Voltar para a tela anterior.

Denise critica a falta de respostas a pedido sobre cargos em comissão do Executivo

A solicitação havia sido aprovada em 18 julho, e o prazo legal de 30 dias já se encerrou


A falta de respostas ao pedido de informações da bancada petista, sobre cargos em comissão e funções gratificadas do Executivo, foi alvo de críticas da vereadora Denise Pessôa (líder da bancada). Na sessão ordinária desta terça-feira (27/08), a petista lamentou que, na última quinta-feira, tivesse se encerrado o prazo legal, de um mês, para o retorno, como prevê a Lei Orgânica do Município.

Entre outros pontos, Denise, Kiko Girardi e Rodrigo Beltrão questionaram o número de vagas preenchidas por órgão, carga horária e data da nomeação. Pediram, ainda, a escolaridade e a formação dos ocupantes, além do valor total gasto com os funcionários lotados nessas condições.

Denise lamentou que, nos últimos dias, a Prefeitura tivesse priorizado as respostas às solicitações de dois jornais locais. Quanto a isso, o líder do governo na Casa, vereador Gustavo Toigo/PDT, esclareceu que os repórteres teriam tirado as informações do Portal da Transparência, hospedado no site do Executivo. Aquele pedido de informações havia sido encaminhado depois da aprovação unânime, na plenária de 18 de julho passado.

Toigo garantiu que a administração preencheu os cargos em comissão existentes. Disse que só foram criados os necessários para a criação da Coordenadoria do Idoso. Ressaltou a transparência do Executivo, ao publicar detalhes sobre os comissionados, no seu site.

Por outro lado, Beltrão acusou suposta tentativa de esvaziar o trabalho dos vereadores de oposição. Para ele, a Prefeitura deveria seguir o exemplo de Porto Alegre, onde o prefeito José Fortunati anunciou o corte de 95 cargos comissionados.

Enquanto isso, o vereador Jaison Barbosa/PDT afirmou que apoiará a busca por respostas do Executivo. Ressaltou, porém, que o governo estadual também não estaria respondendo a pedidos de deputados estaduais que representam o município. O vereador Mauro Pereira/PMDB sustentou que os cargos em comissão do Executivo caxiense estão trabalhando de maneira adequada.

27/08/2013 - 21:10
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo