Voltar para a tela anterior.

Plenário aprova os nomes que serão agraciados com a Comenda "Medalha Zumbi dos Palmares" em 2014

Antônio Jorge da Cunha, Janquiel Francisco Claudio (MC Chiquinho) e Lucas Caregnato receberão a honraria nesta quinta-feira (19/11), às 19h30min, em sessão solene


   Os parlamentares caxienses aprovaram, na plenária desta quarta-feira (19/11), os cidadãos que serão homenageados com a Comenda "Medalha Zumbi dos Palmares" neste ano de 2014. A entrega da distinção ocorre nesta quinta-feira (20/11), em sessão solene que se inicia às 19h30min, no plenário da Casa.

Os nomes aceitos pelo Legislativo para serem agraciados com a honraria são: Antônio Jorge da Cunha, Janquiel Francisco Claudio (MC Chiquinho) e Lucas Caregnato. O requerimento 96/2014, que apresenta os nomes e é assinado pela Mesa Diretora da Câmara, passou por unanimidade pelo plenário.

Em cumprimento ao Decreto Legislativo nº 174/A, de 2005, as indicações para receberem a homenagem são feitas pelos líderes de bancada e pelo Conselho Municipal da Comunidade Negra (COMUNE). A distinção é conferida, anualmente, a pessoas físicas ou jurídicas que se destacarem: I - na defesa dos direitos humanos e da cidadania; II - no combate à discriminação e ao preconceito; III - na defesa da promoção da vida; IV - na defesa das garantias individuais e da dignidade humana; V - na defesa da transformação e da evolução das relações de trabalho e na sociedade; e, VI - na inclusão social.

A comenda deve ser outorgada pela Câmara Municipal de Caxias do Sul e entregue durante a Semana da Consciência Negra. Integram a Mesa Diretora neste ano os vereadores Gustavo Toigo (presidente), Flávio Cassina (1º vice-presidente), Arlindo Bandeira (2º vice-presidente), Felipe Gremelmaier (1º secretário) e Edi Carlos Pereira de Souza (2º secretário).

 

Conheça os homenageados:

ANTÔNIO JORGE DA CUNHA: Nasceu no dia 13 de julho de 1963, na cidade de Piriri, no Estado do Piauí. Filho de José Maria da Cunha e Maria Pereira da Cunha, aos 20 anos, Antônio resolveu ir em busca de novas oportunidades e mudou-se para São Paulo. Em território paulista permaneceu por dois anos. Em 1985, veio para Caxias do Sul. Começou sua trajetória profissional, trabalhando em várias empresas até chegar à antiga Pigozzi (hoje chamada Eaton), onde permanece há 25 anos. Em 1991, casou com Nivane Bernardete da Silva, com quem teve três filhos: Eder, Ezequiel e Samuel. Duas décadas após o casamento, concluiu o Curso de Licenciatura em História na Universidade de Caxias do Sul. Hoje, cursa Mestrado em Educação. Diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul, Antônio também é militante em movimentos sociais e membro da União Nacional dos Negros (UNEGRO).

 

LUCAS CAREGNATO: Natural de Caxias do Sul, Lucas Caregnato nasceu em 19 de janeiro de 1985. Filho de Maria e Italino Caregnato e irmão de Jair Antônio, Eliane e Márcia Regina, desde o nascimento, reside no bairro Planalto. Seu engajamento com as lutas sociais iniciou na Paróquia do Cristo Operário, por meio das Comunidades Eclesiais de Base (CEB's) e de Conselho Comunitário.  No final da década de 1990, se integrou ao movimento negro pela Pastoral Afro. Em 2004, começou a cursar História na Universidade de Caxias do Sul. Formou-se em 2007 e logo ingressou na docência. No ano de 2009, iniciou o Mestrado em História pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Na sua trajetória de participação social, em 2005, foi conselheiro do COMUNE e também participou da 1ª Conferência da Promoção da Igualdade Racial, em Brasília. Em 2010, lançou a obra A Outra Face - A presença de afrodescendentes em Caxias do Sul. Atualmente, Caregnato é coordenador de Relações Universitárias da UCS e professor nas escolas municipais Presidente Tancredo Neves e Padre Antonio Vieira.

 

JANKIEL FRANCISCO CLAUDIO (MC Chiquinho): Mais conhecido por MC Chiquinho, Jankiel Francisco Claudio nasceu em Caxias do Sul no ano de 1980. Em 1985, Chiquinho se identificou com o hip-hop, quando estudou os primeiros discos de rap nacional. Fundou o Grupo Poetas Divilas em 1997, com seu parceiro e MC Paulista (Marcelo Santos). Chiquinho lidera diversas ações sociais, como eventos beneficentes em bairros pobres no Dia da Criança, Páscoa, Natal, entre outros. Ministra oficinas de hip-hop nas comunidades e escolas municipais e estaduais, levando um pouco da cultura hip-hop para centenas de jovens e adolescentes. Também comandou um novo conceito para disseminar o hip-hop: a realização de oficinas e palestras para empresas de grande porte em eventos destinados aos familiares dos funcionários. Atua, ainda, em um projeto em parceria com a SUSEPE/RS, trabalhando com jovens no sistema carcerário. Escreveu a primeira monografia com o tema "Hip-Hop" na Universidade de Caxias do Sul. Graduado em Relações Públicas pela UCS (2010), tem pós-graduação em Gestão de Pessoas. Chiquinho promoveu a sua festa de formatura com a comunidade, dividindo a conquista com crianças, adolescentes e moradores dos bairros pobres. Em 2014, Chiquinho foi agraciado com o Prêmio Sou de Atitude - Segmento Jovem de Atitude, pela Associação Criança Feliz.

 

DELIBERAÇÃO SOBRE O REQUERIMENTO 96/2014

Vereador - Partido - Voto

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PRB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Sim

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Não Votou

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Presente

HENRIQUE SILVA PCdoB Sim

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Sim

MAURO PEREIRA PMDB Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Não Votou

RAFAEL BUENO PCdoB Sim

RAIMUNDO BAMPI PSB Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Não Votou

WASHINGTON STECANELA CERQUEIRA PDT Não Votou

ZORAIDO DA SILVA PTB Sim

19/11/2014 - 21:09
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo