Confira as notícias da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

TV Câmara faz nesta segunda-feira debate de 2º turno com os candidatos a prefeito
22/11/2020 - 16:48
O evento começa às 20h45, direto do plenário e com transmissão ao vivo pelo canal 16 da NET e pelas redes sociais
Às 20h45 desta segunda-feira (23/11), no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul, acontece o decisivo debate com os dois candidatos a prefeito da cidade, que disputam o 2º turno das eleições 2020. Adiló Didomenico (coligação Levanta Caxias) e Pepe Vargas (coligação Caxias Pra Frente) confirmaram presenças. O desafio de ideias terá transmissão ao vivo, pela TV Câmara Caxias (canal 16 da NET) e pelas redes sociais do Legislativo caxiense (Facebook e YouTube). A mediação dos trabalhos caberá ao jornalista Fábio Rausch, servidor público da Casa. A equipe da Assessoria de Comunicação institucional garantirá cobertura multimídia, entre site, TV e redes sociais. Profissionais de imprensa, previamente cadastrados, acompanharão as atividades em sala anexa ao plenário.
Leia mais...
Frente Parlamentar realiza visita aos Conselhos Tutelares em Caxias do Sul
20/11/2020 - 19:47
A atividade aconteceu na tarde desta sexta-feira
Na tarde desta sexta-feira (20/11), a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente se reuniu com conselheiros tutelares em Caxias do Sul. Na ocasião, visitaram setores e conheceram melhor a estrutura utilizada pelos representantes dos Conselhos Norte e Sul, além de ouvirem demandas e situações no que tange às atividades locais.
Leia mais...
Alberto Meneguzzi pede urgência para a votação da Lei Antinepotismo ainda este ano
20/11/2020 - 09:50
A matéria tramita há nove meses no Legislativo e poderá ser arquivada tendo em vista o final da legislatura
O principal articulador e um dos 22 autores do projeto da Lei Antinepotismo, vereador Alberto Meneguzzi/PSB, voltou a pedir urgência na votação da matéria. Na sessão desta quinta-feira (19/11), ele ressaltou a morosidade na tramitação do projeto, no aguardo de pareceres do Executivo e Legislativo desde o início de 2020. O objetivo é proibir a nomeação de parentes até o terceiro grau, como cargos em comissão (CCs) na Prefeitura e Câmara de Vereadores.
Leia mais...
Meneguzzi encaminhará denúncia de suposta irregularidade em processo de licença-prêmio ao MP e TCE
20/11/2020 - 09:44
Parlamentar solicitou abertura de sindicância, mas o pedido foi negado pela presidência do Legislativo
O segundo-secretário da Mesa Diretora do Legislativo de Caxias do Sul, vereador Alberto Meneguzzi/PSB, se manifestou, na sessão desta quinta-feira (19/11), sobre suposta irregularidade em um processo administrativo de concessão de Licença-Prêmio para um servidor do quadro efetivo da Casa. O parlamentar explicou que, na reunião da Mesa, no dia 22 de setembro deste ano, o presidente, Ricardo Daneluz Neto/PDT, informou que havia indeferido vários pedidos, tendo em vista a crise financeira gerada pela pandemia do Coronavírus.
Leia mais...
Aprovada emenda de Toigo e Uez para criar Programa de Apoio ao Jovem Agricultor
19/11/2020 - 12:04
Emenda aditiva ao Projeto de Lei n° 80/2020 foi aprovada por unanimidade
Na sessão ordinária desta quinta-feira (19/11), os vereadores aprovaram por unanimidade a emenda aditiva de autoria de Gustavo Toigo/ PDT e Velocino Uez/ PTB, que cria o Programa de Apoio ao Jovem Agricultor.
Leia mais...
Sala das Comissões da Câmara é batizada com o nome de Adelar Bertussi
19/11/2020 - 11:32
Ex-presidente da Câmara e músico caxiense foi homenageado pelo Legislativo
O nome do ex-vereador Adelar Bertussi ficará imortalizado na Sala de Comissões do 2º andar do prédio do Legislativo Caxiense. A cerimônia de descerramento da placa ocorreu na manhã desta quinta-feira (19/11) e contou a presença de Gilney Bertussi, filho do músico.
Leia mais...
Rejeitado requerimento que solicitava baixa de projeto que atualiza Sistema de Transporte Coletivo
19/11/2020 - 11:26
Projeto de lei complementar seguirá em tramitação na Câmara Municipal
Após ampla discussão entre os parlamentares na sessão de hoje (19/11), o requerimento 50/2020, de autoria do vereador Chico Guerra/Republicanos, foi rejeitado por maioria (17x05).
Leia mais...
Câmara Municipal lamenta a morte do ex-vereador-presidente Aurélio Barp
18/11/2020 - 20:27
Falecido nesta quarta-feira, ele presidiu o Legislativo caxiense em 1967, na V Legislatura
A Câmara Municipal de Caxias do Sul lamenta a morte do ex-vereador presidente da Casa Aurélio Barp, aos 86 anos, nesta quarta-feira (18/11). Vereador da V Legislatura (1964-1968), pelo PDC, ele presidiu a Casa em 1967. O corpo está sendo velado no Memorial São José. Às 11h30 de amanhã, no mesmo local, ele será cremado. Entre outras atividades, Barp também presidiu o Conselho Deliberativo do Recreio da Juventude (1967 a 1969) e o Conselho Deliberativo da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), na década de 1980.
Leia mais...
Projeto da lei orçamentária anual de 2021 recebe emenda favorável ao Financiarte
18/11/2020 - 19:59
Em audiência pública da Câmara, o vereador Paulo Périco sugeriu retirar R$ 100 mil da publicidade oficial e destinar à cultura
Emenda favorável ao Financiamento da Arte e Cultura Caxiense (FINANCIARTE) foi apresentada em audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização, Controle Orçamentário e Turismo, realizada nesta quarta-feira (18/11), na sala das comissões da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Assinada pelo vereador Paulo Périco/MDB, a proposta busca retirar R$ 100 mil da publicidade oficial da Prefeitura, destinando a verba ao custeio de projetos culturais, dentro do projeto de lei 124/2020, que indica a lei orçamentária anual (LOA) de 2021. A apresentação da peça da LOA, pelo Executivo, que assinada a matéria, aconteceu na reunião de hoje, sob a condução do vereador Gustavo Toigo/PDT, presidente do grupo parlamentar.
Leia mais...
Legislativo vai realizar debate com candidatos a prefeito no 2° turno
18/11/2020 - 13:38
Adiló Didomenico e Pepe Vargas confirmaram presença no evento
Na próxima segunda-feira, 23 de novembro, a Câmara Municipal promove debate entre Adiló Didomenico (coligação Levanta Caxias) e Pepe Vargas (coligação Caxias Pra Frente), candidatos a prefeito de Caxias do Sul no 2° turno das Eleições 2020. O encontro, com previsão de início para às 20h45min, ocorrerá no Plenário Nadyr Rossetti e terá transmissão, ao vivo, da TV Câmara (canal 16 da Net), além da página do Facebook e canal do Youtube da Casa. A cobertura inicia uma hora antes com entrevistas com os postulantes ao Executivo e seus candidatos a vice-prefeito. A mediação será do jornalista e servidor público Fábio Rausch.
Leia mais...
Adriano Bressan recebe visita de Secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo do RS
18/11/2020 - 11:40
Encontro aconteceu na segunda-feira (16/11)
Nesta segunda-feira (16/11), o vereador Adriano Bressan/PTB recebeu a visita do Secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo do estado do Rio Grande do Sul, Rodrigo Lorenzoni.
Leia mais...
Legislativo caxiense recebe do Executivo oito projetos nesta terça-feira
17/11/2020
As matérias já começaram a tramitar pelas comissões da Casa
O presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, vereador Ricardo Daneluz, recebeu, nesta terça-feira (17/11), a visita do vice-prefeito Edio Elói Frizzo e de membros do secretariado. Na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi, a comitiva apresentou oito projetos, os quais já começaram a tramitar pelas comissões da Casa. Entre as matérias, estão a criação do Fundo Especial do Esporte e Lazer e a substituição do Conselho Municipal de Trânsito e Transportes pelo Conselho Municipal de Mobilidade. Outra matéria institui, excepcionalmente, o repasse de uma parcela de recursos às escolas da rede pública de ensino, para custeio de despesas. Diversos vereadores prestigiaram o ato.
Leia mais...
Utilidade Pública ao Grêmio Esportivo Cruzeiro do Sul depende de sanção do prefeito
17/11/2020 - 18:19
Vereador Gustavo Toigo assina o projeto, que foi acolhido pelos parlamentares
A declaração de utilidade pública para o clube Grêmio Esportivo Cruzeiro do Sul (Calhambeque) depende de sanção do prefeito Flavio Cassina. O projeto 82/2020, de autoria do vereador Gustavo Toigo/PDT, foi aprovado na sessão ordinária desta terça-feira (17/11). O título consiste em exigência legal, para a agremiação poder participar de inúmeros projetos, com parcerias de órgãos públicos municipais, institutos e fundações.
Leia mais...
Empresa Granberg Alimentos receberá homenagem da Câmara pelos seus 10 anos
17/11/2020 - 18:01
Especialista em produtos suínos, a instituição tem sede em São João da 4º Légua
Homenagear a empresa Granberg Alimentos pelos seus 10 anos de história é o objetivo do requerimento 49/2020, de autoria coletiva, que foi aprovado por unanimidade, na sessão ordinária de hoje (17/11). A homenagem está prevista para acontecer em sessão solene, no dia 8 de dezembro, na Câmara Municipal.
Leia mais...
Velocino Uez agradece aos eleitores por sua recondução ao Parlamento caxiense
17/11/2020 - 16:42
O vereador enalteceu familiares e comunidade caxiense pela confiança
Reeleito para o segundo mandato, com 3.753 votos, o vereador Velocino Uez/PTB ocupou a tribuna na sessão ordinária desta terça-feira (17/11), para agradecer aos eleitores que foram às urnas no último domingo, dia 15 de novembro, e o escolheram como opção de voto. O parlamentar defendeu que continuará lutando por diversas frentes, principalmente pelos agricultores e moradores do Interior de Caxias do Sul.
Leia mais...
Denise Pessôa repercute resultado do pleito eleitoral e agradece por reeleição
17/11/2020 - 16:09
Vereadora petista foi eleita para o quarto mandato parlamentar com grande votação
O resultado do primeiro turno das eleições municipais pautou o grande expediente da vereadora Denise Pessôa/PT, na sessão ordinária desta terça-feira (17/11). Ela foi eleita para o quarto mandato parlamentar, com 5.117 votos, segunda maior votação do pleito, entre homens e mulheres.
Leia mais...
Projeto que reconhece Orquestra de Sopros como patrimônio cultural de Caxias recebe parecer de constitucionalidade
13/11/2020 - 11:36
Matéria de autoria de Alberto Meneguzzi tramita há nove meses e poderá entrar em pauta de votação na próxima semana
O projeto de lei que visa reconhecer a Orquestra Municipal de Sopros como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município recebeu, esta semana, o parecer pela legalidade, por parte da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação (CCJL) do Legislativo de Caxias do Sul. A matéria é de autoria do vereador Alberto Meneguzzi/PSB. Ela foi protocolada em fevereiro deste ano. A demora pela tramitação ocorreu pelo tempo que o Executivo levou para emitir parecer sobre a proposta. Foram quatro meses aguardando a apreciação pela Secretaria Municipal de Cultura.
Leia mais...
Toigo apresenta projeto de requalificação de Forqueta
13/11/2020 - 09:48
Proposta vai incentivar proteção ao patrimônio cultural, histórico e natural, resgatar tradições e gastronomia, estimular o turismo e melhorar espaços de convivência e circulação
O vereador Gustavo Toigo/PDT protocolou, nesta terça-feira, (10/11), Projeto de Lei que Institui o Programa de Requalificação do Distrito de Forqueta. A proposta é preservar, ocupar e revitalizar o centro de Forqueta, por meio da valorização de edificações históricas, resgate da gastronomia, espaços para pedestres e estímulo à vocação turística local, entre outras ações. O texto teve contribuição fundamental da Universidade de Caxias do Sul (UCS), através do trabalho “Forqueta: a memória dos esquecidos”, elaborado por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo.
Leia mais...
Beltrão exige recontratação de merendeiras em escolas da rede municipal
12/11/2020 - 13:16
São cerca de 160 merendeiras que estão sem emprego desde meados de abril
O vereador Rodrigo Beltrão/PSB usou o espaço da declaração de líder na sessão ordinária desta quinta-feira (12/11) para denunciar a complicada situação de cerca de 160 merendeiras que estão sem emprego após o término do contrato com a empresa responsável pelo gerenciamento dos profissionais, em meados de abril.
Leia mais...
Debatida proposta que declara utilidade pública ao Grêmio Esportivo Cruzeiro do Sul
12/11/2020 - 11:10
De autoria do vereador Gustavo Toigo, a matéria voltará para segunda discussão e votação
O clube Grêmio Esportivo Cruzeiro do Sul (Calhambeque) poderá se tornar de utilidade pública.
Leia mais...
Ir para o topo