Voltar para a tela anterior.

Situação econômica do Brasil preocupa o vereador Zoraido da Silva

Casos de demissão em empresas de Caxias e o aumento no preço do combustível e na luz foram alguns dos motivos mencionados pelo petebista


A situação econômica do Brasil, com registros de desemprego e de aumento no preço dos combustíveis e da luz, preocupa o parlamentar Zoraido da Silva/PTB. Na sessão ordinária desta terça-feira (10/02), o vereador comentou sobre a percepção negativa do povo em relação à questão econômica que afeta o país, os Estados e os municípios. Citou que a equipe escolhida pelo Planalto para conduzir essa área não foi bem aceita pela população e pelo mercado.

Para embasar suas observações, Zoraido apresentou uma pesquisa do Instituto Datafolha divulgada neste mês de fevereiro de 2015. Citou que 55% dos brasileiros entrevistados acreditam que a situação econômica do Brasil vai piorar nos próximos meses, enquanto que, em dezembro de 2014, 28% pensavam desse modo. "O receio de que o desemprego aumentará também cresceu. Ao todo, 62% (dos entrevistados) acreditam que o desemprego vai subir", destacou.

Zoraido conversou com diretores de empresas de Caxias e eles também teriam demonstrado preocupação. Segundo o vereador, uma única empresa da cidade demitiu, em dezembro do ano passado, 250 funcionários e há a previsão de mais 350 demissões. Conforme o petebista, o pessimismo do povo brasileiro se acentua diante do acréscimo no preço dos combustíveis e do anúncio de reajuste da energia elétrica. "Em Caxias do Sul, temos a quarta gasolina mais cara do Rio Grande do Sul. Só perdemos para Bagé, Rio Grande e Jaguarão. O preço mais baixo pesquisado hoje em Caxias é de R$ 3,47 o litro", exemplificou. Zoraido sugeriu à comunidade fazer uma reflexão sobre a atual situação da economia e apertar o cinto porque, na sua avaliação, "as perspectivas não são das melhores".

O vereador Edson da Rosa/PMDB cumprimentou o petebista por trazer o assunto ao plenário. O peemedebista disse que um empresário conhecido seu fechou uma empresa que tinha 50 colaboradores e abrirá um centro de distribuição com três profissionais apenas. "Estou preocupado com nossa cidade, que está sofrendo com a desindustrialização", pontuou Edson.

Para complementar, o vereador Jaison Barbosa/PDT lembrou de duas medidas provisórias apresentadas pelo governo federal e as criticou porque, no entendimento do pedetista, elas não favorecem os trabalhadores.

Em defesa do Planalto e em referência à manifestação de Zoraido, o parlamentar Rodrigo Beltrão/PT salientou que a preocupação do petebista "é real na medida em que existe um bombardeio midiático, uma orquestração dos grandes veículos tentando criar uma imagem. Isso já vem desde a campanha, como se o Brasil fosse terra arrasada". O petista mencionou números do Brasil, que, na sua ótica, são positivos, inclusive se comparados com a Europa. Um desses dados foi o desemprego que, conforme o petista, há 10 anos era de 12% e agora está em 5%. Beltrão acrescentou que obras estão sendo executadas em Caxias com verbas da União.


10/02/2015 - 18:05
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo