Voltar para a tela anterior.

Proposição que concede título de Cidadão Emérito a Marcos Antonio Tronca é apreciada pelos parlamentares caxienses

O texto é de autoria do vereador Arlindo Bandeira/PP e voltará a plenário para segunda discussão e votação


O projeto de decreto legislativo (PDL 10/2014) que propõe o título de Cidadão Emérito a Marcos Antonio Tronca passou em primeira discussão, durante a plenária desta terça-feira (22/07). A proposta é de autoria do vereador Arlindo Bandeira/PP e busca reconhecer Tronca pelos relevantes serviços prestados à comunidade caxiense. O texto voltará a plenário para segunda discussão e votação.

De acordo com a proposição, Marcos Antonio Tronca nasceu em Caxias do Sul no dia 18 de abril de 1965. Filho de Domingo João César Tronca e de Lourdes Maria Tronca, casou-se com Cristina Gasparetto, com quem teve um filho: Júlio Cesar Gasparetto Tronca. Estudou no Colégio La Salle, onde concluiu sua formação inicial. Em 1984, formou-se pelo Curso de Artilharia do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva  (NPOR),  no 3º Grupo de Artilharia Antiaérea do Rio Grande do Sul.

Quase uma década após, em 1992, graduou-se em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, e, em 1997, formou-se em Direito. O texto também ressalta que Tronca dedicou sua vida integralmente aos estudos e ao trabalho cívico. Dispõe de uma vasta lista de participação e organização de cursos e viagens de estudos técnicos voltadas à área da segurança e do civismo.

Tronca exerceu a função de representante do delegado da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG),  em Caxias do Sul, no período de 1999 a 2008. Atualmente, preside o Núcleo de Caxias do Sul da Liga da Defesa Nacional. Sua atuação voluntária também é destaque. Por diversas vezes, foi condecorado e homenageado pelos trabalhos dedicados à sociedade e à Pátria.

   Entre as distinções recebidas: Medalha Bento Gonçalves, do Grande Oriente do Rio Grande do Sul; Medalha do Mérito Histórico Farroupilha, do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul; e Medalha Cruz da Caridade da Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém.

22/07/2014 - 21:27
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo