Confira as notícias Institucionais da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul



Eleita Mesa Diretora do Vereador por Um Dia

21/08/2017 - 18:09

Sessão ordinária simulada dos 27 estudantes de escolas da cidade será às 14h de 25 de setembro

Os 27 alunos de escolas participantes do Vereador por um Dia 2017 elegeram nesta segunda-feira (21/08) a Mesa Diretora da sessão ordinária do programa marcada para 25 de setembro, às 14h, na Câmara Municipal. Também hoje, os estudantes tiveram uma reunião preparatória com integrantes da Comissão de Educação e assessores do Legislativo, quando tiraram dúvidas sobre como atuar, apresentar projetos, indicações e outras atribuições parlamentares em plenário.

Leia mais...

Presidente do Legislativo defende agilização nos contatos entre parlamentares e Executivo

18/08/2017 - 16:47

Dificuldade para encaminhar demandas junto a órgãos da Administração motivou encontro

A falta de efetividade nas relações entre vereadores e departamentos do Executivo foi o tema da reunião entre o presidente em exercício da Câmara Municipal de Caxias do Sul, vereador Alberto Meneguzzi (PSB), com o secretário de Governo, Luiz Eduardo da Silva Caetano, na manhã desta sexta-feira (18). Além de colocar mais uma vez o Legislativo à disposição da prefeitura, o parlamentar procurou entender como são encaminhadas as providências decorrentes de demandas apresentadas pelos vereadores.

Leia mais...

Escola Estadual Especial João Prataviera será homenageada pela Câmara Municipal

17/08/2017 - 16:52

A sessão ordinária do dia 6 de setembro marcará os 55 anos da instituição

Os vereadores votaram e aprovaram, por unanimidade, o requerimento 131/2017, de autoria de nove parlamentares, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (17/08). O texto trata da realização de homenagem, para a Escola Estadual Especial João Prataviera, que completa 55 anos no mês de setembro. O ato ocorrerá no início da plenária do dia 6 de setembro, às 8h30min. A iniciativa da honraria coube ao vereador Paulo Perico/PMDB.

Leia mais...

Discutido projeto para instituir o Setembro Amarelo em prevenção ao suicídio

17/08/2017 - 15:56

A matéria é de autoria da vereadora Paula Ioris e pede maior reflexão sobre a temática

O projeto de lei 49/2017, para instituir o Setembro Amarelo em Caxias do Sul, foi discutido na sessão ordinária desta quinta-feira (17/08). De autoria da vereadora Paula Ioris/PSDB, a matéria busca incentivar a necessária reflexão sobre a prevenção ao suicídio. O texto deverá retornar à pauta, para segunda discussão e votação.

Leia mais...

Moção do Legislativo caxiense apoia a independência da União das Associações de Bairros

17/08/2017 - 14:40

Maioria do plenário se opôs à tentativa da Prefeitura, de retomar a sede da UAB

A independência e o reconhecimento ao trabalho comunitário, apartidário e democrático da União das Associações de Bairros (UAB) receberam a moção de apoio 21/2017 da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Na sessão ordinária desta quinta-feira (17/08), por maioria (20 X 2), o plenário aprovou o texto. Assinado por 19 vereadores, o documento também se opõe à tentativa da Prefeitura, de retomar a sede da UAB. Cópias da moção serão enviadas a diversas autoridades.

Leia mais...

Líderes repercutem audiência sobre policiamento

17/08/2017 - 12:56

Pauta incluiu situação do IGP de Caxias e encontro entre secretários municipais e de Estado

A participação significativa das lideranças comunitárias e de segurança pública na audiência promovida na noite de quarta-feira sobre a possibilidade de interrupção do programa de Policiamento Comunitário em Caxias dominou o espaço das declarações de líder de bancada na Sessão Ordinária desta quinta-feira (17). O plenário do evento, promovido em conjunto pela Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança, e a Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência do Legislativo, comprovou o desejo maciço da população pela manutenção dos serviços e sua ampliação para outros bairros e loteamentos.

Leia mais...

Adiló critica uso de suas indicações por secretário

17/08/2017 - 11:58

Vereador também falou sobre manobras de políticos para se manterem no poder em Brasília

O vereador Adiló Didomenico/PTB tratou de dois assuntos no grande expediente desta quinta-feira (17/08) na Câmara Municipal. Iniciou o pronunciamento esclarecendo que suas indicações ao Executivo sobre policiamento comunitário foram citadas inadequadamente quarta-feira em audiência pública. O outro tema levado ao plenário foi sobre a manobra de deputados federais para se perpetuarem no poder.

Leia mais...

Kiko Girardi espera que o atendimento na UPA Zona Norte ocorra o quanto antes

17/08/2017 - 10:36

A previsão informada pela prefeitura caxiense é que a Unidade de Pronto Atendimento comece a funcionar em setembro

O parlamentar Kiko Girardi/PSD solicitou, na plenária desta quinta-feira (17/08), que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte entre em atividade o quanto antes. A previsão informada pela prefeitura caxiense é que o espaço comece a funcionar em setembro. No entendimento do vereador Kiko, não importa se a UPA seja terceirizada, de gestão compartilhada ou não, mas sim que ela logo abra as portas, em benefício da população que tanto precisa de atendimento na área da saúde

Leia mais...

População é unânime ao defender policiamento comunitário

16/08/2017 - 22:21

Audiência no Legislativo tratou da ameaça do encerramento do modelo de segurança pública

Com plenário lotado na Câmara Municipal, o público foi unânime ao defender o policiamento comunitário na audiência “Policiamento Comunitário: desafios e perspectivas” na noite de quarta-feira (16/08) na Câmara Municipal. Diante do risco do encerramento do modelo de segurança na cidade, o encontro foi promovido pela Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança, e a Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência do Legislativo.

Leia mais...

Comissão analisa projeto de transporte por aplicativo

16/08/2017 - 17:49

Constituição, Justiça e Legislação pedirá adequações técnicas a emendas apresentadas por parlamentares

O projeto de lei (PL) 50/2017 do Executivo que regulamenta o transporte motorizado privado individual e remunerado de passageiros por aplicativo em Caxias do Sul entrou em mais uma etapa na Câmara Municipal. Teve emendas parlamentares analisadas pela Comissão de Constituição, Justiça e Legislação.

Leia mais...

Líderes se manifestam no Legislativo sobre mobilidade, saúde, policiamento e alimentação

16/08/2017 - 16:29

Na questão da segurança, a expectativa está direcionada à audiência pública que ocorre nesta quarta-feira (16/08) à noite

Alguns líderes de bancada no Legislativo caxiense se manifestaram durante a sessão ordinária desta quarta-feira (16/08) sobre mobilidade, saúde, policiamento e alimentação. O vereador Arlindo Bandeira/PP informou que percorreu diversos locais da cidade e do interior que precisam de melhorias viárias. Segundo o vereador, essa sua passagem pelas ruas da cidade contou com a companhia do secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), Cristiano de Abreu Soares. Entre os pontos visitados e que, conforme Bandeira, precisam de mais segurança no trânsito e melhorias por parte do poder público, estão: vias de acesso à Pena Branca, à comunidade de São Valentim, a Caravaggio da 6ª Légua e a São Bráz.

Leia mais...

Moção em defesa à UAB é destaque nesta quinta

16/08/2017 - 15:50

Sessão ordinária também tratará de criação de mês de combate a suicídio e de homenagem a Escola João Prataviera

A Câmara Municipal votará nesta quinta-feira (17/08) uma moção de apoio à União das Associações de Bairros (UAB), um projeto de lei instituindo o mês alusivo ao combate ao suicídio e um requerimento de homenagem a uma instituição de ensino. A sessão ordinária, que começa às 8h30min, também tratará de uma denominação de rua e terá no grande expediente os vereadores Kiko Girardi/PSD e Adiló Didomenico/PTB.

Leia mais...

Gladis Frizzo apresenta projetos na área de infraestrutura

16/08/2017 - 15:23

A parlamentar sugere ampliar horário de carga e descarga aos sábados e responsabilizar as concessionárias por reparos em ruas

A vereadora Gladis Frizzo/PMDB detalhou, na plenária desta quarta-feira (16/08), dois projetos na área de infraestrutura recém protocolados na Câmara caxiense. Um deles sugere ampliar horário de carga e descarga aos sábados e o outro responsabiliza as concessionárias por reparos em ruas quando os serviços mexem na estrutura utilizada pela comunidade.

Leia mais...

Ricardo Daneluz trata de alterações na legislação sobre açougues e fiambrerias

16/08/2017 - 15:04

A partir da tribuna, o pedetista explicou as exigências solicitadas por uma portaria

O presidente da Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo, vereador Ricardo Daneluz/PDT, abordou alterações na legislação referente aos açougues e fiambrerias do Rio Grande do Sul, na sessão ordinária desta quarta-feira (16/08). Ele representou Legislativo caxiense em uma palestra sobre o assunto, promovida pela Prefeitura de Farroupilha, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária.

Leia mais...

Edi Carlos reivindica mobilização de lideranças locais pela duplicação da BR-116

16/08/2017 - 14:16

Para ele, governador, prefeito e deputados federais poderiam cobrar mais do DNIT

Maior mobilização de lideranças locais pela duplicação da BR-116, no perímetro urbano de Caxias do Sul, voltou a ser reivindicada pelo vereador Edi Carlos Pereira de Souza/PSB. Na sessão ordinária desta quarta-feira (16/08), o parlamentar solicitou que o governador José Ivo Sartori, o prefeito Daniel Guerra e os deputados federais Assis Melo/PCdoB, Gilberto Pepe Vargas/PT e Mauro Pereira/PMDB liderassem o movimento junto a órgãos, como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Leia mais...

Plenário enche de alunos nos 40 anos da Escola Municipal Américo Ribeiro Mendes

16/08/2017 - 12:39

A homenagem da Câmara foi sugerida pelo vereador Adiló Didomenico/PTB e apoiadores, e ocorreu nesta quarta-feira (16/08)

O plenário caxiense ficou cheio de alunos e professores nesta quarta-feira (16/08), quando ocorreu a homenagem da Câmara pelos 40 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Américo Ribeiro Mendes. A distinção foi sugerida pelo vereador Adiló Didomenico/PTB e apoiadores, e ocorreu durante cerimônia conduzida pelo presidente da Câmara em exercício, Alberto Meneguzzi/PSB.

Leia mais...

Renato Nunes nega fim do Policiamento Comunitário

16/08/2017 - 12:25

Vereador defende que Executivo na verdade cobra do Governo Estadual repasse à Brigada Militar

Em seu espaço no grande expediente desta quarta-feira (16/08), o vereador Renato Nunes/PR negou que a prefeitura pretenda acabar com o Policiamento Comunitário, criado graças à convênio entre Município e o Estado. Conforme o republicano, na verdade, o prefeito Daniel Guerra/PRB está cobrando do governo estadual repasse à Brigada Militar, para que a prefeitura invista na Guarda Municipal.

Leia mais...

Rodrigo Beltrão reforça convite para audiência pública sobre o policiamento comunitário

16/08/2017 - 11:22

A reunião terá início às 19h desta quarta-feira, no plenário do Legislativo caxiense

Às 19h desta quarta-feira (16/08), no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul, acontece audiência pública da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança, para tratar da situação do policiamento comunitário. Na sessão ordinária da manhã de hoje, o presidente da comissão, vereador Rodrigo Beltrão/PT, foi à tribuna reiterar o convite. O encontro será promovido em conjunto com a Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência, presidida pela vereadora Paula Ioris/PSDB.

Leia mais...

Leonor Grezzana Ronchetti é Cidadã Caxiense

15/08/2017 - 20:34

Natural de Antônio Prado, educadora, catequista e voluntária social recebeu título da Câmara Municipal

A mais nova Cidadã Caxiense é Leonor Maria Grezzana Ronchetti, nascida em Antônio Prado. A professora e catequista recebeu o título na noite desta terça-feira (15/08) na Câmara Municipal. A iniciativa foi do vereador Gustavo Toigo/PDT, ex-aluno de Leonor, e teve aprovação unânime do parlamento.

Leia mais...

Sessão terá pronunciamentos e homenagem a escola

15/08/2017 - 17:21

Américo Ribeiro Mendes será destacada pelo Legislativo por completar 40 anos

O grande expediente desta quarta-feira (16/08) na Câmara Municipal terá espaço para cinco vereadores. Os pronunciamentos serão de Rodrigo Beltrão/PT, Neri O Carteiro/SD, Ricardo Daneluz/PDT, Gladis Frizzo/PMDB e Renato Nunes/PR.

Leia mais...
Ir para o topo