Voltar para a tela anterior.

“Distritão” é alvo de críticas por parte do vereador Zoraido Silva

A proposta de implantar novo sistema eleitoral para vereadores e deputados foi rejeitada em votação na Câmara dos Deputados


A recente derrota da proposta de um novo sistema eleitoral proporcional, popularmente conhecido por distritão, na noite da última terça-feira (26/05), na Câmara dos Deputados, foi assunto abordado pelo vereador Zoraido Silva/PTB na sessão ordinária desta quarta-feira (27/05), no Legislativo caxiense. O distritão, sistema eleitoral que modifica o ingresso de vereadores e deputados eleitos era defendido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e pelo vice-presidente da República, Michel Temer. Por meio desse modelo, os mais votados são eleitos.

De acordo com Zoraido Silva, o poder público não deveria empreender forças para aprovar uma mudança desta natureza na reforma política prevista, pois, segundo ele, o voto distrital "jamais resultaria em êxito no ambiente eleitoral caxiense".

O vereador entende que a reforma política é necessária para a população brasileira, mas defende que, em vez de alterar o sistema eleitoral atual, se procure diminuir o número de deputados e senadores eleitos. O petebista também considera necessária a redução do número de ministérios existentes. Na sua opinião, há ministérios em excesso consumindo dinheiro desnecessariamente.

Os parlamentares Jaison Barbosa/PDT, Edson da Rosa/PMDB e Rafael Bueno/PCdoB também se manifestaram contrários à "imposição de um novo sistema eleitoral". De acordo com Edson da Rosa, a questão é mais profunda e deve ser melhor analisada pelos órgãos competentes. Já o vereador Rafael Bueno acredita que, em caso de aprovação do distritão, somente seriam eleitos os candidatos bem relacionados com os maiores partidos.

Zoraido Silva também aproveitou seu espaço na tribuna para elogiar os órgãos responsáveis pela manutenção da Rota do Sol. O parlamentar percorreu a estrada na última semana e verificou que se encontra sem buracos. Embora tenha percebido falta de sinalização, ele constatou que a via está bem conservada.

27/05/2015 - 18:39
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Rodrigo Terribile Rossi

Ir para o topo