Voltar para a tela anterior.

Media destaca importância da participação no processo político

Segunda edição do curso reuniu 21 estudantes da escola Clauri Alves Flores, da Vila Ipê


Vinte e um estudantes tiveram o que pode ser considerado uma introdução à política nesta quarta-feira (06/05). Acompanhados da coordenadora pedagógica Adriana Perini Teixeira, os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Clauri Alves Flores, da Vila Ipê, participaram das atividades da 2ª edição do curso Media (Missão Educativa para a Democracia). Assistiram a palestras, conheceram o legislativo e receberam um certificado dos vereadores, durante a Sessão Ordinária.

No final, a aprovação foi geral. "É interessante despertar a importância do processo político. Gostei bastante", disse Julia Padilha, do 3º ano. A coordenadora pedagógica da escola, Adriana Perini Teixeira, elogiou a atividade. "Acho muito importante para o exercício consciente da cidadania. Considero essas ações como uma forma de o poder público se aproximar da população, focando principalmente nos jovens."

O professor Marcos Paulo dos Reis Quadros, do curso de Ciência Política da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), abriu o Media, abordando o tema "Democracia, representação e participação social". Discorreu sobre a evolução do processo político, da Àgora, espaço em que os cidadãos da Grécia Antiga se reuniam para tomar as decisões, ao sistema representativo atual, em que as pessoas elegem seus representantes para os parlamentos. "Uma vez que não há como todos participarem, é preciso delegar as decisões a um representante pelo voto", disse.

Marcos Paulo destacou a importância do trabalho legislativo, considerando-o "uma ponte entre a sociedade civil e o governo". Citou, entre as suas funções, legislar e atualizar as leis, fiscalizar as atividades dos governos, servir de "freio e contrapeso" aos governantes, dar direcionamento ao orçamento, homenagear e ouvir as pessoas.

Apesar da importância desse processo, ele admitiu que há o problema do "descrédito", por conta da corrupção, corporativismo, sobreposição do interesse privado ao público e distanciamento do político das pessoas. Acrescentou, porém, que o legislativo é um reflexo da sociedade e convidou os estudantes a pensarem sobre "a corrupção nossa de cada dia". Salientou que a ausência do político do dia a dia pode ser, em parte, culpa da sociedade. "Eles nos procuram de quatro em quatro anos porque nós pensamos neles só de quatro em quatro anos", afirmou.

Marcos Paulo admitiu que hoje se vê "o direito do voto como uma obrigação", mas insistiu na sua importância. As pessoas, segundo ele, devem pesquisar antes de votar, buscar saber quem é o candidato, o que pensa e a qual partido está ligado. "Não podemos definir o voto porque o cara é bonito. Não podemos votar em alguém por causa do panfleto", disse. O professor pediu também aos estudantes que utilizem as mídias sociais, embora com embasamento. "Não se manifestem a esmo, é importante ter fundamentação."

Na sequência, a diretora Legislativa, Eliana Gianni Tedesco, detalhou as principais tarefas do Parlamento. "Por meio da função de legislar, os vereadores apresentam proposições que são votadas e podem virar lei, caso vierem a ser aprovadas em plenário", destacou. Eliana ainda mostrou o passo-a-passo de um projeto.

Na parte final, o coordenador de Comunicação Social, Luiz Carlos Erbes, e o chefe do Centro de Memória, Eduardo dos Reis, abordaram os serviços de participação, meios de comunicação institucional e o trabalho de resgate da história do Legislativo e da cidade. Erbes abordou o funcionamento da TV Câmara e do site da Câmara (www.camaracaxias.rs.gov.br), que mostram as atividades do legislativo (notícias, processo legislativo, votações e informações sobre o funcionamento e gastos da Casa). Eduardo apresentou o material de consulta disponível no site, como jornais antigos, documentos históricos e dados referentes ao legislativo (história, vereadores, legislaturas, anais das sessões ordinárias).

Idealizador do Media, no ano passado, o vereador Gustavo Toigo/PDT percorreu alguns setores da Câmara com os alunos, mostrou o funcionamento de seu gabinete e destacou a atividade. "É muito bom ter a presença de vocês nesse curso, compreendendo melhor a função do Parlamento e exercendo a cidadania. Aproveitem essa iniciativa e tirem dúvidas, questionem. É assim que vocês participarão e se apropriarão mais do que é feito na Casa do Povo."


 

06/05/2015 - 17:26
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Luiz Carlos Erbes - MTB 7.404

Ir para o topo