Confira as notícias da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul



Toigo recebe visita da presidente do Conselho Municipal do Turismo (Comtur)
25/05/2017 - 17:20
Vereador entregou minuta de projeto de lei que institui o Fundo Municipal do Turismo e convite para workshop sobre turismo
O vereador Gustavo Toigo/ PDT recebeu nesta quinta-feira (25/05) a visita da presidente do Conselho Municipal do Turismo (Comtur), Célia Beatriz Marin, que também integra o Caxias Convention & Visitors Bureau.
Leia mais...
 Velocino e Daneluz visitam Escola Agrícola de Galópolis
25/05/2017 - 17:16
Vereadores falaram da importância da instituição e colocaram Comissão à disposição
Os vereadores Ricardo Daneluz/PDT e Velocino Uez/PDT visitaram a Escola Família Agrícola (EFA) da Serra, em Galópolis, na 3ª légua. A instituição forma filhos de agricultores de 16 municípios, além de Caxias do Sul. Lá estudam 75 alunos, que recebem de 13 professores cursos técnicos agropecuários, concomitantes com o ensino médio.
Leia mais...
Velocino participa do aniversário de Dom Paulo Moretto
25/05/2017 - 16:01
Vereador celebrou 81 anos do Bispo Emérito com o Bispo da Diocese e outros religiosos
Na última segunda-feira (22/05), o vereador Velocino Uez/PDT esteve na comunidade de São José da 4ª Légua, em um encontro com padres e com o Bispo Dom Alessandro Ruffinoni, para comemorar a passagem dos 81 anos do Bispo emérito Dom Paulo Moretto.
Leia mais...
Câmara Municipal instala monitor informativo
25/05/2017 - 15:49
Na recepção, público tem acesso à agenda do Legislativo e campanhas institucionais
Mais um canal informativo está à disposição do público na Câmara Municipal de Caxias do Sul. Na recepção do prédio foi instalado um monitor, com a agenda semanal do Legislativo.
Leia mais...
Discutido projeto que prevê vigilância armada 24 horas em órgãos bancários
25/05/2017 - 14:31
A proposta do vereador Rodrigo Beltrão envolve agências públicas e privadas e cooperativas
Na sessão ordinária desta quinta-feira (25/05), foi discutido o projeto de lei 105/2015, de autoria do vereador Rodrigo Beltrão/PT. A matéria obriga agências bancárias públicas e privadas e as cooperativas de crédito do município de Caxias do Sul a contratarem vigilância armada, diuturnamente, durante as 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados. O texto, que já recebeu substitutivo de Beltrão, para adequações técnicas, voltará à pauta, para segunda discussão e votação.
Leia mais...
Chefe de Gabinete do Prefeito será convocado para falar em sessão ordinária da Câmara
25/05/2017 - 14:22
O requerimento envolve seleção para cargos e foi aprovado na plenária desta quinta-feira
O chefe de Gabinete do Prefeito Municipal, Júlio César Freitas da Rosa, será convocado a prestar informações ao Legislativo caxiense, em sessão ordinária. Na plenária desta quinta-feira (25/05), por unanimidade, foi aprovado o requerimento 96/2017, com essa disposição, assinado pelos vereadores petistas Denise Pessôa e Rodrigo Beltrão e o vereador Renato Oliveira/PCdoB. Conforme o artigo 234 do Regimento Interno da Câmara, Rosa terá o prazo máximo de dez dias, para atender à convocação.
Leia mais...
Sessenta anos de atuação do SIMECS serão homenageados em sessão solene
25/05/2017
Reconhecimento à entidade está agendada para 8 de novembro
O Requerimento 97/2017, que solicita realização de Sessão Solene em homenagem aos 60 anos do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (SIMECS), foi aprovado por unanimidade na sessão desta quinta-feira (25/05). A homenagem está marcada para 8 de novembro deste ano, às 19h, no plenário do Legislativo caxiense.
Leia mais...
Legislativo questiona Segurança sobre cumprimento de lei
25/05/2017 - 13:00
Rafael Bueno tomou iniciativa após não ser atendido por secretário
A Câmara Municipal solicitará à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social informações sobre o cumprimento da Lei Municipal 7.975/2015, que institui o Programa Municipal de Segurança e Proteção (PROMSEP). A solicitação, de autoria do vereador Rafael Bueno/PDT, foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária desta quinta-feira (25/05).
Leia mais...
Cozinhas Comunitárias motivam pedido de informações
25/05/2017 - 12:36
Executivo estaria para encerrar programa que garante milhares de refeições em bairros
Por unanimidade, a Câmara Municipal aprovou na sessão ordinária desta quinta-feira (25/05) pedido de informações ao Executivo sobre o possível fechamento das Cozinhas Comunitárias. O projeto é reconhecido em Caxias do Sul por garantir uma refeição diária a milhares de pessoas.
Leia mais...
Meneguzzi protocola pedido para que Comissão dos Diretores Municipais seja ouvida no Legislativo
25/05/2017
?Reunião da Comissão de Educação está marcada para a próxima quarta-feira, 31 de maio
O vereador Alberto Meneguzzi/PSB, como integrante da Comissão de Educação da Câmara, tem visitado diversas escolas das redes municipal e estadual de ensino, em Caxias. Nesses encontros com as equipes diretivas e pedagógicas das entidades, tem recebido diversas demandas e reclamações do posicionamento da Secretaria Municipal de Educação (Smed) frente aos desafios e dificuldades. Com a intenção de levar o assunto à pauta da Comissão, o parlamentar estabeleceu contato com a presidência da Comissão de Diretores Municipais de Caxias do Sul e propôs a realização de reunião extraordinária do grupo de trabalho.
Leia mais...
Renato Oliveira questiona instalação e o funcionamento da capela mortuária do Bairro Século XX
25/05/2017 - 11:53
O requerimento afirma que o local se encontra aparentemente pronto há cerca de quatro meses
A instalação e o funcionamento da capela mortuária do Bairro Século XX foram alvos de pedido de informações, assinado pelo vereador Renato Oliveira/PCdoB. Por unanimidade, na sessão ordinária desta quinta-feira (25/05), o requerimento 94/2017 teve aprovação. O autor afirmou que o local se encontra aparentemente pronto há cerca de quatro meses. Conforme a Lei Orgânica do Município, o Executivo terá 30 dias para enviar as respostas ao Legislativo.
Leia mais...
Velocino Uez reivindica obra na região de Galópolis
25/05/2017 - 11:44
Parlamentar pede atenção do Executivo sobre abertura de curva aguardada há 20 anos
Em seu pronunciamento no grande expediente desta quinta-feira (25/05), o vereador Velocino Uez/PDT tratou da demora em uma obra reivindicada pela comunidade de Galópolis, 4ª Légua e Alto Galópolis há 20 anos. Trata-se da abertura da Curva do Tchaca, a principal saída de acesso para essas localidades.
Leia mais...
Toigo protocola projeto para tornar música dos Irmãos Bertussi patrimônio cultural de Caxias
25/05/2017 - 11:25
Proposta é conceder o título de Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial à canção Oh, de casa
O vereador Gustavo Toigo/PDT protocola nesta quinta-feira (25/05) um projeto de lei para tornar a música Oh, de casa, dos Irmãos Bertussi, um Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Caxias do Sul. A canção completa 55 anos em 2017 e é uma das mais tocadas em bailes e eventos por todo o Estado.
Leia mais...
Lideranças de bancadas criticam falta de repasse de verbas para a saúde da APAE
25/05/2017 - 11:04
Restrições à atuação da Defesa Civil e da Guarda Municipal também foram lamentadas
A falta do repasse anual, referente a serviços de saúde (fisioterapia e fonoaudiologia), para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Caxias do Sul (APAE), foi alvo de críticas, ao longo de declarações de lideranças das bancadas partidárias da Casa, na sessão ordinária desta quinta-feira (25/05). O vereador Rafael Bueno/PDT questionou o porquê de não prosseguir a quantia de R$ 188 mil a cada ano, da Prefeitura à APAE, como acontecia de 2014 a 2016. O pedetista atentou que a medida envolve 160 crianças com necessidades especiais. A vereadora Gladis Frizzo/PMDB compartilhou da preocupação.
Leia mais...
Gustavo Toigo propõe preservação de Oh! de Casa
25/05/2017 - 10:49
Parlamentar apresenta projeto de lei para canção dos Bertussi virar patrimônio cultural imaterial do município
Tornar a composição “Oh! de Casa”, dos tradicionalistas Irmãos Bertussi, patrimônio cultural imaterial do município de Caxias do Sul. É essa a proposta de projeto de lei anunciado na sessão ordinária desta quinta-feira (25/05) na Câmara Municipal.
Leia mais...
APAE faz apelo ao Executivo por fim do impasse
25/05/2017 - 10:14
Presidente da ONG disse que interrupção no repasse decorre da falta de providências em tempo hábil
Graças a um acordo de líderes, a presidente da APAE de Caxias do Sul, Fátima Randon, participou da Sessão Ordinária desta quinta-feira (25). A voluntária fez apelo ao Prefeito e aos Vereadores para que antes do dia 31 de maio, quando a entidade irá se reunir com as famílias, esteja superado  impasse provocado pela interrupção do repasse de verbas que garantiam a prestação de serviços a mais de 200 crianças especiais e suas famílias.
Leia mais...
Meneguzzi denuncia precariedade e pressões em escolas
24/05/2017 - 16:22
Parlamentar relata insegurança patrimonial e pedagógica na rede municipal
Apoiado em dezenas de visitas que tem efetuado nas escolas da periferia, o vereador Alberto Meneguzzi/PSB denunciou no Grande Expediente desta quarta-feira (22) a situação alarmante da rede de ensino municipal.
Leia mais...
Demora no postão 24 horas e diferentes ações do Executivo norteiam declarações de líderes
24/05/2017 - 15:41
Assuntos foram pautados por sete vereadores, durante a sessão ordinária desta quarta-feira
A lotação excessiva e a demora no atendimento médico do pronto atendimento (PA) 24 horas estiveram na pauta de líderes de bancadas, na sessão ordinária desta quarta-feira (24/05). O vereador Renato Oliveira/PCdoB leu, a partir da tribuna, a mensagem enviada a ele, às 17h de ontem, por uma família que aguardava atendimento no postão desde as 8h40min.
Leia mais...
Sessão terá cinco requerimentos e dois discursos
24/05/2017 - 15:35
Parlamentares também discutirão projeto de lei e apreciarão redação final de projeto de lei complementar
A última sessão ordinária desta semana na Câmara Municipal ocorre às 8h30min desta quinta-feira. Na pauta, discussão única e votação de cinco requerimentos, primeira discussão de um projeto de lei e apreciação de redação final de um projeto de lei complementar. No grande expediente, os pronunciamentos são dos vereadores Edson da Rosa/PMDB e Arlindo Bandeira/PP.
Leia mais...
Gustavo Toigo elogia novo parque da Mecatrônica
24/05/2017 - 15:04
Vereador usou tribuna para explicar evolução do ensino industrial com o Instituto Senai de Tecnologia
A entrega do novo parque do Instituto Senai de Tecnologia em Mecatrônica foi tema do grande expediente do vereador Gustavo Toigo/PDT nesta quarta-feira (24/05). Da tribuna da Câmara Municipal, o parlamentar ressaltou a importância desse complexo para ensino e aprendizado, com reflexos na evolução industrial e na qualidade de vida.
Leia mais...
Ir para o topo