Projetos e Programas Institucionais

JOVEM PARLAMENTAR 2019 –  Inscrições Prorrogadas até 10/09/2019 (FICHA DE INSCRIÇÃO AQUI)


     O que é o programa?
    É uma iniciativa da Câmara Municipal de Caxias do Sul que busca estimular o envolvimento dos jovens nas atividades legislativas. Tem como objetivo possibilitar aos acadêmicos de Instituições de Ensino Superior (IES) a vivência do processo democrático e legislativo por meio da participação em uma jornada parlamentar na Câmara, com diplomação, posse e exercício do mandato. A próxima jornada parlamentar ocorre em 30 de setembro de 2019.

Quem pode participar?
    Alunos da educação superior, matriculados em estabelecimentos sediados em Caxias do Sul. O aluno interessado em participar deve preencher esta FICHA DE INSCRIÇÃO e enviá-la preenchida para o email escoladolegislativo@camaracaxias.rs.gov.brATENÇÃO! NÃO ESQUEÇA DE ANEXAR NO EMAIL SEU COMPROVANTE DE MATRÍCULA.

Como se desenvolve a jornada parlamentar?
     Neste ano de 2019, a legislatura simulada terá duração de três a quatro horas, iniciando-se com a posse dos vereadores e a eleição da Mesa Diretora e terminando com a redação dos autógrafos dos projetos aprovados na Ordem do Dia e sua publicação. Os trabalhos serão dirigidos pela Mesa Diretora, eleita pelos vereadores estudantes e composta pelo presidente, 1° vice, 2° vice, 1° e 2° secretários.

MAIS INFORMAÇÕES PELO FONE (54) 3066.3829, NA ESCOLA DO LEGISLATIVO; OU PELO 3218.1695, COM A ÁREA DE RELAÇÕES PÚBLICAS DA CÂMARA.

ANOTE O CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO GOVEM PARLAMENTAR 2019:
Inscrições:
Prorrogadas até 10 de setembro/2019 (Aqui a FICHA DE INSCRIÇÃO)
Reunião Preparatória: 16 de setembro, às 19h
Sessão Plenária: 30 de setembro, às 19h

IMPORTANTE:
- Acesse http://www.camaracaxias.rs.gov.br/upload/files/2019Manual.pdf
para obter o Manual Legislativo 2019, material de apoio ao participante.
- Acesse https://escolavirtualdecidadania.camara.leg.br/site/
- Nesse Portal estão disponíveis diversas informações sobre o Poder Legislativo, cidadania e participação política, além de cursos on-line.
- No Portal Escola Virtual de Governo, cursos on-line gratuitos e com certificação estão disponíveis a todos os cidadãos. Acesse https://www.escolavirtual.gov.br/.

 

____   / /  ____


SELO ESCOLA ATENTA AO BULLYING Inscrições Encerradas em 30/06/2019, com 32 escolas inscritas

 

O Selo Escola Atenta ao Bullying é uma iniciativa da Câmara Municipal de Caxias do Sul a ser conferido a colégios das redes pública e privada de Caxias do Sul que realizam ações e projetos a favor da conscientização contra o bullying. É estabelecido pelo Decreto Legislativo N° 397/A, de 3 de abril de 2019.

Para participarem dessa proposta e receberem a distinção, as escolas têm de desenvolver ações contínuas contra o bullying, descritas na lei federal nº 13.185/2015 e envolvendo a comunidade escolar, e comprová-las por meio de resultados. O Selo também visa incentivar o cumprimento dessa legislação, além de disseminar e compartilhar boas práticas no ambiente escolar. Ainda almeja chamar a atenção para o tema, em busca de uma convivência de paz, tolerância, respeito e empatia em sala de aula e fora dela.

As escolas públicas e privadas que desejarem receber o selo, deverão clicar AQUI e efetuar a inscrição. Também terão de entregar ou enviar à Câmara (ao Setor de Protocolo da Câmara Municipal de Caxias do Sul – Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição, Caxias do Sul/RS - Cep 95020-460) RELATÓRIO que apresente as ações, programas, projetos e conteúdos relacionados ao combate ao bullying e trabalhados no ambiente escolar. As ações podem ser extensivas à comunidade escolar como um todo, incluindo pais, professores e funcionários.

A entrega do selo será feita a cada dois anos, sempre em anos ímpares. Neste ano de 2019, as inscrições se estenderão do dia 17 de maio de 2019 a 30 de junho de 2019.

INSCREVA SUA INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
1.
Link do Formulário de INSCRIÇÃO 
2. Endereço para entrega ou envio do RELATÓRIO de ações e projetos desenvolvidos no ambiente escolar ou fora dele com ênfase ao combate ao bullying: Setor de Protocolo da Câmara Municipal de Caxias do Sul (Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição, Caxias do Sul/RS - Cep 95020-460).
3. Resolução de Mesa 932/A/2019 que traz os critérios para a concessão do Selo Escola Atenta ao Bullying. 



Subsídios:
- Lei federal 13.185, de 6/11/2015;
- Decreto Legislativo que institui e define os passos para obter o SELO.

Mais informações:
- Na área de Relações Públicas da Câmara, fone (54) 3066-3872 e e-mail rp@camaracaxias.rs.gov.br; ou pelo fone (54) 3066-3806 (c/Verônica).

 

 

Ir para o topo