Voltar para a tela anterior.

Câmara homenageia os 70 anos da Federação de Bandeirantes do Brasil-RS

Sessão solene realizada na quarta destacou o trabalho do movimento que abrange mais de 10 mil jovens no Brasil


Os 70 anos da Federação de Bandeirantes do Brasil-RS, completados neste ano, foram celebrados nesta quarta-feira à noite, em sessão solene conduzida pelo presidente Gustavo Toigo. A homenagem, aprovada por unanimidade, foi requerida pelo vereador Adelino Teles/PMDB enquanto ocupava a vaga de Edson da Rosa/PMDB, que se licenciou em setembro para tratar de assuntos particulares.

A Federação de Bandeirantes do Brasil-RS, fundada em 13 de agosto de 1944, tem tido um papel importante papel na sociedade, tanto na prestação de serviços quanto no controle e mobilização social. Conforme Teles, o Movimento Bandeirante está presente em 13 estados brasileiros e atinge diferentes segmentos sociais, atendendo mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens e conta com mais de 1.500 voluntários adultos na liderança dos grupos e nas funções de direção e apoio.

O vereador Edson da Rosa ocupou a tribuna para destacar o trabalho de várias gerações para manter vivo o espírito bandeirante e fomentar uma cultura de paz, principalmente nos jovens. Segundo ele, a Federação Bandeirante, que tem em Caxias do Sul os grupos Irmão Bonifácio e Guarani, desenvolve atividades para que os jovens sejam ativos, responsáveis e conscientes. No final da exposição, foi exibido vídeo mostrando crianças e adolescentes em diversas atividades e vários depoimentos.

Fernanda Masiero, presidente da Federação dos Bandeirantes do Rio Grande do Sul, agradeceu a homenagem e destacou o trabalho nestes 70 anos e afirmou que as várias gerações "deixaram um legado, um grande campo de aprendizagem e possibilidades para que hoje, crianças, adolescentes e jovens, sejam cidadãos ativos em nossa sociedade".

Agnes Pacheco, presidente da Federação em Caxias do Sul, também elogiou as pessoas que trabalham em prol do bandeirantismo e ressaltou os objetivos do movimento. "Acreditamos que através de projetos e atividades que oportunizem aos jovens a troca de cultura, formem laços de amizades e ajudem aos jovens a terem atitudes para conviver e trabalhar em diferentes realidades e culturas são a missão do Movimento Bandeirante", disse.

Representando o Executivo, o diretor do Departamento de Iluminação Pública da Secretaria de Obras, Adelino Telles, se emocionou ao faltar do trabalho da Federação Bandeirante do Brasil-RS.  "Quando trabalhei na Secretaria de Meio Ambiente fizemos muitos trabalhos com os bandeirantes, e a gente sabe do trabalho com voluntários e a participação em projetos do poder público", destacou Telles.


22/10/2014 - 21:02
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Luiz Carlos Erbes - MTB 7.404

Ir para o topo