Voltar para a tela anterior.

Mesa Diretora 2015 é empossada na Câmara Municipal de Caxias

O novo presidente do Legislativo, Flávio Cassina, assumiu os trabalhos em solenidade oficial realizada nesta sexta-feira, no plenário


A Mesa Diretora que comandará o Legislativo caxiense em 2015 tomou posse na tarde desta sexta-feira (02/01), no plenário da Câmara Municipal. Além do presidente Flavio Guido Cassina, integram a nova Mesa Diretora os vereadores Edi Carlos Pereira de Souza (1º vice-presidente), Guila Sebben (2º vice-presidente), Edson da Rosa (1ºsecretário) e Pedro Incerti (2º secretário).

Na solenidade oficial, Cassina recebeu o cargo do vereador Gustavo Toigo, que presidiu a Casa ao longo de 2014. Em seguida, Cassina fez seu pronunciamento de posse. Da tribuna, o presidente da Casa neste ano de 2015 agradeceu a confiança de seu partido, da população e dos parlamentares. Disse que pretende trabalhar de forma coletiva, destacando que os movimentos sociais são bem-vindos. "Uma comunidade organizada pode muito", frisou. Ao mencionar reflexões do escritor Rubem Alves e pedir o apoio dos demais colegas e da população, propôs fazer da política uma missão pelo bem da comunidade. "Sejamos missionários da boa política. Saibamos trabalhar as seguintes vigas mestras: serenidade, paz, justiça, integridade, sabedoria, tolerância e filantropia", propôs o novo presidente.

Diante de aplausos, Cassina considerou sua tarefa sublime e, ao mesmo tempo, árdua, tendo em vista que lhe caberá a gestão de uma Casa com 23 líderes, os quais representam os diversos segmentos da sociedade. Ele espera contar com a colaboração da equipe funcional da Câmara e dos parlamentares para exercer com proficiência uma boa dinâmica de trabalho. "Estamos na metade da legislatura e muita coisa já foi plantada. Tanto aqui como no Executivo, é momento de colhermos frutos dessa semeadura. Entretanto, não nos concentremos somente na colheita. É preciso que, continuamente, prossigamos semeando", defendeu.

Da plateia, entre amigos e autoridades, Cassina obteve o prestígio da mulher, Liliana, 57 anos, de uma das filhas, Mariana, 33, e do genro Vinícius Pasqualin, 34.

Antes da transmissão do cargo a Cassina, Gustavo Toigo destacou sua experiência na condução da Casa no ano que passou. Recordou das metas propostas quando assumiu, em janeiro de 2014: ter um poder Legislativo forte e reconhecido como instituição política fundamental e desenvolver programas de aproximação contínua com a comunidade. Por meio de novos projetos institucionais ou dos que ganharam sequência (Câmara Convida; Jovem Parlamentar; Visitas Legislativas; Câmara Encanta, Missão Educativa para a Democracia/MEDIA; Casa de Leitura, Memória e Educação Legislativa; Câmara vai aos Bairros e Vereador Por Um Dia), Toigo observa que esse percurso teve êxito. "Acredito que cumprimos a bom termo essa missão. Para aproximar ainda mais a população do Parlamento e fazer com que a participação popular evoluísse, a Mesa Diretora, em conjunto com o corpo funcional da Casa, criou ferramentas que levaram as pessoas a estarem mais presentes e entenderem o poder Legislativo. Balizados pelo mote 'Nosso Foco é a Comunidade', foi possível valorizar a democracia e proporcionar uma maior participação cidadã", avalia o vereador.

Conforme Toigo, o Parlamento teve forte atuação nos âmbitos administrativo, legislativo e político, e os debates legislativos foram relevantes à sociedade. O zelo com recursos públicos e o efeito da política institucional, que se configurou nas parcerias da Casa com entidades, instituições de ensino e órgãos públicos, também foram considerados. O parlamentar mencionou a oportunidade que teve de assumir a prefeitura caxiense como representante do poder Legislativo, em períodos de abril e junho. 

Ao final de seu pronunciamento, Toigo agradeceu o apoio da população, dos integrantes da Mesa Diretora que o acompanharam, dos demais parlamentares, servidores, estagiários, trabalhadores terceirizados da Casa e da sua família ao longo de 2014. Também deixou um relatório e uma mensagem ao presidente que assume, vereador Flávio Cassina, colocando-se à disposição e desejando sucesso no novo comando da Casa neste ano de 2015.

Representando o Executivo municipal, o vice-prefeito Antonio Feldmann cumprimentou a nova Mesa Diretora e destacou o trabalho da gestão de 2014. Ressaltou o potencial político do Legislativo caxiense, mencionando vereadores que se tornaram, por exemplo, prefeitos ou chefes do Estado. O atual governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, que tomou posse na última quinta-feira (1°/01) e já foi vereador e prefeito de Caxias, foi um dos nomes citados por Feldmann. A representatividade social da Casa ganhou destaque na manifestação do vice-prefeito. "Esta é uma Câmara atenta e que participa das decisões da cidade, dando voz e vez às pessoas", pontuou.

A solenidade de posse teve duração de aproximadamente uma hora. Ao término, a pedido de Cassina, o pastor Almir Guedes fez uma oração.

  Neste mês de janeiro, a nova Mesa Diretora conduzirá as sessões representativas que acontecem no recesso parlamentar. As sessões ocorrem nas terças-feiras, às 15h45min. Neste mês, serão quatro reuniões. O próximo ano legislativo se inicia em 3 de fevereiro de 2015.

 

 

Conheça os integrantes da Mesa Diretora de 2015 no Legislativo caxiense:

Presidente: Vereador Flávio Guido Cassina/PTB

1º Vice-presidente: Vereador Edi Carlos Pereira de Souza/PSB

2º Vice-presidente: Vereador Guilherme Guila Sebben/PP

1º Secretário: Vereador Edson Paulo Theodoro da Rosa/PMDB

2º Secretário: Vereador Pedro Justino Incerti/PDT

 

Saiba mais sobre o novo presidente da Casa, vereador Flávio Cassina:

- O vereador Flávio Guido Cassina, escolhido para presidir a Câmara Municipal de Caxias do Sul no decorrer de 2015, nasceu em Caxias do Sul, em 13 de abril de 1947. Filho de Silviro Cassina e Nair Mandelli Cassina, é casado com Liliana Maria Menegotto Cassina e pai de Aurélio, Mariana e Natália.

- Desde 1995, está filiado no Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Nas eleições municipais de 2004 e de 2008, alcançou a suplência no Legislativo. No pleito de 2012, com 2.277 votos, elegeu-se vereador para a 16ª legislatura (2013-2016) da Câmara Municipal. Em 2014, foi o vice-presidente da Casa. Em 2013 e 2014, presidiu a Comissão de Constituição, Justiça e Legislação da Câmara.

- A vida pública de Cassina conta com duas passagens por secretarias da prefeitura de Caxias do Sul. Foi o titular das pastas de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (2005-2008) e da Habitação (2009-2012).

- O presidente do Legislativo caxiense em 2015 tem graduação em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), formado em 1973, e é técnico em Contabilidade, cujo curso concluiu em 1968, no Colégio La Salle Carmo. Há 53 anos, Cassina exerce atividades comerciais na Casa das Armas, fundada em 1º de outubro de 1947.

- Cassina acumula mais de 16 anos de atuação como diretor no Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul (Sindilojas). É conselheiro da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e membro da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL).

02/01/2015 - 16:24
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo