Voltar para a tela anterior.

Moção de apoio ao fortalecimento da economia caxiense e nacional e à manutenção de empregos é aprovada pela Câmara Municipal

Crise na economia motivou o encaminhamento da Moção encaminhada pelo vereador Mauro Pereira, que foi votada ontem (07/08)


A maioria dos vereadores aprovou a moção de apoio ao fortalecimento da economia caxiense e nacional e à manutenção de empregos. O documento de autoria do vereador Mauro Pereira/PMDB foi acatado pelo plenário na sessão ordinária desta quinta-feira (07/08), após discussão que se estendeu por cerca de uma hora e 30 minutos.

O documento afirma que Caxias do Sul sempre teve um crescimento diferenciado diante das outras cidades do Rio Grande do Sul e dos demais Estados devido à força da indústria, principalmente metalmecânica. Destaca, porém, que o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs) tem se mostrado preocupado com a situação atual, agravada pela constante ameaça de desindustrialização e desemprego, gerando instabilidade e preocupando a sociedade.

 

Abaixo as principais considerações da Moção e como votaram os vereadores.

 

 

1. Caxias do Sul sempre teve um crescimento diferenciado diante das outras cidades do Rio Grande do Sul e dos demais Estados devido à força na indústria, principalmente metalmecânica, mas mesmo assim também tem sentido os efeitos da crise econômica. 
2. O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul, Simecs, tem se mostrado preocupado com a situação, agravada pela constante ameaça de desindustrialização e desemprego, gerando instabilidade e preocupando a sociedade.

3. O Simecs abrange mais de 3.000 empresas do segmento metalmecânico, automotivo e eletroeletrônico e responsável por cerca de 60 mil postos diretos de trabalho somente em Caxias do Sul, fora as dezenas de milhares de empregos indiretos.

4. Atualmente há uma grande queda nas transações nas indústrias metalmecânicas, de produtos alimentícios e horitfrutigranjeiros, além de redução significativa no comércio, com reflexos diretos na economia e na agricultura de um modo geral.

5. A situação das empresas tem provocado muita preocupação tanto nos setores produtivos quanto nas categorias de trabalhadores. 

6. A previsão de crescimento da economia brasileira em 2014 recuou de 0,90% para 0,86%, na pesquisa Focus do Banco Central, divulgada dia 5 de agosto. Essa foi a décima revisão consecutiva do número, para baixo. Há quatro semanas, a expectativa era de 1,07%.

7. Houve queda de 11,9% na produção industrial nbo Rio Grande do Sul, comparado com o ano anterior. 

8. Caxias do Sul, de janeiro a maio, a indústria registrou queda de 5,7% na atividade e, nos últimos dois meses, fechou mais de 1,7 mil postos de trabalho.

9. O aumento no número de demissões em Caxias do Sul comprovada por meio de números. Em junho, 1.261 demissões foram registradas. Na última semana, o Sine contabilizou mais de 1 mil agendamentos para seguro-desemprego. De janeiro a julho, 18.373 pessoas encaminharam o seguro. Esse número é o maior dos últimos tempos e só não supera os dados de 2009, no ápice da crise mundial. Nos últimos 12 meses, 31.530 encaminhamentos foram executados. 

10. A arrecadação do Município de Caxias do Sul caiu consideravelmente no primeiro semestre de 2014.

11. A venda de automóveis (inclusive caminhões e carretas) teve queda de 34% em relação ao ano passado e que quase 70% da população caxiense está negativa junto ao Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) e no Serasa. 

12. Algumas empresas do ramo metalúrgico vêm buscando a flexibilização da jornada de trabalho de seus funcionários.

13. Essa estratégia visa a manter os postos de trabalho, sendo que o quadro de trabalhadores do grupo deve ser mantido nos próximos meses. 

14. O sistema financeiro precisa renegociar as dívidas das pessoas, especialmente as que têm financiamentos de veículos e com o setor habitacional e de cartões de crédito.

15. A inflação tem feito muitas pessoas comprarem a prazo, principalmente no setor alimentício. 

16. O Governo precisa adotar medidas para reaquecer o setor econômico, como incentivo ao crédito, além de p romover mudanças no sistema tributário, modernizar as relações de trabalho e investir em infraestrutura para aumentar a competitividade do Brasil.

 

Como votaram os vereadores:

 

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Não

DANIEL ANTONIO GUERRA PRB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Não

EDSON DA ROSA PMDB Sim

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Sim

GLADIS FRIZZO PSB Sim

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Presente

HENRIQUE SILVA PCdoB Não

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Não

MAURO PEREIRA PMDB Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SDD Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Ausente

RAFAEL BUENO PCdoB Não

RAIMUNDO BAMPI PSB Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Não

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Não

WASHINGTON STECANELA CERQUEIRA PDT Não Votou

 ZORAIDO DA SILVA PTB Sim

 

08/08/2014 - 12:39
Gabinete do vereador Mauro Pereira
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo