Voltar para a tela anterior.

Maicon Felipe Zanette e Valceu Antonio dos Reis Cattuzzo são os Agricultores Destaque de 2014

O Legislativo caxiense programa para as 19h30min desta quinta-feira a entrega da medalha em homenagem aos produtores


A Medalha Agricultor Destaque do Ano, concedida pela Câmara Municipal de Caxias do Sul, será entregue nesta semana a Maicon Felipe Zanette e Valceu Antonio dos Reis Cattuzzo. A homenagem do Parlamento caxiense aos dois produtores rurais ocorre nesta quinta-feira, às 19h30min, durante sessão solene, no plenário da Casa.

O requerimento que indicou os agricultores escolhidos (confira abaixo o currículo de cada um) e foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares no dia 10 deste mês é de autoria da Mesa Diretora. O documento atende ao disposto no Decreto Legislativo nº 207/A, de 4 de julho de 2007, que institui a distinção e que foi alterado pelo Decreto Legislativo nº 230/A, de 29 de maio de 2008. A proposta de criação dessa homenagem foi apresentada em 2007 pelos vereadores da época Geni Peteffi/PMDB (in memoriam) e Marcos Daneluz/PT.

Os agricultores foram escolhidos por uma comissão especialmente designada para tal fim. Esse grupo é formado por cinco membros, com a seguinte composição:  a) um representante da Câmara Municipal de Caxias do Sul; b) um representante da Secretaria Municipal da Agricultura; c) um representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; d) um representante do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural; e) um representante do Sindicato Rural de Caxias do Sul.

Integram a Mesa Diretora do Legislativo caxiense neste ano: os vereadores Gustavo Toigo (presidente), Flávio Cassina (1º vice-presidente), Arlindo Bandeira (2º vice-presidente), Felipe Gremelmaier (1º secretário) e Edi Carlos (2º secretário).

 

 

CURRÍCULO DOS AGRICULTORES HOMENAGEADOS EM 2014:

 

MAICON FELIPE ZANETTE

Maicon Felipe Zanette tem 30 anos, é natural de Caxias do Sul e mora em Fazenda Souza. Engenheiro agrônomo de formação, é gerente da empresa Zanette Agronegócio. Os pomares de maçã, pera, caqui, pêssego e ameixa sob seu cultivo ficam no distrito de Vila Oliva. Ao todo, geram 3,5 mil toneladas de frutas/ano, com destaque para a cultura da maçã. Maicon é filho de Daniel José Zanette e de Rita Ana Zanette. Casado com Patrícia Zanette, tem dois filhos: Giórgia, de três anos, e Lorenço, de 10 meses.

Cresceu envolvido com a agricultura, por isso não se vê distante dos pomares. Cursou Agronomia para poder ajudar no aprimoramento do plantio e da colheita. "Procuro me dedicar ao trabalho, buscando novas tecnologias e informações sobre a variedade das frutas, as tendências e os gostos do consumidor", explica o jovem que preferiu cuidar da terra a trabalhar na cidade.

Maicon aposta nos resultados e na rentabilidade da atividade rural, considerando principalmente os recursos que ela movimenta. Lembra, entretanto, que o trabalho agrícola exige comprometimento. "Aqui, os animais e as plantas não têm horário para precisar de atenção e cuidados", ressalta.

O agrônomo não pensava que o compromisso assumido com o campo renderia homenagens tão cedo. Por isso, recebe o título de Agricultor Destaque do Ano pelo Legislativo caxiense com grande satisfação. "Estou muito contente. Essa homenagem é um incentivo para quem atua na agricultura. É bom para nossa autoestima", comemora Maicon.

 

VALCEU ANTONIO DOS REIS CATTUZZO

Valceu Antonio dos Reis Cattuzzo, 46 anos, é natural de Caxias do Sul e reside na Capela Nossa Senhora Aparecida, em Vila Seca. Além de viticultor desde muito jovem, é sócio numa granja onde cria matrizes de perus. Valceu é casado com Maria de Fátima da Silva Cattuzzo e tem um filho: William, 14.

O pecuarista foi um dos pioneiros no cuidado com matrizes estando na condição de agricultor integrado. Antes disso, somente as empresas respondiam por essa função. O cultivo de uva vem desde a infância. Já a criação de perus ingressou no cotidiano da família Cattuzzo por volta de 2008. O início do trabalho foi com peru de corte. Mais tarde, diante dos bons resultados e do cuidado que dispensava aos animais, Valceu foi convidado pela empresa integradora (que é a responsável por comprar as aves e, muitas vezes, também dar assistência técnica ao produtor) a trabalhar com matrizes (criar as mães que vão gerar perus destinados ao corte/abate).

   O agricultor conseguiu guardar recursos e  investir na infraestrutura necessária para a nova tarefa. Hoje, a Granja Nossa Senhora Aparecida, que Cattuzzo mantém em sociedade com a irmã Marinês Antonia dos Reis Cattuzzo, dispõe de dois aviários de perus, com uma criação de 9,5 mil fêmeas e 1 mil machos.

Cattuzzo se orgulha de ser produtor rural. Acredita que não saberia fazer outra coisa nem conseguiria viver longe da colônia. Também revela gostar muito de Vila Seca, distrito em que mora desde criança e onde completou o Ensino Fundamental (na Escola Municipal Erico Verissimo) e constituiu família. "Não me vejo morando na cidade. Adoro o Interior e o trabalho que faço. Sou muito feliz como agricultor", enfatiza. Diante da homenagem que a Câmara concederá na próxima quinta-feira, Cattuzzo está eufórico. "Jamais esperava receber uma medalha por ser agricultor. Será um momento único na vida. Eu e minha família estamos muito felizes. Meu pai e minha mãe vão me prestigiar também", entusiasma-se.

   O pai e a mãe de Cattuzzo, seu José, 85 anos, e Eredi, 80, são agricultores como o filho. Todos residem na mesma propriedade e se ajudam na lida agrícola.

21/07/2014 - 14:59
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo