Voltar para a tela anterior.

‘Juntos, vamos criar mais esperança no mundo’, diz representante do Rotary

Na sessão ordinária da Câmara, na última terça-feira (30/04), César Zavistanovicz, que lidera o Rotary Clube Pérola das Colônias, abordou o trabalho da entidade em 25 anos de história


O governador da região 4700 do Rotary Clube Perola das Colônias - Núcleo Caxias do Sul, César Zavistanovicz, ocupou o espaço do Acordo de Lideranças na sessão ordinária de terça-feira (30/04) para divulgar as ações realizadas pelo clube ao longo de 25 anos. O Rotary Clube é uma rede global de líderes comunitários que reúne diferentes gerações na criação de mudanças duradouras nas suas comunidades e no mundo todo. O objetivo da entidade é unir voluntários a fim de prestar serviços humanitários e promover valores éticos e a paz mundial. Existem mais de 37 mil clubes Rotary espalhados em 218 países e que somam cerca de 1,2 milhão de rotarianos.

Zavistanovicz explanou algumas ações realizadas pelo clube na região, como auxílio no caso das enchentes do ano passado no Vale do Taquari, onde membros participaram efetivamente das ações de limpeza e distribuição de donativos aos desabrigados.

De acordo com o governador, o clube atua em sete áreas, a iniciar pela promoção da paz, saúde de mães e filhas, combate a doenças, apoio à educação, desenvolvimento econômico, acesso à água limpa e proteção ao meio ambiente. O dirigente destacou que a principal meta é o combate à poliomielite, uma iniciativa em conjunto com todos os Rotarys do mundo. Ele explicou que a campanha iniciou com o Programa Polio Plus, em 1985, quando havia em torno de 350 mil pessoas com a doença espalhadas em 125 países. À época,  o programa conseguiu uma redução de 99,97% nos casos, atingindo a marca de mais de 3 milhões de pessoas imunizadas. Atualmente, ainda existem casos apenas no Paquistão e no Afeganistão em virtude do difícil acesso dos vacinadores a esses locais por conta da guerra.

O representante ainda destacou que até 2019 tinham sido destinados à causa mais de R$ 2 bilhões, considerando a equiparação da Fundação Bill e Melinda Gates, parceira do Rotary no combate à doença.

César finalizou relatando alguns projetos realizados aqui em Caxias do Sul, como a aquisição da máquina que coleta plaquetas, no Hemocentro, e o Banco de Leite Materno do Hospital Geral. Ele pontuou que, de 2018 a 2024, o grupo investiu um total de R$ 5 milhões na cidade. “O Rotary está aberto a todos e, juntos, vamos criar mais esperança no mundo”, concluiu César Zavistanovicz.

02/05/2024 - 12:12
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Marines Moretti Bertuol

Ir para o topo