Voltar para a tela anterior.

Daniel Guerra apresenta projeto que divulga os direitos das gestantes e defende o parto humanizado

A proposta do republicano busca informar as mulheres grávidas sobre a Política Nacional de Atenção Obstétrica e Neonatal


O vereador Daniel Guerra/PRB protocolou, no Legislativo caxiense, um projeto de lei que procura divulgar os direitos das gestantes. Na sessão ordinária desta quarta-feira (11/02), o parlamentar apresentou detalhes referentes à matéria, cujo objetivo é informar às parturientes o que estabelece a Política Nacional de Atenção Obstétrica e Neonatal.

Durante o espaço do grande expediente, o vereador ressaltou que a proposta valoriza o dom da vida, a maternidade, um parto mais adequado e um atendimento hospitalar digno. "Hoje, o parto humanizado apresenta vários benefícios, como menor risco de infecção", citou. Conforme Guerra, é preciso informar mais a comunidade, em especial as mães que ganharão bebês, sobre os cuidados a que têm direito e também inibir atitudes hospitalares incorretas na hora do nascimento da criança.

"No momento do parto, além dos procedimentos errôneos ou desnecessários, muitas mulheres se deparam com a violência obstétrica. Esse tipo de violência se configura quando a gestante ou a parturiente sofre ofensa verbal, descaso, tratamento rude, é vítima de piadinhas e comentários maldosos e discriminatórios, ou seja, toda a humilhação intencional", explicou Guerra.

No entendimento do parlamentar, práticas inadequadas com as gestantes e com seus bebês devem ser erradicadas dos estabelecimentos de saúde tanto públicos quanto privados. Para isso, o vereador aposta na divulgação dos direitos das parturientes, como o de ter um acompanhante próximo.

Entre os itens estabelecidos pela proposição assinada pelo republicano, estão: a elaboração de cartilhas com direitos da gestante e a exposição de cartazes informativos sobre o assunto em espaços hospitalares.  "Temos que ter um olhar voltado a evitar a violência obstétrica. Mais que estarem no corpo da lei, os direitos têm de estar nas mãos de quem necessita. É o que propõe nosso projeto e espero poder contar com sugestões e emendas dos parlamentares desta Casa para melhorar o texto", frisou.

Também no grande expediente, Guerra fez uma breve abordagem sobre educação, tendo em vista que, minutos antes, o vereador Edson da Rosa/PMDB tratou do tema. Guerra cobrou do município mais atenção nessa área e lamentou o fato de algumas famílias precisarem ingressar na justiça para conseguir vagas na Educação Infantil.


11/02/2015 - 18:56
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo