Voltar para a tela anterior.

Turno integral nas escolas estaduais tem o respaldo do Legislativo caxiense

A moção de apoio foi proposta pelo vereador Virgili Costa


O Legislativo caxiense aprovou, por unanimidade, a moção de apoio ao projeto de lei que implanta o turno integral nas escolas estaduais, na sessão ordinária desta quinta-feira (07/11). Proposta pelo vereador Virgili Costa/PDT, a moção enaltece a iniciativa do governo do Estado, assinada pelo governador Tarso Genro, na última terça-feira (05/11). A matéria se encontra em processo de tramitação, na Assembleia Legislativa.

O texto da moção enaltece o trabalho feito pela deputada estadual Juliana Brizola/PDT, neta do ex-governador Leonel Brizola. A proposta do governo é de que, no prazo de dez anos, pelo menos, 50% das matrículas para escolas estaduais sejam em regime de horário integral. A jornada integral, nas escolas, conforme a moção, terá turnos de sete horas diárias e quatro refeições.

O requerimento ainda faz referência ao modelo educacional idealizado pelo antropólogo Darcy Ribeiro, na década de 1980, por solicitação de Leonel Brizola, então governador do Rio de Janeiro. A moção explica que esse modelo originou os Centros Integrados de Educação Pública (CIEP), escolas de turno integral implantadas no estado fluminense.

Os vereadores Guila Sebben/PP, Henrique Silva/PCdoB, Pedro Incerti/PDT saudaram a proposta. Guila enalteceu o modelo dos CIEP, afirmando que eram escolas com pedagogia diferenciada. Henrique, por sua vez, destacou o trabalho desenvolvido pela deputada Juliana Brizola.

O vereador Renato Nunes/PRB também elogiou a medida do Estado. No entanto, cobrou que a implantação do turno integral fosse estendida às escolas municipais de Caxias do Sul. Jaison Barbosa/PDT, em resposta, relatou que já foi anunciada uma escola municipal de turno integral na cidade, no loteamento Campos da Serra, que se chamará Engenheiro Leonel de Moura Brizola. Destacou que o grande número de imigrações à cidade justificaria maior repasse de recursos federais ao município.

Para Virgili, o governador teve a humildade ao reconhecer o trabalho de Leonel Brizola. Outro assunto comentado por ele foi o pleito pela vinda da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) à região serrana. "Antes de se trazer a UFRGS para cá, temos que humanizar as escolas, dar comida, esporte, educação, tratamento médico e odontológico, em tempo integral", explicou.

 

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PRB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Presente

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Sim

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

HENRIQUE SILVA PCdoB Sim

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Sim

JÓ ARSE PDT Sim

MAURO PEREIRA PMDB Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SDD Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PCdoB Sim

RAIMUNDO BAMPI PSB Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

ZORAIDO DA SILVA PTB Sim

07/11/2013 - 20:14
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Luciane Modena

Ir para o topo