Voltar para a tela anterior.

Coordenadora do Centro de Valorização da Vida explica o funcionamento do órgão

Miriam Gemelli se manifestou na tribuna durante a plenária desta quinta-feira


A coordenadora do Centro de Valorização da Vida (CVV), Miriam Gemelli, ocupou a tribuna da Câmara caxiense para contar como é realizado o trabalho da entidade. Miriam participou da sessão ordinária desta quinta-feira (11/07) e informou que o serviço é prestado por voluntários que oferecem apoio emocional às pessoas. Conversam sobre tudo, com total sigilo, aceitação, respeito e isenção de julgamentos.

A coordenadora explicou que é comum as pessoas terem dificuldade em encontrar quem se disponha a ouvi-las em momentos de crise, tristeza ou angústia. Miriam aponta que o suicídio é cercado pelo desconhecimento, medo, incômodo, preconceito e por atitudes condenatórias, o que leva esse assunto ao silêncio. Ela informou que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), houve aumento de até 60% no número de suicídios nos últimos 45 anos em todo o mundo. É, atualmente, a terceira maior causa de morte na faixa etária entre 15 e 35 anos, principalmente do sexo masculino.

Conforme os dados apresentados pela coordenadora, a cada ano, é registrado em torno de 1 milhão de mortes por suicídio no mundo. Isso representa uma morte a cada 40 segundos. Em Caxias do Sul, no ano de 2012, em comparação com o ano de 2011, houve um aumento de 58,49% nos casos de suicídios. A coordenadora acrescenta que Caxias do Sul conta com um Posto de Atendimento CVV desde 19 de maio de 2012. A unidade está disponível todos os dias, das 8h às 22h, por meio do telefone (54) 3019.1141.

11/07/2013 - 18:26
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo