Voltar para a tela anterior.

Vereador Daniel Guerra cobra o funcionamento do Sistema Marrecas

Obra foi inaugurada em 2012 e ainda não está em operação


O vereador Daniel Guerra/PRB recebeu, na última terça-feira (24/06), a resposta de um Pedido de Informações de sua autoria, aprovado por unanimidade dos vereadores. Após 30 dias da aprovação do requerimento, o retorno foi protocolado na Câmara de Vereadores, porém não respondeu aos questionamentos do parlamentar, que repercutiu a atual situação do Sistema Marrecas durante a sessão ordinária desta quarta-feira (25/06).

Durante sua exposição, o vereador apresentou um vídeo da data de inauguração do Sistema (conjunto formado por Barragem, Estação de Bombeamento de Água Bruta (EBAB), adutora de água bruta, Estação de Tratamento de Água (ETA), adutora de água tratada, reservatório e chegada), em dezembro de 2012, que contou com a presença da presidente da república, Dilma Rousseff, e de diversas autoridades do país.

O parlamentar mostrou indignação com estas inaugurações simbólicas, de obras inacabadas, pois um ano e meio após a inauguração, o Sistema Marrecas não está em funcionamento e as famílias ainda aguardam ansiosamente pelo abastecimento em suas residências.

Diferentemente do orçado, R$ 160 milhões, a obra inoperante já recebeu aporte financeiro de R$ 258 milhões, muito acima do que anteriormente havia sido planejado.

Guerra acredita que há contradição nas manifestações do diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Édio Elói Frizzo, que afirmou em audiência pública realizada em 10 de fevereiro que o prazo de funcionamento aconteceria dentro de 60 dias. Para surpresa do vereador, a resposta é de que ainda não há prazo para o início do funcionamento da barragem e que testes e adequações ainda estão sendo realizados, sendo que todo este processo levará o tempo que for necessário. O vereador afirma: "Isso é um desrespeito com a população, em especial àquelas famílias que diariamente sofrem com a falta de água. A administração sucessivamente tem enganado o povo".

Guerra também solicitou que fossem entregues os laudos que foram repassados ao Ministério Público Estadual e ao Ministério Público Federal, os quais já haviam sido solicitados em fevereiro deste ano. O diretor-presidente do Samae se comprometeu a entregar cópia para os vereadores, porém até o momento não havia feito. "Para nossa surpresa, os laudos emitidos pela empresa Holanda Engenharia, são datados de junho de 2014, o que prova que, até então não haviam laudos desta empresa", complementa Guerra.

26/06/2014 - 23:54
Gabinete do vereador Daniel Guerra
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo