Confira as notícias da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul



Eleita Mesa Diretora do Vereador por Um Dia
21/08/2017 - 18:09
Sessão ordinária simulada dos 27 estudantes de escolas da cidade será às 14h de 25 de setembro
Os 27 alunos de escolas participantes do Vereador por um Dia 2017 elegeram nesta segunda-feira (21/08) a Mesa Diretora da sessão ordinária do programa marcada para 25 de setembro, às 14h, na Câmara Municipal. Também hoje, os estudantes tiveram uma reunião preparatória com integrantes da Comissão de Educação e assessores do Legislativo, quando tiraram dúvidas sobre como atuar, apresentar projetos, indicações e outras atribuições parlamentares em plenário.
Leia mais...
Presidente do Legislativo defende agilização nos contatos entre parlamentares e Executivo
18/08/2017 - 16:47
Dificuldade para encaminhar demandas junto a órgãos da Administração motivou encontro
A falta de efetividade nas relações entre vereadores e departamentos do Executivo foi o tema da reunião entre o presidente em exercício da Câmara Municipal de Caxias do Sul, vereador Alberto Meneguzzi (PSB), com o secretário de Governo, Luiz Eduardo da Silva Caetano, na manhã desta sexta-feira (18). Além de colocar mais uma vez o Legislativo à disposição da prefeitura, o parlamentar procurou entender como são encaminhadas as providências decorrentes de demandas apresentadas pelos vereadores.
Leia mais...
Toigo apresenta ações da Comissão de Desenvolvimento Econômico à diretoria de turismo da CIC
18/08/2017 - 16:22
Entidade se mostrou parceira das ações promovidas pela Comissão
Toigo reiterou a agenda montada no início do ano pela Comissão, com a previsão de cinco grandes eventos com temas diretamente ligados ao turismo. O quarto deles, ocorrido no último dia 31 de julho, foi um seminário direcionado a empresários, trade turístico e poder público, que resultará na formação de grupo de trabalho para dar início ao projeto de turismo industrial na região, a ideia é montar a Rota Industrial da Serra Gaúcha.
Leia mais...
Na Rádio São Francisco, Ana Corso aborda Projeto Lei Maria da Penha nas escolas
18/08/2017 - 16:05
Vereadora tratou de educação e conscientização sobre a violência contra as mulheres
A vereadora Ana Corso/PT participou do programa Temática, na Rádio São Francisco, sobre o projeto de lei que prevê o estudo de conteúdo da Lei Maria da Penha nas escolas municipais. A conversa foi conduzida pela jornalista Thais Baldasso. A petista acredita que somente por meio da educação e da conscientização das crianças será possível um mundo sem violência contra as mulheres.
Leia mais...
Ana Corso participa de jantar comemorativo aos 47 anos da Prolar Imobiliária Inteligente
18/08/2017 - 15:59
O evento aconteceu na última terça-feira, na CIC
Na última terça-feira (15/08), na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), aconteceu jantar comemorativo aos 47 anos da Prolar Imobiliária Inteligente. O empresário Vilson Pascoal Dalla Vecchia, sócio-fundador da Prolar, recebeu clientes, fornecedores e amigos que o parabenizaram pelos 50 anos de atividade, no setor imobiliário. A vereadora Ana Corso/PT e o vereador Velocino Uez/PDT participaram da solenidade, representando o Legislativo caxiense. Na última sexta-feira (11/08), o empresário recebeu o título de Cidadão Caxiense.
Leia mais...
Ana Corso representa a Câmara no lançamento do programa Maravilha
18/08/2017 - 15:24
A atração é da TV Caxias (canal 14 da NET)
A vereadora Ana Corso/PT representou a Câmara Municipal de Caxias do Sul, no último dia 10 de agosto, no Sindicato dos Bancários, no lançamento do programa Maravilha, na TV Caxias (canal 14 da NET). Criado e protagonizado por mulheres, o olhar feminino sobre a atualidade é a tônica do programa. A exibição inédita é toda terça-feira, às 22h30min, com reprises na quarta, às 9h30min, e ao sábado, às 16h30min. Várias entidades se fizeram presentes, bem como, o deputado federal Gilberto Pepe Vargas/PT.
Leia mais...
Fiação de telefonia preocupa parlamentares
18/08/2017 - 09:07
Comissão do Legislativo tratou desse e outros temas em reunião na quinta-feira
Nesta quinta-feira (17/08), reuniu-se a Comissão Temporária Especial em Defesa dos Consumidores da Telefonia, composta pelos vereadores Arlindo Bandeira/PP, Alceu Thomé/PTB e pela vereadora Gladis Frizzo/PMDB.
Leia mais...
Escola Estadual Especial João Prataviera será homenageada pela Câmara Municipal
17/08/2017 - 16:52
A sessão ordinária do dia 6 de setembro marcará os 55 anos da instituição
Os vereadores votaram e aprovaram, por unanimidade, o requerimento 131/2017, de autoria de nove parlamentares, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (17/08). O texto trata da realização de homenagem, para a Escola Estadual Especial João Prataviera, que completa 55 anos no mês de setembro. O ato ocorrerá no início da plenária do dia 6 de setembro, às 8h30min. A iniciativa da honraria coube ao vereador Paulo Perico/PMDB.
Leia mais...
Discutido projeto para instituir o Setembro Amarelo em prevenção ao suicídio
17/08/2017 - 15:56
A matéria é de autoria da vereadora Paula Ioris e pede maior reflexão sobre a temática
O projeto de lei 49/2017, para instituir o Setembro Amarelo em Caxias do Sul, foi discutido na sessão ordinária desta quinta-feira (17/08). De autoria da vereadora Paula Ioris/PSDB, a matéria busca incentivar a necessária reflexão sobre a prevenção ao suicídio. O texto deverá retornar à pauta, para segunda discussão e votação.
Leia mais...
Moção do Legislativo caxiense apoia a independência da União das Associações de Bairros
17/08/2017 - 14:40
Maioria do plenário se opôs à tentativa da Prefeitura, de retomar a sede da UAB
A independência e o reconhecimento ao trabalho comunitário, apartidário e democrático da União das Associações de Bairros (UAB) receberam a moção de apoio 21/2017 da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Na sessão ordinária desta quinta-feira (17/08), por maioria (20 X 2), o plenário aprovou o texto. Assinado por 19 vereadores, o documento também se opõe à tentativa da Prefeitura, de retomar a sede da UAB. Cópias da moção serão enviadas a diversas autoridades.
Leia mais...
Líderes repercutem audiência sobre policiamento
17/08/2017 - 12:56
Pauta incluiu situação do IGP de Caxias e encontro entre secretários municipais e de Estado
A participação significativa das lideranças comunitárias e de segurança pública na audiência promovida na noite de quarta-feira sobre a possibilidade de interrupção do programa de Policiamento Comunitário em Caxias dominou o espaço das declarações de líder de bancada na Sessão Ordinária desta quinta-feira (17). O plenário do evento, promovido em conjunto pela Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança, e a Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência do Legislativo, comprovou o desejo maciço da população pela manutenção dos serviços e sua ampliação para outros bairros e loteamentos.
Leia mais...
Adiló critica uso de suas indicações por secretário
17/08/2017 - 11:58
Vereador também falou sobre manobras de políticos para se manterem no poder em Brasília
O vereador Adiló Didomenico/PTB tratou de dois assuntos no grande expediente desta quinta-feira (17/08) na Câmara Municipal. Iniciou o pronunciamento esclarecendo que suas indicações ao Executivo sobre policiamento comunitário foram citadas inadequadamente quarta-feira em audiência pública. O outro tema levado ao plenário foi sobre a manobra de deputados federais para se perpetuarem no poder.
Leia mais...
Kiko Girardi espera que o atendimento na UPA Zona Norte ocorra o quanto antes
17/08/2017 - 10:36
A previsão informada pela prefeitura caxiense é que a Unidade de Pronto Atendimento comece a funcionar em setembro
O parlamentar Kiko Girardi/PSD solicitou, na plenária desta quinta-feira (17/08), que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte entre em atividade o quanto antes. A previsão informada pela prefeitura caxiense é que o espaço comece a funcionar em setembro. No entendimento do vereador Kiko, não importa se a UPA seja terceirizada, de gestão compartilhada ou não, mas sim que ela logo abra as portas, em benefício da população que tanto precisa de atendimento na área da saúde
Leia mais...
População é unânime ao defender policiamento comunitário
16/08/2017 - 22:21
Audiência no Legislativo tratou da ameaça do encerramento do modelo de segurança pública
Com plenário lotado na Câmara Municipal, o público foi unânime ao defender o policiamento comunitário na audiência “Policiamento Comunitário: desafios e perspectivas” na noite de quarta-feira (16/08) na Câmara Municipal. Diante do risco do encerramento do modelo de segurança na cidade, o encontro foi promovido pela Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança, e a Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência do Legislativo.
Leia mais...
Vereador Prof. Paulo Perico participa de encontro de secretário municipais com o governo do Estado
16/08/2017 - 18:34
Agenda foi intermediada pelo Legislativo, a pedido do prefeito
O vereador Prof. Paulo Perico, líder do PMDB na Câmara Municipal de Caxias do Sul, acompanhou, na tarde desta quarta-feira (16/08), uma reunião de secretários municipais com o governo do Estado. O agendamento, feito pelo presidente do Legislativo caxiense, vereador licenciado Felipe Gremelmaier, havia sido solicitado pelo prefeito, em reunião com os vereadores. O secretário estadual de Planejamento, Governança e Gestão, Carlos Búrigo, recebeu o grupo.
Leia mais...
Comissão analisa projeto de transporte por aplicativo
16/08/2017 - 17:49
Constituição, Justiça e Legislação pedirá adequações técnicas a emendas apresentadas por parlamentares
O projeto de lei (PL) 50/2017 do Executivo que regulamenta o transporte motorizado privado individual e remunerado de passageiros por aplicativo em Caxias do Sul entrou em mais uma etapa na Câmara Municipal. Teve emendas parlamentares analisadas pela Comissão de Constituição, Justiça e Legislação.
Leia mais...
Líderes se manifestam no Legislativo sobre mobilidade, saúde, policiamento e alimentação
16/08/2017 - 16:29
Na questão da segurança, a expectativa está direcionada à audiência pública que ocorre nesta quarta-feira (16/08) à noite
Alguns líderes de bancada no Legislativo caxiense se manifestaram durante a sessão ordinária desta quarta-feira (16/08) sobre mobilidade, saúde, policiamento e alimentação. O vereador Arlindo Bandeira/PP informou que percorreu diversos locais da cidade e do interior que precisam de melhorias viárias. Segundo o vereador, essa sua passagem pelas ruas da cidade contou com a companhia do secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), Cristiano de Abreu Soares. Entre os pontos visitados e que, conforme Bandeira, precisam de mais segurança no trânsito e melhorias por parte do poder público, estão: vias de acesso à Pena Branca, à comunidade de São Valentim, a Caravaggio da 6ª Légua e a São Bráz.
Leia mais...
Moção em defesa à UAB é destaque nesta quinta
16/08/2017 - 15:50
Sessão ordinária também tratará de criação de mês de combate a suicídio e de homenagem a Escola João Prataviera
A Câmara Municipal votará nesta quinta-feira (17/08) uma moção de apoio à União das Associações de Bairros (UAB), um projeto de lei instituindo o mês alusivo ao combate ao suicídio e um requerimento de homenagem a uma instituição de ensino. A sessão ordinária, que começa às 8h30min, também tratará de uma denominação de rua e terá no grande expediente os vereadores Kiko Girardi/PSD e Adiló Didomenico/PTB.
Leia mais...
Gladis Frizzo apresenta projetos na área de infraestrutura
16/08/2017 - 15:23
A parlamentar sugere ampliar horário de carga e descarga aos sábados e responsabilizar as concessionárias por reparos em ruas
A vereadora Gladis Frizzo/PMDB detalhou, na plenária desta quarta-feira (16/08), dois projetos na área de infraestrutura recém protocolados na Câmara caxiense. Um deles sugere ampliar horário de carga e descarga aos sábados e o outro responsabiliza as concessionárias por reparos em ruas quando os serviços mexem na estrutura utilizada pela comunidade.
Leia mais...
Ricardo Daneluz trata de alterações na legislação sobre açougues e fiambrerias
16/08/2017 - 15:04
A partir da tribuna, o pedetista explicou as exigências solicitadas por uma portaria
O presidente da Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo, vereador Ricardo Daneluz/PDT, abordou alterações na legislação referente aos açougues e fiambrerias do Rio Grande do Sul, na sessão ordinária desta quarta-feira (16/08). Ele representou Legislativo caxiense em uma palestra sobre o assunto, promovida pela Prefeitura de Farroupilha, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária.
Leia mais...
Ir para o topo