Voltar para a tela anterior.

Legislativo caxiense amplia debate com acadêmicos no Câmara Vai aos Bairros

Na noite desta segunda-feira, 120 alunos lotaram o auditório do bloco E da UCS


O debate do Legislativo caxiense com estudantes universitários foi ampliado na noite desta segunda-feira (03/11), quando 120 alunos lotaram o auditório do bloco E, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), na 3ª edição do Câmara Vai aos Bairros 2014. Os vereadores ouviram diversos relatos que se voltaram, principalmente, para a necessidade de maior democratização, no âmbito acadêmico, e para a ampliação dos descontos, na meia-passagem escolar do transporte público coletivo urbano. Coube ao presidente da Casa, vereador Gustavo Toigo, conduzir os trabalhos de hoje.

De acordo com o presidente da Câmara, o maior mérito da reunião consistiu em concretizar mais uma etapa, num contínuo esforço de intensificar a aproximação entre o Parlamento e o meio estudantil. "Ao propiciar aos alunos detalhes sobre as características e as funções da atividade parlamentar, o Legislativo cumpre com uma de suas missões, a de educar para a democracia", salientou. Ele garantiu que as demandas colhidas junto aos estudantes serão encaminhadas aos órgãos competentes.

Depois da exibição do vídeo institucional da Casa, os vereadores organizaram os alunos em grupos, por interesse temático. O vereador Daniel Guerra coordenou as conversas da comissão temporária especial voltada à unidade de oncologia e às obras de ampliação do Hospital Geral (HG). A vereadora Denise Pessôa, como presidente, as da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania Segurança. O vereador Jaison Barbosa, como presidente de ambas, as das comissões temporárias especiais Pró-Tombamento da Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, em Caxias do Sul (IFRS). O vereador Zoraido, as da Comissão de Educação.

Zoraido lembrou que a comissão vem sendo efetiva na cobrança por melhorias, nos espaços físicos, das escolas situadas em Caxias do Sul. Ressaltou que já podem ser observados resultados nesse sentido. Estudante de Comunicação Social, André Ramos propôs que fosse feito um cadastro de todos os alunos da UCS e que, por critério de renda, alguns conseguissem passe livre, nos ônibus do transporte público coletivo urbano.

Ramos também disse querer mudanças no estatuto interno da UCS, a federalização dela ou a vinda de uma universidade pública federal para Caxias. "O recente aumento nas mensalidades da UCS, na margem de 7%, fez com que uma colega diminuísse o número de cadeiras cursadas por semestre, de três para duas", lamentou o acadêmico de Comunicação.

Para o vereador Guerra, o desafio maior do HG consiste em superar a falta de leitos. Estudante de Serviço Social, Angélica Pelizaro contou que, em um ano e meio de estágios no HG, constatou que o hospital carece de melhor infraestrutura. Reconheceu, contudo, o empenho do órgão para atender os 49 municípios que integram a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Denise destacou o esforço da Comissão de Direitos Humanos, em difundir ações de combate ao racismo e todo tipo de preconceito. Também atentou para o respeito aos imigrantes estrangeiros que têm vindo para Caxias. Na ótica de Luis Eduardo Caetano, que estuda Direito, o Brasil precisa desenvolver políticas mais claras e organizadas de cadastramento dos imigrantes. O aluno alertou que migrantes de outros estados, assim como a população local, vêm sofrendo com problemas de logística e saúde. Quanto aos imigrantes, Caetano reconheceu que eles não tiram empregos de habitantes caxienses.

Enquanto isso, o vereador Jaison comemorou a conclusão das obras do IFRS, cujo campus está em funcionamento, no Bairro Fátima. Quanto à Maesa, ele explicou que, no momento, na Assembleia Legislativa, tramita um projeto de lei do governo estadual, para obter autorização parlamentar e doar a área ao município, para uso público. Jairo Zanchetin, do curso de Direito, salientou a dedicação dos vereadores, em prol da Maesa. Sugeriu que, quando se tornar de posse do município, o prédio sediasse um mercado público e um espaço multicultural, para toda a população.

Ao longo de 2014, o projeto itinerante da Câmara esteve no salão dos Capuchinhos, no Bairro Rio Branco, em 28 de abril, contemplando a zona urbana da cidade. No último dia 9 de junho, foi a vez de os parlamentares irem ao distrito de Fazenda Souza, onde receberam relatos sobre carências da zona rural do município.

O projeto Câmara Vai aos Bairros é realizado por meio de parcerias com as associações de moradores, clubes de mães, igrejas, instituições de ensino e quaisquer outras entidades interessadas. A intenção consiste em aumentar a participação da Casa, junto a variados segmentos da comunidade caxiense, bem como, intermediar a solução de problemas apontados pela população.

Além do vereador-presidente Gustavo Toigo, integram a Câmara Municipal de Caxias do Sul os vereadores Arlindo Bandeira; Daniel Guerra; Denise Pessôa; Edi Carlos Pereira de Souza; Edson da Rosa; Felipe Gremelmaier; Flávio Cassina; Flávio Dias; Guila Sebben; Henrique Silva; Jaison Barbosa; Kiko Girardi; Mauro Pereira; Neri, O Carteiro; Pedro Incerti; Rafael Bueno; Raimundo Bampi; Renato Nunes; Rodrigo Beltrão; Virgili Costa; Washington Cerqueira e Zoraido Silva.

03/11/2014 - 23:59
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo