Voltar para a tela anterior.

Vereador Kiko Girardi destaca benefícios do trabalho do SAMU para a comunidade

O parlamentar e a sua assessoria acompanharam os serviços, durante uma tarde


O trabalho desempenhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em Caxias do Sul, teve destaque no pronunciamento do vereador Kiko Girardi/PT. Na sessão ordinária desta terça-feira (02/06), o parlamentar contou que, recentemente, em uma tarde, ele e a sua assessoria acompanharam uma equipe do órgão. O petista afirmou que, conforme dados do SAMU, o município conta com cinco ambulâncias, sendo uma equipada com unidade de terapia intensiva (UTI), além de uma motolância, destinada para atendimentos expressos.

O parlamentar disse que, na central de atendimento do SAMU, de junho de 2014 a maio de 2015, houve média mensal superior a dez mil ligações. Explicou que o atendimento telefônico acontece em duas etapas. "Num primeiro momento, a ligação cai na central de atendimento, que faz o cadastro com o endereço da ocorrência e nomes dos envolvidos. Depois, o telefonema é encaminhado a um médico que realiza perguntas pontuais, para estabelecer a urgência do atendimento. Se necessário, o SAMU desloca unidade", detalhou. Kiko lamentou que, no período, foram mais de 17 mil trotes.

A vereadora Daiane Melo/PMDB citou um caso familiar como exemplo, em que o plano particular de saúde ignorou mais de 20 telefonemas. Por outro lado, segundo ela, 11 minutos foram o suficiente para o SAMU disponibilizar o atendimento necessário.

Ao término da sua manifestação, o vereador Kiko expressou o desejo de solicitar um espaço, na Tribuna Livre da Câmara, para que uma equipe do SAMU pudesse responder a questionamentos da comunidade.

02/06/2015 - 19:17
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Rodrigo Terribile Rossi

Ir para o topo