Voltar para a tela anterior.

Inscritos como doadores de medula óssea poderão ser isentos da taxa de inscrição em concursos públicos

A proposta, de autoria do vereador Daniel Guerra/PRB, passou em primeira discussão e deverá voltar ao plenário caxiense para votação final


As pessoas inscritas no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome) poderão ser isentas da taxa de inscrição em concursos públicos municipais. Assinada pelo vereador Daniel Guerra/PRB, a proposta passou em primeira discussão na sessão ordinária desta terça-feira (10/02) e deverá voltar ao plenário caxiense para votação final.

Caso o projeto de lei 150/2014 for aprovado e sancionado, para obter o referido desconto, a pessoa deverá apresentar a inscrição no Redome, no momento em que se candidatar ao concurso.

Na exposição de motivos da proposta, o republicano explica que o transplante de medula óssea é indicado para pacientes com leucemia, linfomas, anemias graves, imunodeficiências e outras 70 doenças relacionadas ao sistema sanguíneo e imunológico. O procedimento, de acordo com o parlamentar, é simples, entretanto, a compatibilidade nem sempre é fácil.

   "Estima-se que a chance de encontrar um doador compatível com o receptor enfermo é, em média, de uma em 100 mil", menciona Guerra em seu texto. Conforme o parlamentar, a intenção do projeto em debate é incentivar os participantes de concursos públicos do município que tenham condições de serem doadores voluntários a se habilitarem ao procedimento e também valorizar quem se dispõe a ajudar o próximo com um gesto que salva vidas. De acordo com Guerra, a matéria já é lei em diversos outros municípios do país.

10/02/2015 - 19:14
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo