Parlamentar apresentou sugestões para o fomento da atividade turística no município
O convite para que a comunidade se mobilize contra o alto preço dos combustíveis foi endossado por Ricardo Daneluz/PDT na sessão ordinária desta quinta-feira (19/04). O parlamentar divulgou um protesto contra o valor da gasolina e derivados, marcado para o próximo sábado (21/04), às 8h, no Monumento ao Imigrante.
A pedido da prefeitura municipal de Caxias do Sul, o projeto de mudança foi apreciado em regime de urgência em sessões extraordinárias nesta quinta-feira
O plenário caxiense, por maioria (19X1), aprovou uma alteração na lei que autorizou o Executivo a suplementar verba à Festa Nacional da Uva, Turismo e Empreendimentos S/A, no valor de R$ 1,5 milhão. A pedido da prefeitura municipal de Caxias do Sul, o projeto de mudança foi apreciado em regime de urgência em três sessões extraordinárias, nesta quinta-feira (19/04). Para entrar em vigor, a modificação precisa da sanção do Executivo.
No Grande Expediente, também falou sobre a atuação democrática dos vereadores e do público
O vereador Alberto Meneguzzi/PSB foi à tribuna da Câmara Municipal, na sessão ordinária desta quinta-feira (19/04), para enaltecer o trabalho dos servidores do Legislativo no andamento do processo de que apurou denúncias contra o prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra. Acolhido pelos parlamentares para aprofundamento de investigação em 12 de dezembro de 2017, o documento externo 728/2017 foi arquivado, depois de ser rejeitado na sessão extraordinária realizada na última segunda-feira (16/04).
São fotografias da plenária desta quinta-feira (19/04), conduzida pelo presidente Alberto Meneguzzi/PSB
Confira as fotos da 161ª Sessão Ordinária - XVII Legislatura. São imagens da plenária desta quinta-feira (19/04), conduzida pelo presidente Alberto Meneguzzi/PSB.
Honraria foi conferida pelos inúmeros trabalhos pastorais realizados pelo sacerdote, na cidade
Em sessão solene, na noite desta quarta-feira (18/04), que reuniu mais de 200 pessoas, entre elas, diversos sacerdotes, o padre Gilnei Fronza recebeu o título de Cidadão Caxiense. A honraria foi concedida por meio do Decreto Legislativo 381/A, tendo como proponente principal, a vereadora Gladis Frizzo/PMDB e como signatários, Denise Pessôa/PT, Elói Frizzo/PSB, Felipe Gremelmaier/PMDB, Flavio Cassina/PTB, Paulo Périco/PMDB e Renato Oliveira/PCdoB.
Elas foram solicitadas pelo poder Executivo ao presidente da Casa, vereador Alberto Meneguzzi/PSB
Três sessões extraordinárias ocorrem no Legislativo caxiense, na manhã desta quinta-feira (19/04). Solicitadas pelo poder Executivo ao presidente da Casa, vereador Alberto Meneguzzi/PSB, elas vão ocorrer durante a sessão ordinária, que se inicia às 8h30min, no plenário (Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição), e também pode ser acompanhada pela TV Câmara Caxias (Canal 16 da NET) ou pelo facebook.
Documento, já encaminhado pelo MEC ao Conselho Nacional da Educação, prevê norte ao currículo do Ensino Médio
O vereador Rafael Bueno/PDT criticou, na plenária desta quarta-feira (18/04), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) voltada ao Ensino Médio, que visa estabelecer os conhecimentos e habilidades necessárias para a aprendizagem dos estudantes brasileiros e que foi entregue recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) ao Conselho Nacional de Educação, que deverá promover audiências públicas pelo Brasil para apreciação do conteúdo.
Outros temas abordados pelos vereadores que pediram declaração de lideranças foram trânsito, turismo e cultura
O Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado hoje (18/04), e a carência de verbas na saúde marcaram manifestação de lideranças, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (18/04). Outros temas abordados pelos vereadores que pediram declaração de líder foram trânsito, manutenção de ruas, turismo e cultura.
Promovida pelo Brechó ChiCão, Zoom Pet e Go Image, a mostra incentiva a adoção de cães
O Espaço Cultural Mário Crosa, no saguão da Câmara Municipal de Caxias do Sul, sedia até o dia 30 de abril, a exposição “Leve AMOR para sua casa. Adote!” A iniciativa é do Brechó ChiCão, em parceria com estúdio fotográfico Zoom Pet e a Go Image. O objetivo da ação é dar visibilidade e maior oportunidade de adoção aos cães de rua, abandonados, ou ainda em lares temporários.
Entre outras situações, encontro tratou da descaracterização bacia do Samuara
A Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH) realizou, na noite desta terça-feira (17/04), a última reunião pública de discussão da revisão do Plano Diretor. O encontro, realizado no salão paroquial do Desvio Rizzo, contou com a presença de aproximadamente 60 moradores do bairro e das localidades da região administrativa local. Na ocasião, o presidente do grupo parlamentar, vereador Elói Frizzo/PSB, fez a exposição das alterações propostas pelo Executivo municipal.
Parlamentar ressaltou a falta de incentivo do município para os eventos na cidade e sua pouca participação em ações que fomentem o turismo local
O vereador Adiló Didomenico/PTB se pronunciou com ênfase no turismo, durante sessão ordinária desta quarta-feira (18/04), na Câmara Municipal. Didomenico iniciou repreendendo o sorteio de ingressos para o filme “Nada a Perder – Contra Tudo. Por Todos”, cinebiografia do bispo Edir Macedo, que teria sido divulgado pela intranet da prefeitura municipal de Caxias.
Vereador ressaltou a relevância do nome da cidade circular pelo país por meio do Caxias do Sul Basquete
A divulgação do nome da cidade por meio de iniciativas esportivas foi tema do pronunciamento do vereador Felipe Gremelmaier/PMDB, na sessão ordinária desta quarta-feira (18/04), na Câmara Municipal. Gremelmaier retomou a trajetória do Caxias do Sul Basquete, que disputa o seu terceiro NBB. “Nós temos, na categoria de base, 98 atletas trabalhando competições nacionais, já se preparando para chegar na equipe principal do time”, contabilizou.
São fotografias da plenária desta quarta-feira (18/04), conduzida pelo presidente Alberto Meneguzzi/PSB
Confira as fotos da 160ª Sessão Ordinária - XVII Legislatura. São imagens da plenária desta quarta-feira (18/04), conduzida pelo presidente Alberto Meneguzzi/PSB.
Iniciativa prevê a punição financeira de pessoas flagradas cometendo o ato
O parlamentar Renato Nunes/PR anunciou, durante a sessão desta quarta-feira (18/04), que protocolará, nos próximos dias, Projeto de Lei (PL) que prevê multa de aproximadamente R$ 2 mil às pessoas que forem flagradas abandonando animais no município. O republicano sensibilizou o plenário ao exibir vídeos de cães sendo abandonados em rodovias por seus tutores e discorreu sobre a Declaração Universal dos Direitos dos Animais.
O parlamentar protocolou proposta que busca valorizar os profissionais do setor e estimular o turismo
Valorizar a culinária e contribuir para ampliar os horizontes do turismo na cidade são alguns dos propósitos que o vereador Gustavo Toigo/PDT apresentou, na plenária desta quarta-feira (18/04), ao defender a criação da Semana Municipal da Gastronomia em Caxias do Sul. “A gastronomia é nosso cartão de visita e Caxias já está merecendo uma semana municipal (sobre esse tema), para ajudarmos a incrementar a economia e atrair turistas”, argumentou o parlamentar, que foi à tribuna vestido de chef, em homenagem aos profissionais do setor e também porque tem apreço por cozinhar.
O vereador que primeiro pediu declaração de líder foi Renato Oliveira/PCdoB, que está preocupado com o Sistema Único de Saúde
Os vereadores que pediram para se manifestar em declaração de líder, na plenária desta terça-feira (17/04), debateram sobre saúde, manutenção da cidade e rejeição do pedido de impeachment do prefeito Daniel Guerra/PRB. O vereador que primeiro pediu a palavra foi Renato Oliveira/PCdoB. Ele está preocupado com o Sistema Único de Saúde (SUS).
A matéria do vereador Flavio Cassina envolve IPTU, ITBI e ISSQN, e havia sido aprovada por unanimidade em 6 de fevereiro
Por maioria (17/02), na sessão ordinária desta terça-feira (17/04), foi derrubado veto do Executivo ao substitutivo 1/2017 do projeto de lei 58/2016, por meio do qual o vereador Flavio Cassina/PTB busca que o município conceda incentivos fiscais a empresas que se estabelecerem, ampliarem a sua capacidade produtiva ou desenvolverem projetos, em Caxias do Sul. A medida vale para iniciativas tecnológicas e inovação, entre outros segmentos.
Sessão Solene será realizada a partir das 19h, na Câmara Municipal
O padre Gilnei Fronza receberá o título de Cidadão Caxiense, nesta quarta-feira (18/04), às 19h, no plenário da Câmara Municipal. A concessão da honraria foi sugerida por meio do projeto de decreto legislativo (PDL) 4/2018, aprovado por unanimidade, na plenária do dia 03 de abril. Gilnei nasceu em Bento Gonçalves, em 13 de fevereiro de 1963. Filho do caldeirista Avelino Fronza e da dona de casa Gemma Piva Fronza, ele ingressou no Seminário Nossa Senhora Aparecida aos 14 anos. Mais tarde, formou-se em Filosofia, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), e em Teologia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Ideia em análise no Legislativo é que construtoras providenciem o cultivo na cidade
Os parlamentares caxienses iniciaram, nesta terça-feira (17/04), a discussão do projeto de lei (PL) 119/2017. O texto prevê a obrigatoriedade das construtoras e incorporadoras de imóveis residenciais a plantarem muda de árvore nativa para cada unidade habitacional construída no município.
Em relação à proposta de sua autoria, o vereador ressaltou que deve acatar o veto do Executivo para realizar estudo mais aprofundado
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (17/04), o vereador Gustavo Toigo/PDT tratou no espaço do Grande Expediente sobre o veto do Executivo a um projeto de sua autoria denominado PAPAHIC. A proposta vetada possibilitaria que a adoção de projetos para a preservação do patrimônio histórico fosse feita por pessoas físicas ou jurídicas. O parlamentar destacou que a justificativa do Executivo para o veto é embasada no vício de iniciativa e poderia ter sido mais elaborada.