Voltar para a tela anterior.

Rodrigo Beltrão ressalta que a saúde é direito constitucional no Brasil

O parlamentar lembrou o Dia Nacional da Saúde, comemorado nesta terça-feira, e listou iniciativas em vigor no país nessa área


No Dia Nacional da Saúde, comemorado nesta terça-feira (05/08), o vereador Rodrigo Beltrão/PT lembrou que a saúde é, hoje, um direito garantido pela Constituição Brasileira. O parlamentar recordou que, antes de 1988, quando a atual carta magna foi publicada, o acesso à saúde pública era facilitado ao trabalhador ligado à Previdência Social.

"A partir de 1988, a saúde passou a ser direito de todos e isso se transformou num marco. O Brasil é o país que tem em sua legislação o conceito e a visão da universalidade", pontuou o vereador, mencionando o nascimento do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com Beltrão, o SUS traz em sua essência um conceito avançado e revolucionário. Nos Estados Unidos, exemplificou o parlamentar, só agora se passou a pensar em um sistema universal de saúde misto, isto é, privado e público.

Beltrão listou algumas ações implantadas no país nos últimos anos e que, na sua opinião, têm fortalecido a atenção à saúde, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o programa Mais Médicos e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). O parlamentar, por outro lado, cobrou do município caxiense agilidade no serviço prestado pelo Pronto Atendimento 24 Horas (Postão 24H) e em outros setores médicos. "No Postão, o atendimento é muito precário. E quantas Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão sem pediatra?", questionou.

Na ótica do vereador Mauro Pereira/PMDB, o país precisa avançar mais na área da saúde. Comentou sobre uma notícia recente que mostrou as dificuldades enfrentadas por pacientes em um hospital de Piauí, onde equipamentos médicos estariam ficticiamente em operação. O peemedebista defendeu as ações executadas pelo governo municipal de Caxias nos últimos tempos, citando, por exemplo, a construção do prédio de sete andares do novo Postão 24H. "Aqui em Caxias, na saúde pública, as pessoas são atendidas com tudo gratuito, inclusive com exames e remédios. Há o que melhorar, mas precisamos valorizar o que temos", destacou Mauro.

O vereador Jaison Barbosa/PDT também relacionou ações da prefeitura caxiense na área da saúde. Citou a UPA da Zona Norte, que estaria praticamente pronta, melhorias no Hospital Geral, novas UBS e ampliação das equipes da Estratégia Saúde da Família.

Na opinião do vereador Flávio Dias/PTB, o SUS "é o melhor do mundo". O petebista também ressaltou positivamente o atendimento à saúde pública no Rio Grande do Sul e em Caxias. Para o presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente do Legislativo, parlamentar Henrique Silva/PCdoB, é necessário olhar a saúde por conceitos e pensar a estruturação dessa área como um todo, ou seja, observando as esferas municipal, estadual e nacional.

 Já o vereador Daniel Guerra/PRB avalia que o atendimento à saúde é precário nacionalmente e na cidade. De acordo com ele, uma pesquisa com 49 países mostrou o Brasil em último colocado no atendimento à saúde da população. "Se não encararmos de fato a realidade que temos, corre-se o risco de mascarar a verdade. Ver o cidadão ficar horas esperando para ser acolhido é fora de série", criticou. O republicano considera inaceitável o fato de as pessoas terem que buscar na justiça o direito a remédios e exames.


05/08/2014 - 20:46
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo