Voltar para a tela anterior.

Aprovada a moção contrária à paralisação das obras na Praça da Bandeira

O texto é de autoria do vereador Mauro Pereira e destaca que o pedido feito pelo Iphan tende a atrasar a revitalização do local


A moção de contrariedade à paralisação das obras na Praça da Bandeira foi aprovada por maioria  (11x10), na sessão ordinária desta quarta-feira (23/07). A interrupção da reforma na área foi solicitada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que pediu ao município um estudo arqueológico do subsolo da praça. Há manifestações de historiadores da cidade, como João Spadari Adami, indicando que tribos de índios teriam vivido na região. 

Proposta pelo vereador Mauro Pereira/PMDB, a moção defende que os trabalhos relacionados à praça sejam concluídos para evitar transtornos à comunidade especialmente na questão do trânsito. Devido ao conteúdo polêmico, que praticamente dividiu o plenário, o debate em torno da moção durou cerca de duas horas.

A Praça da Bandeira, cujo nome oficial é Prefeito Dante Marcucci, tem passado por um processo de revitalização. A moção nº 22/2014 ressalta que já faz alguns meses que o Camelódromo foi retirado das imediações e, em janeiro de 2014, se iniciou a abertura da Rua Moreira César, mas a obra estaria praticamente parada.

Em seu texto, o vereador Mauro Pereira observa que pelas redondezas da praça há grande fluxo de veículos e, nas horas de pico, ocorrem engarrafamentos. Para melhorar a mobilidade urbana na região, o parlamentar entende que é necessário terminar as obras. Sobre vestígios de antepassados, o texto assinado pelo peemedebista ressalta que "já foram feitas sondagens no local por uma empresa especializada, a uma profundidade de 12, 13 metros, e nenhum vestígio de presença indígena foi encontrado". Mauro também entende que, se a reforma for paralisada agora, haverá gastos para o município.

Durante a sessão plenária, o peemedebista ressaltou que a moção é democrática e mostra a importância da obra para a comunidade. Em concordância com o texto do parlamentar e argumentando que é necessário dar agilidade à remodelação da praça se manifestaram os vereadores Edi Carlos Pereira de Souza/PSB e Arlindo Bandeira/PP. O líder de governo na Casa, vereador Pedro Incerti/PDT, também se colocou a favor, assim como Jaison Barbosa/PDT. Por considerar o tema polêmico e recordar que a região da referida praça marca as origens de Caxias e, no passado, foi chamada Campo dos Bugres, Incerti sugeriu construir um monumento fazendo essa menção.

No grupo dos parlamentares contrários ao texto, Rodrigo Beltrão/PT adjetivou como lamentável o mérito da moção. Reafirmou que relatos do historiador João Spadari Adami destacam que, no quadrilátero em que a praça se encontra, existiram índios caingangues. Por isso, ele mesmo apresentou ao Executivo, no início do ano, uma indicação defendendo que fosse feita uma pesquisa arqueológica.

No entender do parlamentar petista, o estudo solicitado pelo Iphan não irá prejudicar o andamento da remodelação da praça. "As escavações não vão atrapalhar e a análise será técnica. Obras precisam ser construídas, mas com preservação da história. Dá para conciliar as duas coisas. Esse é o desafio: o desenvolvimento do concreto com respeito à cultura e à história", frisou Beltrão. Nessa linha da preocupação com a memória e com os registros históricos e divergindo do conteúdo da moção, se posicionaram os parlamentares Rafael Bueno/PCdoB, Denise Pessôa/PT, Virgili Costa/PDT, Henrique Silva/PCdoB, Zoraido Silva/PTB, Guila Sebben/PP e Renato Nunes/PRB.

Com a aprovação da maioria do plenário, cópia da moção será remetida à ministra da Cultura, Marta Suplicy; ao superintendente regional do Iphan, Eduardo Hahn; ao prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho; ao secretário municipal de Planejamento, Gilberto Boschetti, à procuradora da República Luciana Guarnieri, do Ministério Público Federal de Caxias do Sul; ao promotor de Justiça Luiz Carlos Prá; e à Associação de Moradores do Bairro São Pelegrino.

 

Deliberação - MOÇÃO 22/2014

Vereador - Partido - Voto

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Não

DANIEL ANTONIO GUERRA PRB Não

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Não

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Sim

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Sim

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Não

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Presente

HENRIQUE SILVA PCdoB Não

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Não

MAURO PEREIRA PMDB Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SDD Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PCdoB Não

RAIMUNDO BAMPI PSB Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Não

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Não

WASHINGTON STECANELA CERQUEIRA PDT Não Votou

ZORAIDO DA SILVA PTB Não

 


23/07/2014 - 19:14
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo