Voltar para a tela anterior.

Presidente Gustavo Toigo acompanha ações para tornar a Romaria de Caravaggio patrimônio imaterial

A ideia começou a ser potencializada neste ano, quando Toigo assumiu como prefeito em exercício


A Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio transformou-se em um marco de fé e envolvimento comunitário na região. Por isso, o presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, Gustavo Toigo, tem acompanhado de perto as ações para tornar a romaria um patrimônio cultural, na categoria de Bem Cultural de Natureza Imaterial. Na quinta-feira (07/08), Toigo participou da entrega ao prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, de um dossiê contendo obras literárias, filmes, documentários, fotografias e clipagens de publicações da imprensa.

O material foi repassado ao prefeito pelas mãos do reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza. Também participaram do encontro, na Prefeitura, o padre Constante Pasa e arquiteto, urbanista e colaborador do projeto, Dangle Marini. O prefeito Alceu reforçou a importância da Romaria de Caravaggio e comprometeu-se a encaminhar o projeto para o Departamento de Memória e Patrimônio Cultural da Secretaria da Cultura e ao Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural para análise.

A ideia de transformar a Romaria de Caravaggio em patrimônio imaterial, como prevê a lei municipal 7.495, começou a ser potencializada neste ano. Em junho, na condição de prefeito em exercício, Gustavo Toigo se reuniu com o reitor Gilnei Fronza, que abraçou a proposta e começou a providenciar a documentação necessária.  Hoje, o registro da Romaria de Caravaggio como patrimônio está sendo mobilizado a partir de um empenho conjunto envolvendo o Santuário de Caravaggio, a Prefeitura e a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.

Para o presidente do Legislativo caxiense, a fé que a população demonstra há mais de 130 anos confirma que a romaria merece uma proteção especial, sendo elevada à condição de patrimônio. Toigo lembra que o município caxiense, desde a década de 1980, confere o caráter de feriado municipal ao dia 26 de maio (lei nº 3.130, de 20 de maio de 1987). Anualmente, nessa data de 26 de maio, os romeiros expressam oficialmente sua devoção à santa. Milhares de caxienses caminham quase 20 quilômetros rumo ao Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, para agradecer ou fazer pedidos. Nesse sentido, Toigo entende que a romaria merece um status de reconhecimento público à altura das grandes celebrações.

"Com a entrega dos documentos à Prefeitura e a mobilização do reitor e de colaboradores, vejo muito próxima a possibilidade de a Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio tornar-se um bem de natureza imaterial. Ela virou símbolo não apenas de fé, mas também de persistência, de mobilização e de valor histórico, tradicional e social. Precisamos garantir a sua proteção", defende o presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul.

Para ter ideia do envolvimento comunitário que a romaria desperta, somente neste ano cerca de 255 mil devotos participaram da 135ª edição da procissão em honra à santa.


08/08/2014 - 14:13
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Luiz Carlos Erbes - MTB 7.404
Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo