Voltar para a tela anterior.

Presidente da Acaxipem pede apoio para a associação ter uma sede

O Dia Nacional da Conscientização sobre a Esclerose Múltipla é comemorado nesta sexta-feira


Uma sede própria para a Associação Caxiense de Portadores de Esclerose Múltipla (Acaxipem) foi reivindicada pela presidente da instituição, Inês Maria Andreis, na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Caxias do Sul, na abertura da sessão ordinária desta quinta-feira (29/08). Ele disse que o principal objetivo consiste em atender os pacientes com menor poder aquisitivo, através do voluntariado (fisioterapia, psicólogo, e médicos). Amanhã, é comemorado o Dia Nacional da Conscientização sobre a Esclerose Múltipla.

A dirigente também procurou conscientizar a população sobre os aspectos da doença e seus principais sintomas. Explicou que a esclerose múltipla apresenta aspectos de inflamação e degeneração do sistema nervoso central, o que interfere na capacidade do cérebro de controlar funções, tais como: caminhar, falar e enxergar.

Conforme a presidente da associação, os sintomas da doença podem variar de uma pessoa para outra, dependendo da localização e do tamanho das lesões. Ponderou que a enfermidade pode se manifestar em jovens e adultos, sendo mais frequentes em mulheres. Salientou que a esclerose não é uma doença mental e nem contagiosa, mas que ainda não existe cura e que não é suscetível à prevenção.

Ela enfatizou que, entre os objetivos da associação, está o de propor, junto aos organismos oficiais e da iniciativa privada, medidas que visem ao atendimento das carências das pessoas com esclerose, sensibilizando a comunidade por meio de serviços informativos.

A fundação da Acaximpem data de 2005, com o propósito de trocar informações sobre a doença, por meio de encontros e palestras com profissionais especializados, em diferentes áreas. Atualmente, o grupo realiza encontros psicoterapêuticos quinzenais na Faculdade da Serra Gaúcha (FGS).

29/08/2013 - 17:23
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo