Voltar para a tela anterior.

"A Taquigrafia nas Memórias Legislativas" é tema de exposição no Parlamento caxiense

A mostra, que envolve fotos, textos e objetos, registra um pouco da história dessa escrita no Brasil e na Câmara Municipal de Caxias do Sul


"A Taquigrafia nas Memórias Legislativas" é a temática da exposição aberta, nesta quarta-feira (06/05), no Parlamento caxiense. Com fotos, textos e objetos, a mostra registra um pouco da história dessa escrita no Brasil e na Câmara Municipal de Caxias do Sul. Ela foi concebida também em função do Dia do Taquígrafo, comemorado no último domingo (03/05).

O material foi organizado pelos taquígrafos do Legislativo caxiense e pode ser conferido pela população no Espaço Cultural Mário Crosa (1º subsolo da Casa - Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição). Na Câmara, desde 1974, há o serviço de Taquigrafia, que é um método abreviado ou simbólico de escrever, com o objetivo de dar mais velocidade à escrita. Os profissionais da área fazem o registro dos discursos/manifestações dos parlamentares e da comunidade nas plenárias e audiências. Hoje, estão em atividade na Casa os taquígrafos Angela Michelli, Étore Tonani, Jaqueline Rezendo, Jaqueline P. Turmina, Leandro Ribas Neves, Milena R. Bartelle e Vera M. Rassier.

Na inauguração da mostra, nesta tarde, os taquígrafos da Casa receberam os cumprimentos dos vereadores, funcionários e estagiários. Também prestigiaram a exposição os alunos da Escola Estadual Professor Clauri Alves Flores, os quais participaram da 2ª edição do curso Media, promovido pelo Legislativo. O chefe do setor de Taquigrafia da Câmara, Leandro Ribas Neves, destacou a discrição e o valor da profissão para a memória legislativa. "O objetivo do taquígrafo não é entrar na história, mas sim registrar a história", explicou.

O presidente da Casa, vereador Flavio Cassina, lembrou da origem do alfabeto fenício como base da escrita, para dar também a dimensão da relevância da taquigrafia no registro parlamentar. "Muitos vereadores recorrem aos servidores da Taquigrafia para saber exatamente o que foi falado em dado momento da sessão. Com essa mostra, é possível saber mais e percorrer o caminho desse serviço desde o surgimento até hoje", frisou Cassina.

Na coordenação do Centro de Memória do Legislativo, Eduardo Reis informou que os registros taquigráficos são documentos que ajudaram e ajudam a compor a história do poder Legislativo e também de Caxias e sua comunidade. "Ao lado das leis, os anais são documentos que já nascem históricos. Nascem para serem preservados", afirmou Reis.

A mostra "A Taquigrafia nas Memórias Legislativas" ficará aberta até a próxima sexta-feira (08/05).  Como tem caráter itinerante, ela poderá percorrer outros espaços da cidade, mediante agendamento. Quem tiver interesse em saber mais sobre a atividade dos taquígrafos pode programar visitas até o Legislativo. O fone e o e-mail para agendamentos são os seguintes: (54) 3218.1695 e rp@camaracaxias.rs.gov.br (com a área de Relações Públicas).  


06/05/2015 - 17:29
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo