Voltar para a tela anterior.

Daniel Guerra volta a cobrar explicações da direção do Hospital Geral

O parlamentar quer informações relacionadas às obras no HG e sobre o funcionamento da Unacon


O vereador Daniel Guerra/PRB cobrou novamente a presença da direção do Hospital Geral (HG) no Legislativo caxiense para dar explicações referentes às obras no HG e ao funcionamento da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). Na sessão ordinária desta quinta-feira (07/08), o parlamentar informou que vai apelar ao Ministério Público, para solicitar manifestação da direção do HG, tendo em vista que o diretor-geral da unidade, Sandro Junqueira, já foi esperado na Casa, para uma reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA), mas não compareceu.

No entendimento do republicano, Junqueira deveria se pronunciar, principalmente porque o HG atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS). "Esse cidadão está fugindo de nós, não quer vir nessa Casa. Ele chegou a dizer que viria e, às vésperas, recebemos um ofício dizendo que houve um contratempo e não poderia comparecer. Agora, em nome do respeito, da saúde pública e da transparência, vamos ao Ministério Público buscar o que não conseguimos por meio desta Casa", informou Guerra.

Conforme o republicando, tanto a ampliação do HG quanto a Unacon são temas recorrentes em reuniões da CSMA e da Comissão Temporária Especial de Acompanhamento da construção da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia com Radioterapia do Hospital Geral de Caxias do Sul e das obras de Ampliação do Hospital Geral.

Em seu pronunciamento na sessão, Guerra também criticou o atendimento à saúde disponibilizado pelo município e pelo Estado. Pontualmente lamentou o fato de os cidadãos terem de acionar a Justiça para conseguir seus direitos, como, por exemplo, determinados remédios e tratamentos. Outra preocupação demonstrada pelo vereador referiu-se à falta de leitos.

Em defesa da administração municipal, o vereador Jaison Barbosa/PDT listou algumas ações que a prefeitura, em conjunto com governos estadual e nacional, vem realizando pela saúde da população. Comemorou a notícia de que a Unacon vai iniciar o serviço de radioterapia na segunda-feira, dia 11 de agosto. O pedetista também demonstrou contentamento pela instalação, nesta semana, de uma Academia da Melhor Idade (AMEI) no bairro Santa Fé. Comentou que havia feito uma indicação a respeito.

Jaison elogiou, ainda, a entrega, por parte do prefeito Alceu Barbosa Velho, de documentos de regularização de lotes a 20 famílias, dentro do projeto More Legal da Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU). A documentação foi repassada às famílias nesta quinta-feira (07/08).

"Quando faço toda essa homenagem aos governos municipal, estadual e federal é porque o povo quer ver saúde, educação, cultura. Viva as políticas públicas de Estado", exaltou o parlamentar.

Outro tema abordado pelo vereador na sessão plenária foi relacionado ao complexo da Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa). Jaison, que preside uma comissão temporária especial do Legislativo caxiense pelo tombamento da área, aproveitou para divulgar uma audiência pública que tratará da destinação de uso do complexo Maesa. O encontro será no dia 18 de agosto, às 19h, no plenário da Câmara.  

07/08/2014 - 17:40
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo