Voltar para a tela anterior.

José Trevisan receberá o Título de Cidadão Caxiense

Conhecido como Zé da Mata, sua contribuição cultural e social foi destacada pelo autor da homenagem, vereador Rodrigo Beltrão


O requerimento de autoria do vereador Rodrigo Beltrão/PT, que propõe a concessão do Título de Cidadão Caxiense a José Rafael Trevisan, foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares, na sessão ordinária desta terça-feira (27/08). A cerimônia está prevista para o dia 10 de setembro.

Na exposição de motivos, Beltrão ressalta que Zé da Mata, como é mais conhecido, nasceu em 29 de julho de 1939, no distrito de Barra do Ouro, em Maquiné. É casado com Maria E. Rech, com a qual possui cinco filhos. O documento menciona que José começou a trabalhar na roça aos oito anos de idade e, assim, aprendeu a gostar da lavoura. Após a adolescência, foi fabricante de cachaça e plantador de fumo. Atuou como jóquei de carreira até os 17 anos, depois foi para o Exército pelo período de 10 meses. Retornando, namorou e casou com Maria E. Rech, em 1963.

No ano seguinte, o casal abandonou a lavoura e veio para a cidade, porque as dificuldades no Interior eram muitas: não havia luz elétrica, nem chuveiro elétrico e geladeira. O texto reitera que, em 1966, Zé da Mata passou por 15 dias de testes no Esporte Clube Juventude, mas, como precisava sustentar a família, não podia continuar treinando. Trabalhou em empresas como Madal Implementos Rodoviários e Agrale. Em 1969, se matriculou no Senai e cursou matemática mecânica; leitura e interpretação predial e tornearia. No Senac, fez datilografia, correspondência comercial, dicção e boa parte do curso de Hotelaria.

Segundo Beltrão, no ano de 1974, Zé da Mata reuniu um grupo de amigos e formou o Departamento de Árbitros Autônomos de Caxias. Teve a honra de trabalhar por 25 anos na Fundação Gaúcha de Futebol, na qual foi laureado na arbitragem gaúcha, sem nenhuma punição, possuindo passe livre em qualquer estádio do Brasil. Em 2000, abandonou a carreira de árbitro e recomeçou seu caminho na música.

O requerimento informa também que Zé da Mata formou dupla com Luiz Carlos do Amaral, em 2001, cantando sertanejo na Rádio Difusora e também na Rádio Viva. Hoje, o Zé da Mata é parceiro de Alcides Machado e tem como compromisso gravar, neste ano, seu próximo CD. Já em 2005, ingressou na área empresarial, fundando uma serralheria de sua propriedade. Os vereadores Rodrigo Beltrão/PT e Mauro Pereira/PMDB parabenizaram a contribuição cultural e social de Zé da Mata para o município de Caxias do Sul.

 

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PSDB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Não Votou

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Sim

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

HENRIQUE SILVA PCdoB Sim

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Sim

JÓ ARSE PDT Sim

MAURO PEREIRA PMDB Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR DEM Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PCdoB Sim

RAIMUNDO BAMPI PSB Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

ZORAIDO DA SILVA PTB Sim

27/08/2013 - 21:06
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo