Voltar para a tela anterior.

Empresário Carlos Heinen é Cidadão Caxiense

O título foi entregue pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul nesta terça-feira, durante sessão solene


O empresário Carlos Heinen é, hoje, Cidadão Caxiense. O título foi concedido pela Câmara Municipal de Caxias do Sul, nesta terça-feira (18/11), durante sessão solene, no plenário da Casa. A cerimônia foi conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador Gustavo Toigo. Autor da proposição, o parlamentar Washington Stecanela Cerqueira/PDT fez o pronunciamento em nome dos parlamentares.

Em referência à trajetória do homenageado, Washington lembrou que Heinen, assim como ele, é migrante. Sócio-proprietário e acionista da Vidroforte e atual presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, Heinen nasceu em Lajeado e vive há mais de 37 anos em território caxiense. "Já formado em Administração, chegou a Caxias do Sul para gerenciar a filial da antiga Genta. A partir daí, sua dedicação, trabalho, ética e respeito o levaram à ascensão profissional", pontuou o vereador, destacando também a família do homenageado como alicerce.

De acordo com Washington, a classe empresarial vê em Heinen um modelo de gestor e, por isso, reconhecer seu trabalho é demonstrar a gratidão da sociedade. Ao parafrasear o administrador Idalberto Chiavenato, o parlamentar pontuou que, no campo empresarial, o conhecimento tecnológico é importante, mas depende da personalidade e do modo de agir do administrador. E esses atributos, conforme Washington, não faltam a Heinen.

Em seu discurso, o homenageado ressaltou que, há 37 anos, foi acolhido "por um povo responsável, disciplinado e trabalhador". Desde então, lhe chamou a atenção, em Caxias, a necessidade de as pessoas fazerem as coisas mais perfeitas possíveis, o que, na sua opinião, torna o povo um exemplo. Heinen disse ter orgulho de viver numa terra "acolhedora e realizadora de sonhos", em que conseguiu se realizar profissionalmente e onde encontrou sua mulher e nasceram seus filhos.

Dirigindo-se à plateia, o agora Cidadão Caxiense fez questão de salientar: "Foram vocês que me proporcionaram essa honraria. Trabalhar em prol da cidade como vocês fazem é compensador e justifica ausências na família, longas noites de sono e jornadas em prol do desenvolvimento. Nossa família continuará trabalhando, participando e à disposição para fazer o bem a todos".

O empresário agradeceu o apoio dos familiares, destacando os pais, que estavam presentes, a esposa e os filhos. Também externou agradecimento às entidades que representa e nas quais participa, à sua empresa, ao vereador proponente da distinção e a todo o Legislativo que aprovou a concessão do título por unanimidade.

A mensagem que o prefeito Alceu Barbosa Velho destinou ao agraciado foi lida pelo vice-prefeito, Antonio Feldmann. Um histórico sobre o percurso profissional de Heinen também foi mencionado por Feldmann, que pontuou a dimensão cidadã do agraciado. "Esse é um reconhecimento legal a algo que moralmente o senhor já detinha. Diante da lição de amor por esta terra, só poderia receber esta homenagem", enfatizou Feldmann.

Além da distinção concedida pelo Legislativo, durante o ato, Heinen recebeu placas de homenagem do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs) e dos Conselhos Superior, Deliberativo e Executivo e Funcionários da CIC.

 

O homenageado

Carlos Heinen é presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul. Natural de Lajeado, nasceu em 1953. Trabalhou na prefeitura daquele município e, aos 22 anos, após concluir a faculdade, mudou-se para Caxias do Sul, para gerenciar a filial da antiga Genta, empresa do ramo da vidraçaria.

Em 1989, Heinen fundou, junto com seus irmãos Herberto e Eduardo, a empresa Vidroforte. Depois de duas décadas de dedicação integral à empresa, Heinen tornou-se sócio-proprietário e acionista da Vidroforte.

Atuante em prol da categoria empresarial, o homenageado foi diretor de Política Empresarial da CIC, de 1999 a 2001 e de 2005 a 2007. Também presidiu o Sindicato das Indústrias de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmica de Louça e Porcelana no Estado do Rio Grande do Sul (Sindividro), de 2001 a 2004 e na gestão de 2007 a 2010.

Heinen foi, ainda, diretor da Comissão Social da Festa da Uva 2010 e 2012. Atualmente, ele segue à frente da CIC (gestões 2012/2013 e 2014/2015).

 

18/11/2014 - 21:22
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo