Voltar para a tela anterior.

Comissão de Educação avança no debate sobre o regimento da Escola Helen Keller

A secretária Marléa garantiu que jamais foi cogitado fechar a instituição


O debate sobre alterações, no regimento interno da Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Helen Keller, teve mais desdobramentos, na audiência pública da Comissão de Educação do Legislativo caxiense, realizada na noite desta segunda-feira (02/12), no plenário da Casa. Em 22 de novembro, outro encontro, da Comissão de Direitos Humanos, já havia tratado do assunto. Hoje, a secretária municipal da Educação, Marléa Ramos Alves, esteve presente e garantiu que jamais foi cogitado fechar a instituição. A pasta é a mantenedora do colégio especial. A previsão é de que, a partir de 2014, entrem vigor as mudanças regimentais.

As discussões abordaram, entre outros pontos, a inserção da escola no modelo EJA (Educação de Jovens e Adultos). Para a diretora da instituição, Andrelise Sperb, a adoção da modalidade diminuirá o tempo de aprendizado dos alunos, cuja língua principal é a de Sinais e a Portuguesa escrita, a segunda.

Na reunião anterior, Andrelise tinha alertado que, com as mudanças, a carga horária semanal de português cairá das atuais quatro para duas horas. Acrescentou que o padrão de duas horas por disciplina substituirá o regime vigente, de tratar cada matéria de maneira diferenciada. Citou, por exemplo, que, hoje, os estudantes recebem uma hora semanal de inglês.

A secretária, no entanto, sustentou a preservação da proposta pedagógica fundamentada na concepção de educação bilíngue. Marléa explicou que a EJA aproveita a visão de cada aluno, com respeito à necessidade ao tempo de aprendizado. Disse que o modelo tem sido um facilitador para a inserção no mercado de trabalho.

Em complemento, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Gláucia Gomes, afirmou que o novo padrão segue diretriz nacional. "Quem faz o tempo, no EJA, é o aluno. Eles são preparados para o exercício da cidadania e o mercado de trabalho", observou.

Diversos vereadores se manifestaram. Rodrigo Beltrão/PT chegou a propor que a comissão apresentasse moção para que fosse estendido o prazo de implantação das alterações, no regimento interno da escola. Também participaram da reunião os vereadores Daniel Guerra/PRB, Denise Pessôa/PT, Gustavo Toigo/PDT, Jaison Barbosa/PDT, Jó Arse/PDT (presidente da Comissão de Educação), Mauro Pereira/PMDB, Pedro Incerti/PDT, Rafael Bueno/PC do B, Zoraido Silva/PTB.

Além do presidente Jó Arse/PDT, integram a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto e Turismo os vereadores Daniel Guerra/PRB, Guila Sebben/PP, Jaison Barbosa/PDT e Rafael Bueno/PC do B.

02/12/2013 - 22:10
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo