Voltar para a tela anterior.

Trabalho de 20 anos do CAIS Mental ganhará destaque no Parlamento caxiense

A partir de uma proposta do parlamentar Edson da Rosa/PMDB e apoiadores, o plenário aprovou, nesta terça-feira, uma homenagem ao Centro de Atenção Integral à Saúde Mental


As duas décadas de trabalho do Centro de Atenção Integral à Saúde Mental (CAIS Mental) serão reverenciadas pela Câmara Municipal de Caxias do Sul. A partir de uma proposição assinada pelo parlamentar Edson da Rosa/PMDB e apoiadores, o Legislativo aprovou, por unanimidade, durante a sessão ordinária desta terça-feira (10/03), a homenagem ao órgão. A distinção será concedida no dia 18 de março deste ano, durante uma plenária do Parlamento.

De acordo com o requerimento aprovado (REQ. nº 8/2015), o então chamado Ambulatório de Saúde Mental foi criado no mês de março de 1995 e contava com uma psicóloga, um psiquiatra, uma assistente social e uma enfermeira. O espaço realizava atendimento psicológico para crianças e psiquiátrico, para adultos. Também contemplava atenção a egressos hospitalares. No ano 2000, o ambulatório passou a denominar-se Centro de Atenção Integral à Saúde Mental (CAIS Mental).

Atualmente, o serviço realiza atendimento psiquiátrico adulto e infanto-juvenil, atendimento psicológico infanto-juvenil, avaliação psicológica e psicométrica, atendimento terapêutico em grupo infanto-juvenil, grupo de orientação a pais e/ou responsáveis, e orientação a professores.

Em caráter permanente, o serviço promove campanhas educativas referentes a áreas da saúde, educação, inserção social, relacionamento interpessoal, entre outras, oferecendo oportunidade de interação e orientação aos usuários.

Conforme o requerimento, devido a uma crescente demanda e a novas legislações, foi sendo organizada a rede atual de serviços em Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, da qual o CAIS faz parte.

Além do vereador Edson da Rosa/PMDB, assinam o requerimento como apoiadores os parlamentares: Adelino Teles/PMDB, Arlindo Bandeira/PP, Daiane Melo/PMDB, Gustavo Toigo/PDT, Henrique Silva/PCdoB, Pedro Incerti/PDT e Raimundo Bampi/PSB. Na sessão desta terça-feira, além da leitura do texto feita pelo vereador-autor Edson da Rosa/PMDB, o parlamentar Jaison Barbosa/PDT externou voto favorável à homenagem.

 

DELIBERAÇÃO SOBRE O REQUERIMENTO Nº 8/2015

Vereador - Partido - Voto

ADELINO TELES PMDB Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Sim

DAIANE MELLO PMDB Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PRB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Presente

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Sim

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

HENRIQUE SILVA PCdoB Sim

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PCdoB Sim

RAIMUNDO BAMPI PSB Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

WASHINGTON STECANELA CERQUEIRA PDT Sim

ZORAIDO DA SILVA PTB Sim

10/03/2015 - 18:25
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo