipal, durante manifestação na tribuna do Legislativo. Na sessão ordinária desta quinta-feira (16/08), o parlamentar apontou radicalismo na fiscalização como principal causador da desestabilização das agroindústrias e do pequeno produtor local.

Leia mais...

Rafael Bueno solicita à Prefeitura informações sobre a dívida ativa do município

16/08/2018 - 10:58

O vereador demonstrou preocupação que 135 mil contribuintes terminem como devedores, no SPC

Informações sobre a dívida ativa do município foram solicitadas à Prefeitura, pelo vereador Rafael Bueno/PDT, por meio do requerimento 71/2018. Aprovado por unanimidade, na sessão ordinária desta quinta-feira (16/08), o texto pede que sejam listados os 300 maiores devedores, como pessoas físicas, e os outros 300, como pessoas jurídicas, junto à Receita Municipal, inscritos em dívida ativa, em 31 de julho de 2018. Conforme a Lei Orgânica, o Executivo terá 30 dias para enviar as respostas ao Legislativo.

Leia mais...

Imagens da 210ª Sessão Ordinária - XVII Legislatura

16/08/2018

São fotografias da plenária desta quinta-feira, conduzida pelo presidente Alberto Meneguzzi/PSB

Confira as fotos da 210ª Sessão Ordinária - XVII Legislatura. São imagens da plenária desta quinta-feira (16/08), conduzida pelo presidente Alberto Meneguzzi/PSB.

Leia mais...

Parlamento Regional se reúne para tratar sobre debate com os candidatos ao Piratini

15/08/2018 - 16:50

Encontro será na sala da presidência do Legislativo caxiense, nesta quinta-feira (16/08)

Os presidentes das Câmaras Municipais da Região Metropolitana da Serra Gaúcha, que formam o Parlamento Regional, estarão reunidos na sala da presidência do Legislativo caxiense, nesta quinta-feira (16/08), às 14h, para o encontro mensal do grupo. A pauta central será o debate promovido pelo órgão, em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), com os candidatos ao governo do Estado do Rio Grande do Sul. A sabatina está prevista para o dia 30 de agosto.

Leia mais...

Denise Pessôa pede maior participação das mulheres na política brasileira

15/08/2018 - 16:08

Conforme a vereadora, no espaço feminino, o país só está à frente de Belize e Haiti, nas Américas

Maior participação das mulheres, na política brasileira, foi reivindicada pela vereadora Denise Pessôa/PT, na sessão ordinária desta quarta-feira (15/08). Conforme a parlamentar, nas Américas, o país só se encontra à frente de Belize e Haiti, nesse quesito. Destacou o chamado desafio, lançado pela Organização das Nações Unidas (ONU), para que as candidaturas sejam preenchidas igualmente, entre homens e mulheres. As eleições de 2018 contam com turnos marcados para 7 de outubro (1º) e 28 de outubro (2º).

Leia mais...

Comissão de Enfrentamento à Violência do Legislativo promove seminário sobre bullying

15/08/2018 - 14:19

Evento ocorre quinta-feira (16/08), a partir das 08h30, no UCS Teatro

“Precisamos falar sobre bullying” é o tema do Seminário Regional para Comunidade Escolar, que ocorre nesta quinta-feira (16/08). Promovido pelo Legislativo caxiense, por meio da Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência, o evento será sediado no Teatro da Universidade de Caxias do Sul (Bloco M), com início às 08h30 e encerramento previso para às 17h30.

Leia mais...

Périco estimula os cidadãos a votarem nas eleições gerais deste ano

15/08/2018 - 13:06

Na plenária desta quarta-feira (15/08), o emedebista trouxe diversas frases de filósofos e políticos, usando-as num contraponto a decisões da atual administração do município

O vereador Paulo Périco/MDB utilizou o grande expediente desta quarta-feira (15/08) para incentivar os cidadãos a votarem nas eleições gerais deste ano, que ocorrem em primeiro turno no dia 7 de outubro.  Durante a plenária, o parlamentar também apresentou diversas frases de filósofos e políticos, usando-as num contraponto a decisões da atual administração do município.

Leia mais...

Imagens da 209ª Sessão Ordinária - XVII Legislatura

15/08/2018 - 12:25

São fotografias da plenária desta quarta-feira, conduzida pelo presidente Alberto Meneguzzi/PSB

Confira as fotos da 209ª Sessão Ordinária - XVII Legislatura. São imagens da plenária desta quarta-feira (15/08), conduzida pelo presidente Alberto Meneguzzi/PSB.

Leia mais...

Renato Oliveira afirma que decreto do Executivo afronta legislação nacional

15/08/2018 - 11:54

A determinação define o Estádio Municipal como o único local para a realização de comícios

A decisão do Executivo, de concentrar os comícios eleitorais no Centro Esportivo Municipal Antônio Barros Filho, foi alvo de críticas do vereador Renato Oliveira/PCdoB. Na sessão ordinária desta quarta-feira (15/08), o parlamentar questionou a posição da Prefeitura, ao apresentar o decreto, e afirmou que a decisão serviu como cortina de fumaça, para a demolição de casas, no Bairro Serrano. Ou seja, mudar o foco da opinião pública local.

Leia mais...
Ir para o topo