Voltar para a tela anterior.

Projeto de lei torna o Monumento Nacional ao Imigrante símbolo de Caxias do Sul

De autoria do vereador Gustavo Toigo, a proposta foi aprovada por unanimidade


O Monumento Nacional ao Imigrante será, de forma oficial, reconhecido como símbolo da cidade de Caxias do Sul. O projeto de lei, de autoria do vereador Gustavo Toigo/PDT, foi aprovado por unanimidade, na sessão ordinária desta quinta-feira (16/04). Agora, o texto segue para a sanção do prefeito municipal.

O monumento, inaugurado em 28 de fevereiro de 1954, pelo presidente Getúlio Vargas, foi inicialmente idealizado para homenagear os colonizadores da Serra gaúcha e a imigração italiana, no RS. Porém, sua destinação foi alterada pela Lei 1.801, de 2 de janeiro de 1953, que determinou que fossem homenageadas todas as etnias que contribuíram para a povoação e progresso do Brasil, passando a ser um monumento nacional.

Estiveram presentes à sessão as famílias Zambon, Garbin e Bettini, descendentes daqueles que ajudaram na construção e na idealização do monumento, além do ex-reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS) Abrelino Vicente Vazatta, e de Hélio de Almeida, que trabalhou na antiga Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa), na época da fundição do monumento.

Segundo Toigo, o objetivo da proposta é tornar o monumento um símbolo de referência, para a cidade. "Precisamos reverenciar e reconhecer a importância das diversas etnias que ajudaram na construção e no desenvolvimento de Caxias do Sul. A colonização e o povoamento de nossa cidade foram um processo histórico que precisa ser valorizado, e o Monumento Nacional ao Imigrante reúne todo esse significado", enalteceu o parlamentar.

16/04/2015 - 19:59
Gabinete do Vereador Gustavo Toigo
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo