Voltar para a tela anterior.

Mauro Pereira destaca a Balada Segura do Detran e elogia a Força-Tarefa no Trânsito de Caxias

O vereador abordou o assunto porque representantes do Departamento Estadual de Trânsito estiveram na cidade para uma reunião sobre o projeto


A Balada Segura, promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS), e a Força-Tarefa no Trânsito, de Caxias do Sul, motivaram a manifestação do vereador Mauro Pereira/PMDB, durante o grande expediente da plenária desta quinta-feira (27/11). O peemedebista informou que o Detran/RS realizou, em Caxias, nesta quinta-feira, reuniões de sensibilização da comunidade para a implantação da Balada Segura, que chegará ao município em dezembro numa mobilização pela segurança no trânsito. Diante disso, Mauro sugere que a iniciativa venha para colaborar com o trabalho já desenvolvido em Caxias.

"Com a entrada do Detran nessa questão da segurança no trânsito da cidade, que seja para se agregar à Força-Tarefa do município. Que o Detran venha somar ao que vem sendo feito aqui com muita maestria", sugere o peemedebista.

Na avaliação do vereador, a Força-Tarefa no Trânsito tem auxiliado para a redução de mortes na cidade decorrentes de acidentes. No caso da Fiscalização, acrescentou que há um trabalho educacional sendo executado pela Escola de Trânsito. A Força-Tarefa é composta pelos seguintes órgãos: Fiscalização de Trânsito, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal, Grupo Rodoviário da Brigada Militar, Brigada Militar e Polícia Civil.

De acordo com Mauro, os resultados desse trabalho ressoam nos números. Segundo ele, de 2011 a 2014, Caxias registra redução mais acentuada no número de vítimas de trânsito se comparado com o Estado. "O município de Caxias do Sul, com a Força-Tarefa, é exemplo para o país", frisou Mauro, elogiando o empenho do diretor de Trânsito, Jorge Catusso.

Sobre as operações e blitze, o peemedebista mencionou alguns números registrados ao longo dos três anos de existência da Força-Tarefa: 63.770 motoristas abordados, sendo que, desse total, 8.983 veículos apresentaram irregularidades e 3.870 condutores foram flagrados embriagados. Mauro também informou que 886 condutores foram presos por atingir o índice alcoólico superior ao permitido pela lei e 3.096 carros foram flagrados sem licenciamento.

Ainda sobre o projeto da Balada Segura, Mauro comentou que a iniciativa permite ao Detran assinar convênio e repassar recursos ao município para pagamento de horas extras a policiais da Brigada Militar.

De acordo com informações divulgadas no site do Detran, a Balada Segura já ocorre em 25 municípios e consiste em uma política pública integrada que abrange Detran/RS, Brigada Militar, Polícia Civil e municípios. Envolve ampla ação de mobilização dos órgãos públicos e da comunidade para as questões de segurança no trânsito. Além das blitze de fiscalização com enfoque na embriaguez (em que todos os motoristas abordados são solicitados a fazer o teste do etilômetro), a Balada Segura prevê também ações educativas para dar conta dos problemas específicos de cada comunidade e abre espaço para outras iniciativas.

27/11/2014 - 18:07
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo