Confira as notícias da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul



Legislativo caxiense celebra os 30 anos da Escola Professora Ilda Clara Sebben Barazzetti
26/04/2017 - 14:27
A instituição atende cerca de 500 alunos, que moram na região do Bairro Santa Fé
Os 30 anos da Escola Municipal Professora Ilda Clara Sebben Barazzetti foram celebrados em homenagem do Legislativo caxiense, realizada no início da sessão ordinária desta quarta-feira (26/04), no plenário da Casa. A instituição atende cerca de 500 alunos, que moram na região do Bairro Santa Fé. Desde 2013, conta com Ensino Fundamental completo, do 1° ao 9° anos. Há, também, turmas de Educação Infantil. O presidente da Câmara, vereador Felipe Gremelmaier, conduziu a cerimônia.
Leia mais...
Rodrigo Beltrão propõe turismo educativo nas escolas
26/04/2017 - 14:24
Parlamentar lança projeto de lei prevendo visitações de alunos
          O vereador Rodrigo Beltrão/PT informou na sessão ordinária desta quarta-feira (26/04) que vai apresentar projeto de lei (PL) para que as escolas de Caxias do Sul mantenham programas de visitação aos pontos turísticos do município, estimulando, assim, o turismo educativo.
Leia mais...
Fiuza alerta sobre automutilação entre jovens
26/04/2017 - 14:07
Vereador do PRB também relatou sobre a importância da água e sua preservação
O Desafio da Baleia Azul, jogo que oferece risco de automutilação e suicídio aos jovens, e a importância da água foram temas do pronunciamento do vereador Elisandro Fiuza/PRB nesta quarta-feira (26/04). O parlamentar ocupou a tribuna no Grande Expediente da Câmara Municipal.
Leia mais...
Rafael Bueno reafirma papel do Legislativo na saúde
26/04/2017 - 13:55
Vereador atualiza informações sobre demanda reprimida na rede
Até a última quarta-feira, 16.348 pessoas aguardavam por consulta na rede municipal de saúde, condição que não pode deixar de ser cobrada pelos vereadores. Este foi o tom do pronunciamento do vereador Rafael Bueno/PDT no Grande Expediente da sessão ordinária desta quarta-feira (26), em desdobramento à sequencia às críticas feitas pela Casa à falta de diálogo que levou ao impasse no atendimento no Sistema Único de Saúde gerenciado pelo município. 
Leia mais...
Toigo discorda do compartilhamento de corredores de ônibus por particulares
26/04/2017 - 13:49
Vereador considera retrocesso beneficiar transporte individual sobre o coletivo
O vereador Gustavo Toigo/PDT ocupou espaço no Grande Expediente da sessão ordinária desta quarta-feira (26) para lamentar a decisão do Executivo de orientar os condutores de veículos particulares a trafegarem no corredor, até então exclusivo para o transporte coletivo, aumentando o risco de acidentes. O parlamentar relatou o esforço feito nos últimos 12 anos para dotar a cidade de um sistema viário adequado, com investimentos permanentes para facilitar a fluidez do transporte coletivo.
Leia mais...
Sinpro/Caxias participa da Tribuna Livre e pede mobilização da comunidade para a greve geral desta sexta-feira
26/04/2017 - 13:29
O coordenador do órgão, José Carlos Monteiro, lamentou possíveis efeitos das reformas previdenciária e trabalhista
O pedido por mobilização da comunidade, para a chamada greve geral da próxima sexta-feira, foi feito no início da sessão ordinária desta quarta-feira (26/04), pelo coordenador do Sindicato dos Professores de Caxias do Sul (Sinpro/Caxias), José Carlos Monteiro. Ele ocupou o espaço da Tribuna Livre, no plenário do Legislativo caxiense. Lamentou prováveis efeitos das reformas previdenciária e trabalhista, se os textos passarem conforme a expectativa dele, no Congresso Nacional.
Leia mais...
Câmara aprova parecer do Tribunal de Contas referente à administração do ex-prefeito Alceu Barbosa Velho
26/04/2017
Parecer é relativo às contas de 2014, quando o vereador Gustavo Toigo/ PDT assumiu a prefeitura em períodos de abril e de junho
A Câmara Municipal aprovou o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul a respeito das contas do governo de Alceu Barbosa Velho/PDT, referentes ao ano de 2014. A votação ocorreu na sessão ordinária de terça-feira, 25 de abril.
Leia mais...
Vereador Rafael Bueno é eleito presidente da Frente Parlamentar A Maesa é Nossa
26/04/2017 - 11:20
A relatoria dos trabalhos ficará a cargo do vereador Adiló Didomenico/PTB
A Frente Parlamentar “A Maesa é Nossa” realizou a primeira reunião de 2017 na última terça-feira (25/04). O primeiro encontro teve como objetivo eleger o presidente e o relator dos trabalhos. Para presidente, por unanimidade, foi escolhido o nome do vereador Rafael Bueno/PDT, e que terá como relator o vereador Adiló Didomenico/PTB.
Leia mais...
Paula Ioris entrega reivindicações do município na área de segurança pública ao comandante-geral da Brigada Militar
26/04/2017 - 11:18
Durante a passagem do Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Serra, vereadora pediu ao coronel Andreis Silvio Dal’Lago a defesa de investimentos para Caxias do Sul junto ao secretário Cezar Schirmer
Durante a solenidade de passagem do Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Serra (CRPO Serra), realizada na manhã desta terça-feira (25) na sede do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), a vereadora Paula Ioris/PSDB, presidente da Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência do Poder Legislativo, aproveitou a oportunidade para entregar uma correspondência ao comandante-geral da Brigada Militar, coronel Andreis Silvio Dal’Lago. No documento, elaborado pela Comissão, constam os pedidos emergenciais de Caxias do Sul já encaminhados durante a vinda do secretário estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer, a cidade.
Leia mais...
Legislativo homenageia 140 anos de Ana Rech
26/04/2017 - 09:20
Sessão Solene resgata história da imigrante que virou símbolo
Por iniciativa do vereador Ricardo Daneluz/PDT e com o apoio de outros parlamentares, o Poder Legislativo de Caxias do Sul realizou terça-feira (25/04) à noite Sessão Solene em homenagem às comemorações dos 140 anos de Ana Maria Pauletti Rech.
Leia mais...
Alunos de educação infantil visitam a Câmara
25/04/2017 - 17:13
Turma da Escola Aracy Maria Casagrande Sehbe conheceu sede parlamentar
A alegria da criançada fez parte da tarde desta terça-feira (25/04) nas galerias e salas da Câmara Municipal.
Leia mais...
Meneguzzi sugere que Procon fiscalize postos de combustíveis
25/04/2017 - 15:22
Parlamentar pede que estabelecimentos anunciem reajustes com antecedência
O vereador Alberto Meneguzzi (PSB) protocolou, na terça-feira 25 de abril, indicação ao Executivo e ao Procon Caxias do Sul para intensificar a fiscalização sobre o preço dos combustíveis praticados nas revendas localizadas no município, bem como a regulamentação dos reajustes nesses estabelecimentos. O parlamentar sugere que os postos exponham o percentual e o valor que será alterado com um mínimo de antecedência.
Leia mais...
Sessão terá discursos, Tribuna Livre e homenagem
25/04/2017 - 15:12
Sinpro e Escola Ilda Clara Sebben Barazzetti serão destaque nesta quarta
A Sessão Ordinária desta quarta-feira (26/04) da Câmara Municipal terá cinco pronunciamentos no Grande Expediente, Tribuna Livre e homenagem.
Leia mais...
Líderes tratam de saúde, segurança, reformas e agricultura
25/04/2017 - 14:25
Bancadas usaram declarações na sessão ordinária desta terça-feira  
As bancadas do PCdoB, PSB, PDT, PSDB e PTB usaram espaço de declaração de líder na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores desta terça-feira (25/04).
Leia mais...
Kiko Girardi defende idoso na questão da gratuidade
25/04/2017 - 13:27
Vereador não quer que sejam tratados como vilões no transporte
O vereador Kiko Girardi/PSD alertou a comunidade para a injustiça a que estão sujeitos os idosos de Caxias do Sul, de serem considerados vilões nos desencontros relativos ao transporte público intermunicipal e urbano. O vereador, que preside a Comissão do Idoso no Poder Legislativo, dedicou sua fala no Grande Expediente da sessão ordinária desta terça-feira (25) à preocupação com tratamento dado ao cidadão de idade em Caxias do Sul.
Leia mais...
Poder Legislativo abre as portas para CDL
25/04/2017 - 13:01
Na sétima edição do Programa Câmara Convida recebe comerciantes lojistas
A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul promoveu nesta segunda-feira (24) mais uma edição do Programa institucional “Câmara Convida” que tem o objetivo de estreitar relacionamentos e a interação com instituições representativas e organizações que atuam ou se relacionam com a comunidade. A comitiva de 30 lojistas, liderados pelo presidente da entidade, Ivonei Pioner, e pelo presidente da CDL Jovem, Lucas Magnani, foram recepcionados pelos vereadores Flávio Cassina/PTB, Paula Ióris/PSDB e Edson da Rosa/PMDB. A delegação conheceu a estrutura física e funcional da Casa e ouviu exposição sobre os compromissos que o Poder Legislativo vem desenvolvendo em favor da população e sua disposição de oportunizar a interação transparente com a sociedade. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Ivonei Pioner, destacou a importância desta relação de diálogo respeitoso estabelecido entre o comércio através da CDL, que representa a iniciativa privada, e a Câmara de Vereadores que representa o Poder Público. Para ele, na medida em que  entidades se dispõe a conhecer os processos e os mecanismos de atuação de cada segmento, fica mais fácil e produtivo o encaminhamento de soluções de interesse coletivo. Esta foi a sétima edição do Programa “Câmara Convida” em 2017. Já foram recebidas delegações representantes dos agricultores,  três turmas de acadêmicos da FSG, grupos de escoteiros, Imprensa  e a CDL, contemplando 265 visitas. A visita da segunda-feira foi concluída com realização de assembleia dos comerciantes no plenário da Câmara de Vereadores.
Leia mais...
Câmara amplia oferta de capacitação aos servidores
25/04/2017 - 12:17
Qualificação e transparência são metas da Legislatura
Sem custos para a Câmara Municipal, o Poder Legislativo de Caxias do Sul tem promovido a oferta de cursos, workshops e palestras para capacitação do seu quadro de servidores. Organizados pela Escola do Legislativo, criada em 2015, os cursos são ministrados por pessoal interno, ou através de parcerias com instituições acadêmicas no formato “in company”. Destinam-se ao pessoal efetivo, assessores e estagiários.
Leia mais...
Beltrão alerta para mais crise na saúde
25/04/2017 - 12:06
Vereador está preocupado também com acesso a medicamentos
Utilizando o Grande Expediente na Sessão Ordinária desta terça-feira (25), o vereador Rodrigo Beltrão/PT abordou as dificuldades enfrentadas pela população que necessita recorrer ao sistema público de saúde em Caxias do Sul. Para ele, o acirramento das relações entre a Administração e os médicos vem comprometendo o atendimento não só em relação às consultas com especialistas como igualmente ao atendimento básico.
Leia mais...
Arquivado projeto que tentava instituir nas escolas rurais do município o programa Jovem Agricultor
25/04/2017 - 11:28
Assinada pelo vereador Edson da Rosa e pelo ex-vereador Raimundo Bampi, a proposta teve parecer de inconstitucionalidade
Terminou arquivado, no Legislativo caxiense, o projeto de lei 122/2015, por meio do qual o vereador Edson da Rosa/PMDB e o ex-vereador Raimundo Bampi tentavam instituir, nas escolas rurais da rede municipal, o programa Jovem Agricultor. Isso porque, por maioria (11 X 10), com o voto de desempate do vereador-presidente Felipe Gremelmaier, foi acatado o parecer de inconstitucionalidade que incidia sobre a matéria.
Leia mais...
Aprovada a reposição inflacionária do primeiro trimestre de 2017 para servidores públicos municipais
25/04/2017 - 10:55
O índice é de 0,36% e vigora a contar de 1º de abril deste ano
A reposição inflacionária do primeiro trimestre de 2017, na ordem de 0,36%, para servidores públicos municipais de Caxias do Sul, foi aprovada por unanimidade, na sessão ordinária desta terça-feira (25/04). A correção refere-se ao período de janeiro, fevereiro e março de 2017. O percentual será calculado sobre o montante dos vencimentos de março passado, vigorando a partir de 1º de abril deste ano. Para entrarem em vigor, os textos passam a depender da sanção do prefeito municipal.
Leia mais...
Ir para o topo