Confira as notícias Institucionais da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul



Legislativo homenageia João Ruaro Filho in memorian com o Prêmio Caxias do Sul

07/12/2018 - 16:16

A honraria será entregue nesta segunda-feira, em solenidade às 19h, com exibição de filme

O Legislativo caxiense irá homenagear, na noite da próxima segunda-feira (10/12), o ex-vereador João Ruaro Filho, já falecido, com o Prêmio Caxias do Sul. A honraria será entregue aos familiares durante solenidade, às 19h, no plenário da Casa, por indicação da vereadora Denise Pessôa/PT, que preside a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança.

Leia mais...

Motoristas apresentam aplicativo de exclusividade feminina a vereadoras da Câmara

06/12/2018 - 20:00

O grupo se reuniu com as parlamentares da Subcomissão Permanente pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Um grupo de motoristas de aplicativos se reuniu com as vereadoras Denise Pessôa/PT, Gladis Frizzo/MDB e Paula Ioris/PSDB, na tarde desta quinta-feira (06/12), na sala das comissões da Câmara Municipal de Caxias do Sul. O momento foi planejado pela Subcomissão Permanente pelo Fim da Violência contra as Mulheres, da qual o vereador Rafael Bueno/PDT também faz parte.

Leia mais...

Vereadores aprovam o projeto da lei orçamentária anual de 2019

06/12/2018 - 19:47

Para o ano que vem, estão previstos R$ 2,055 bilhões para os órgãos do poder público municipal

O projeto da lei orçamentária anual (LOA) de 2019, enumerado como 155/2018, foi aprovado por unanimidade, na sessão ordinária desta quinta-feira (06/12). A matéria é de autoria do Executivo Municipal. Para o exercício econômico-financeiro do ano que vem, aos órgãos do poder público local, está prevista uma receita consolidada no valor de R$ 2.055.545.939,93 (dois bilhões, cinquenta e cinco milhões, quinhentos e quarenta e cinco mil, novecentos e trinta e nove reais e noventa e três centavos). O texto seguirá para a sanção do prefeito.

Leia mais...

Criação da Política de Incentivo à Prática de Esportes para Idosos vai à sanção do prefeito

06/12/2018 - 19:24

A matéria é de autoria do vereador Felipe Gremelmaier e pretende melhorar a qualidade de vida

A criação da Política de Incentivo à Prática de Esportes para Idosos foi aprovada por unanimidade, na sessão ordinária desta quinta-feira (06/12). De autoria do vereador Felipe Gremelmaier/MDB, a medida consta do projeto de lei 66/2018. O parlamentar quer desenvolver ações, programas e atividades voltadas para o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos idosos, em consonância com as diretrizes da Política Nacional do Idoso. O texto seguirá para a sanção do prefeito municipal. É considerada idosa toda pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.

Leia mais...

Aprovada a garantia de reparos nos passeios públicos após manutenção em postes

06/12/2018 - 19:08

A proposta da vereadora Gladis Frizzo envolve serviços de energia elétrica e telecomunicações

Obrigar reparos nos passeios públicos, nas drenagens pluviais e nas canalizações de esgoto, quando for necessário, por empresas concessionárias de serviços de energia elétrica e telecomunicações, é o objetivo do projeto de lei complementar 32/2017, assinado pela vereadora Gladis Frizzo/MDB e aprovado por unanimidade, na sessão ordinária desta quinta-feira (06/12). A medida envolve a manutenção ou a substituição de postes. A matéria, que promove alterações no Código de Posturas do Município (lei complementar 377/2010), seguirá para a sanção do prefeito.

Leia mais...

Proposta sugere que Fundo Municipal de Segurança Alimentar fique ligado à pasta da Agricultura

06/12/2018 - 17:50

A matéria é de autoria do poder Executivo caxiense e passou em primeira discussão na plenária legislativa desta quinta-feira (06/12).

Uma proposta do poder Executivo de Caxias do Sul que atribui o gerenciamento do Fundo Municipal de Segurança Alimentar à Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) passou em primeira discussão na sessão ordinária desta quinta-feira (06/12). O texto (projeto de lei/PL 158/2018), que dá nova redação ao parágrafo único do artigo 15 e ao artigo 18, da Lei 7.421/2012, retornará ao plenário para votação final. A proposta é assinada pelo prefeito Daniel Guerra/PRB.

Leia mais...

Está em análise proposta para tornar o Jogo de Bocha o esporte oficial do município

06/12/2018 - 17:36

O projeto de lei entrou em primeira discussão, durante a sessão ordinária desta quinta-feira

Instituir o jogo de bocha como esporte oficial de Caxias do Sul é a intenção do projeto de lei (PL) 121/2018. De autoria do vereador Renato Nunes/PR, a proposta esteve em primeira discussão, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (06/12), e deve voltar ao plenário para votação.

Leia mais...

Gladis Frizzo reitera função comunitária do Clube de Mães Santa Rita de Cássia

06/12/2018 - 17:03

A vereadora relatou novamente situação enfrentada pela entidade, no Bairro Desvio Rizzo

A situação enfrentada, desde o mês de agosto, pelo Clube de Mães Santa Rita de Cássia, no Bairro Desvio Rizzo, voltou a ser lembrada no plenário caxiense. A medida trata do pedido de desocupação do prédio, por parte do Executivo, onde funciona o órgão comunitário. Na sessão ordinária desta quinta-feira (06/12), a vereadora Gladis Frizzo/MDB tratou de uma reunião com a Secretaria Municipal da Educação.

Leia mais...

Frente Parlamentar do Autódromo busca apoio do Poder Executivo

06/12/2018 - 16:45

Grupo busca estabelecer uma parceria público-privada para realizar o empreendimento

A Frente Parlamentar para discutir a implantação de um Autódromo, em Caxias do Sul, se reuniu na quarta-feira (05/12), para pedir o apoio do Executivo no andamento do projeto. A reunião ocorreu no gabinete do vereador Wagner Petrini/PSB e contou com a presença do presidente do grupo, Arlindo Bandeira/PP, do secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Emílio Andreazza e do empresário, Adão de Araújo. Esse último é proprietário das terras onde a Frente  busca estabelecer uma parceria público-privada para realizar o empreendimento.

Leia mais...

Alunos da Escola Municipal Dezenove de Abril visitam o Legislativo caxiense

06/12/2018 - 16:35

Turma conheceu a estrutura da Câmara nesta quinta-feira

Um grupo de 39 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dezenove de Abril, localizada no bairro Cidade Industrial, região de São Giácomo, visitou o Parlamento caxiense, na tarde desta quinta-feira (06/12). A turma de estudantes do 4º ano conheceu o plenário Deputado Nadyr Rossetti, os setores administrativos, os gabinetes dos vereadores e o Espaço Cultural Mário Crosa.

Leia mais...

Projeto tenta pôr a segurança alimentar como atribuição da Secretaria da Agricultura

06/12/2018 - 16:05

A matéria é de autoria do Executivo e mexe na estrutura administrativa e funcionamento do poder

Pôr a segurança alimentar como atribuição da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é o objetivo do projeto de lei complementar 22/2018, de autoria da Prefeitura e discutido na sessão ordinária desta quinta-feira (06/12). A matéria mexe no inciso I do artigo 56 da lei complementar 321/2018, que dispõe sobre a estrutura administrativa e o funcionamento do Poder Executivo Municipal de Caxias do Sul. A intenção da proposta, por meio da sua justificativa, é facilitar o desenvolvimento de atribuições e atividades relacionadas ao tema. O texto retornará à pauta, para segunda discussão e votação.

Leia mais...

Conselho de Política Cultural manifesta gratidão ao Legislativo por apoio ao setor

06/12/2018 - 15:37

Presidente do colegiado, Cecília Pozza ressaltou o diálogo durante as discussões sobre a legislação do Financiarte

A presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Maria Cecília Pozza, foi à tribuna do Legislativo caxiense, no início da sessão ordinária desta quinta-feira (06/12), para agradecer pelo apoio da maioria dos vereadores ao setor. Em espaço, cedido por meio de acordo de lideranças das bancadas partidárias da Casa, ela ressaltou o diálogo contínuo que tiveram com os parlamentares, durante as discussões sobre mudanças na legislação do Financiamento da Arte e Cultura Caxiense (Financiarte).

Leia mais...

Festa de São Cristóvão pode ser incluída no Calendário de Eventos do município

06/12/2018 - 14:38

De autoria do vereador Wagner Petrini/PSB, proposta foi apresentada na sessão ordinária de hoje

Os parlamentares caxienses discutiram, nesta quinta-feira (06/12), o projeto de lei 109/2018, que prevê a inclusão da Festa de São Cristóvão, realizada na Paróquia São José do bairro Desvio Rizzo, nas comemorações do Calendário Oficial de Eventos de Caxias do Sul. A matéria é de autoria do vereador Wagner Petrini/PSB.

Leia mais...

Aprovado projeto que busca instituir política de incentivo à produção de suco de uva em Caxias

06/12/2018 - 14:01

Proposição assinada pelo parlamentar Gustavo Toigo/PDT recebeu o voto unânime do plenário e, agora, precisa da sanção do Executivo para entrar em vigor

Os vereadores de Caxias do Sul aprovaram, por unanimidade, nesta quinta-feira (06/12), a proposta de implantar na cidade a política de incentivo ao desenvolvimento da produção de suco de uva (Pró-Suco). Protocolado pelo vereador Gustavo Toigo/PDT, para virar lei, o texto (projeto de lei/PL 141/2017) necessita, agora, da sanção do Executivo. A criação do Circuito Caxiense do Suco de Uva também é propósito da matéria, que se divide em capítulo 1 e 2, e contém emendas supressiva (ES1) e modificativa (EM1). Essas emendas, que também foram acolhidas, se voltam à retirada de trechos do texto original para evitar inconstitucionalidade.

Leia mais...

Declarações de Líder - 06/12/2018 - 256ª Sessão Ordinária

06/12/2018 - 13:45

Os vereadores Gladis Frizzo/MDB, Adiló Didomenico/PTB, Paula Ioris/PSDB, Arlindo Bandeira/PP, Wagner Petrini/PSB, Rafael Bueno/PDT, Renato Nunes/PR e Renato Oliveira/PCdoB utilizaram do espaço de declaração de líder

Na Sessão Ordinária desta quinta-feira (06/12), os vereadores Gladis Frizzo/MDB, Adiló Didomenico/PTB, Paula Ioris/PSDB, Arlindo Bandeira/PP, Wagner Petrini/PSB, Rafael Bueno/PDT, Renato Nunes/PR e Renato Oliveira/PCdoB utilizaram do espaço de declaração de líder

Leia mais...

Arlindo Bandeira presta contas à população sobre trabalho realizado em 2018

06/12/2018 - 13:32

O vereador também manifestou intenção de continuar suas ações, com a mesma postura, no ano seguinte

Prestar contas para a população sobre sua atividade como parlamentar, no período deste ano, foi a intenção do vereador Arlindo Bandeira/PP, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (06/12). Um resgate sobre propostas e indicações encaminhadas ao Executivo foi apresentado, além das intenções para o ano seguinte.

Leia mais...

Câmara Encanta emociona vereadores e comunidade caxiense

06/12/2018 - 12:43

Ação de Natal contou com a presença de coral e grupo de cantores de projetos socioassistenciais

O Legislativo caxiense amanheceu diferente, nesta quinta-feira (06/12). Crianças e adolescentes do Coral Nossa Senhora de Fátima, do bairro Euzébio Beltrão de Queiróz, e do Grupo de Cantores do Centro Educativo Murialdo (CEM) abrilhantaram a 7ª edição do Câmara Encanta. A atividade iniciou na porta de acesso do prédio, com a recepção dos servidores e da comunidade que esteve no Parlamento.

Leia mais...

Imagens da 256ª Sessão Ordinária - XVII Legislatura

06/12/2018 - 10:54

São fotografias da plenária desta quinta-feira, conduzida pelo presidente Alberto Meneguzzi/PSB

Confira as fotos da 256ª Sessão Ordinária - XVII Legislatura. São imagens da plenária desta quinta-feira (06/12), conduzida pelo presidente Alberto Meneguzzi/PSB.

Leia mais...

Adiló Didomenico demonstra preocupação com agrupamento da RGE Sul e RGE

05/12/2018 - 17:46

A situação resultará na saída da sede administrativa de Caxias do Sul

Lamentar a saída da administração da empresa Rio Grande Energia (RGE) de Caxias do Sul e dar outras providências foram as intenções do vereador Adiló Didomenico/PTB, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (05/12). O parlamentar informou que o setor administrativo vai ser transferido para o município de São Leopoldo, a partir do agrupamento da RGE Sul e da RGE.

Leia mais...

Denise Pessôa lamenta decisão de extinção do Ministério do Trabalho e Emprego

05/12/2018 - 17:31

A afirmação foi feita pelo futuro ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, na última segunda-feira

A extinção do Ministério do Trabalho e Emprego, informada na última segunda-feira pelo futuro ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, foi motivo para lástimas da vereadora Denise Pessôa/PT, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (05/12). A parlamentar fez um resgate sobre a relevância do órgão, para a garantia de direito dos trabalhadores brasileiros.

Leia mais...
Ir para o topo