Voltar para a tela anterior.

Jaison Barbosa participa de reunião para tratar do tema parque tecnológico

O assunto vem sendo debatido por cerca de dez anos


Na manhã desta sexta-feira (21/11), o vereador Jaison Barbosa/PDT participou da reunião extraordinária da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário, da Câmara Municipal de Caxias do Sul, para tratar do parque tecnológico, na cidade, abrangendo a região da Serra. Na oportunidade, Jaison, que é membro da Comissão de Desenvolvimento Econômico, também estava representando o presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto e Turismo, vereador Pedro Incerti/PDT.

A reunião teve por objetivo ouvir, por parte das entidades convidadas, como a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) local, Sindicato das Empresas de Informática do Rio Grande do Sul (Seprorgs), Trino Polo e Universidade de Caxias do Sul (UCS), como está se dando o avanço, na formatação do parque tecnológico de Caxias do Sul, tratativas estas que já vêm ocorrendo há, aproximadamente, dez anos.

Jaison havia encaminhado, em 2013, uma sugestão ao Poder Executivo, para que fosse criado o Conselho Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação e a Conferência Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação, pois essa área do conhecimento tem desempenhado um papel, cada vez mais, relevante, no desenvolvimento sustentável das sociedades modernas.

"Acredito que o parque tecnológico terá por principal objetivo fomentar o surgimento, o crescimento e a consolidação de empresas inovadoras, atuando em segmentos de elevada densidade tecnológica. Isso irá consolidar a natural vocação da cidade, como polo de desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação, cujas raízes remontam ao surgimento de importantes empresas, com reconhecimento mundial, como a Marcopolo, Fras-le, Randon. Além da importante participação acadêmica, como a UCS, nos estudos dos nanocompósitos, devemos pensar em um modelo não só de tripla aliança público/privada/ conhecimento, mas que, como humano, o comunitário esteja inserido neste contexto e nesta discussão. A sofisticação da nossa base produtiva é a possibilidade de crescermos e de nos desenvolvermos social e economicamente", ressaltou Jaison Barbosa.

21/11/2014 - 18:01
Gabinete do Vereador Jaison Barbosa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo