Voltar para a tela anterior.

Câmara celebra os 30 anos da Microempa em sessão solene

O órgão tem se destacado como referência de empreendedorismo


Os 30 anos da Associação das Empresas de Pequeno Porte da Região Nordeste do Rio Grande do Sul (Microempa) foram celebrados em sessão solene da Câmara Municipal de Caxias do Sul, realizada na noite desta terça-feira (04/11), no plenário da Casa. Fundada em 5 de novembro de 1984, a instituição tem se notabilizado como referência de empreendedorismo. O vice-presidente do Legislativo caxiense, vereador Flávio Cassina, conduziu a cerimônia.

Um dos proponentes da homenagem, junto com os vereadores Edson da Rosa e Kiko Girardi, o vereador Guila Sebben fez o pronunciamento a partir da tribuna. De acordo com Guila, a Microempa exerceu papel fundamental na articulação que resultou no vigente Estatuto Nacional da Micro e Pequena Empresa. Comemorou o fato de uma parte da lei geral das micro e pequenas empresas do município já ter sido regulamentada.

De acordo com Guila, que preside uma frente parlamentar da Câmara voltada ao setor, 52% dos empregos formais, no Brasil, são gerados por micro e pequenas empresas. Acrescentou que todas as escolas deveriam ter uma disciplina sobre empreendedorismo.

Depois de receber placa de reconhecimento do Legislativo, o presidente da Microempa, Cláudio Alberto Casagrande, agradeceu e citou conquistas da categoria. Lembrou os esforços em prol, por exemplo, do Simples Nacional e de mais condições, para o desenvolvimento da atividade empresarial. Disse que o órgão conta com mais de 1,6 mil associados.

O secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Francisco Spiandorello, transmitiu as saudações do prefeito Alceu Barbosa Velho. Considerou que a Microempa simboliza todo o espírito agregador e empreendedor do caxiense. Segundo Spiandorello, Caxias do Sul é a 33ª cidade em investimentos, no Brasil. Acrescentou, ainda, que o município possui 57,5 mil empresas cadastradas, sendo 96% delas formadas por micro e pequenos empreendedores, além de 13,2 mil profissionais autônomos declarados.

Conheça um pouco da história da Microempa

Em 1984, 15 empresários, liderados por Dino João Baptista Périco, fundaram a Associação da Pequena e Microempresa da Região da Grande Caxias. Os empresários buscavam enquadrar as micro e pequenas empresas em um projeto de lei que tramitava na Câmara dos Deputados. Essa proposta visava a facilitar o acesso a linhas de financiamentos. No entanto, esse projeto de lei não foi aprovado e a entidade ficou desativada por um breve período. Em 1985, o grupo retomou as reuniões para planejar a consolidação da instituição e das próprias empresas, diante da grave crise econômica do país.

Em 1988, a qualificação dos micro e pequenos empresários já era um dos pilares da Microempa. A entidade promovia palestras para melhorar os processos das empresas, aumentando a qualidade de seus produtos e serviços, reduzindo custos e ampliando o mercado. Em 1992, a entidade passou a se chamar Associação das Empresas de Pequeno Porte da Região Nordeste do Rio Grande do Sul (Microempa).

04/11/2014 - 21:25
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo