Voltar para a tela anterior.

Henrique Silva defende o Programa de Saúde da Família

Parlamentar citou Santa Cruz do Sul como exemplo de sucesso em relação a essa iniciativa


O vereador Henrique Silva/PC do B usou a tribuna para abordar a questão da saúde, na sessão ordinária desta quarta-feira (28/08). O parlamentar utilizou como exemplo o Programa Saúde da Família (PSF), implantado em Santa Cruz do Sul. O início do PSF na cidade, localizada na Região dos Vales, ocorreu após visita de uma delegação a Cuba, em 1997. No país caribenho, o grupo brasileiro acompanhou o funcionamento do sistema, visitando unidades e o posto onde o médico local também residia.  

A delegação constatou que cada morador da área de abrangência do posto estava identificado em fichas. Nesses documentos, constavam os dados pessoais, familiares, laborais; a situação de saúde e o registro dos procedimentos médicos que vinham sendo adotados em cada cidadão. Todas essas informações, posteriormente, seriam utilizadas em cada visita da equipe médica. Diante desses dados, repassados pela delegação, o poder público de Santa Cruz do Sul imediatamente implantou o PSF no município.

Conforme relata Henrique Silva, alguns problemas foram identificados, entre eles, a falta de médicos. A administração local optou por contratar dois médicos cubanos. A medida gerou uma revolta positiva no sistema de atendimento básico à saúde. Em determinada situação, foi levantada a possibilidade de transferência dos médicos cubanos para outras unidades do PSF, mas a ideia não foi bem recebida pela população, que exigiu a permanência dos profissionais na localidade onde estavam atuando.

O parlamentar Henrique Silva mencionou, ainda, o saldo final da experiência de Santa Cruz do Sul, cujos gestores perceberam que "a saúde, quando eficiente, se manifesta em linguagem universal, todos acabam entendendo, não importa se (o sistema) é formado por cubanos, brasileiros ou canadenses". Na opinião do parlamentar caxiense, é preciso avançar nesse debate com o poder público, para ter um olhar diferente e, nessa linha, implantar o PSF nas nossas Unidades Básicas de Saúde.

28/08/2013 - 21:33
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo