Voltar para a tela anterior.

Sessões ordinárias da Câmara Municipal irão começar às 15h45

A mudança deverá entrar em vigor após a publicação da resolução, até o final deste mês


As sessões ordinárias da Câmara Municipal de Caxias do Sul irão começar às 15h45 e continuarão a ocorrer sempre às terças, quartas e quintas-feiras. Para entrar em vigor, o substitutivo ao projeto de resolução, aprovado na plenária desta quarta-feira (12/06), por 13X7, terá que ser promulgado pela Mesa Diretora da Casa e publicado. O presidente do Legislativo caxiense, vereador Edson da Rosa, espera que a publicação aconteça até o final deste mês. Além de Zoraido, o substitutivo recebeu a assinatura de outros 14 vereadores. No momento, as sessões ainda se iniciam às 17h.

Um extenso debate antecedeu a aprovação da matéria. Os vereadores favoráveis disseram acreditar que as reuniões ganhariam em maior dinâmica, com a vinda de estudantes. Por outro lado, e, inclusive, com contundências, os contrários, como o vereador Mauro Pereira/PMDB, sustentaram que a alteração prejudicaria a atuação nos bairros, afastando os vereadores das comunidades. O peemedebista garantiu que tentará reunir as oito assinaturas necessárias para apresentar, nos próximos dias, outro projeto de resolução, para que o início das plenárias fosse novamente alterado. Desta vez, para as 18h. Esta ideia de Mauro recebeu o apoio de Neri Carteiro/DEM.

No último dia 24 de maio, com outras 14 assinaturas, Zoraido havia apresentado um substitutivo ao seu projeto de resolução, protocolado em 20 de março. Inicialmente, o trabalhista apontava 14h. Segundo Zoraido, o consenso entre os que assinaram determinou o início para as 15h45, o que motivou o substitutivo, hoje aprovado. A troca de horário também contemplará as plenárias da comissão representativa da Casa, que, geralmente, se reúne no período de recesso legislativo.

Enérgico, o vereador Daniel Guerra/PSDB ocupou a tribuna, de onde relativizou a justificativa de Zoraido, de que a troca de horário aproximaria alunos do Parlamento. Disse que, no município, já há iniciativas que possibilitam visitas a locais públicos, incluindo a Câmara. Afirmou ter recebido pedidos para que as plenárias começassem mais tarde.

Em contrapartida, Zoraido ponderou que, com o novo horário, a gestão administrativa da Casa será beneficiada. Ele citou os horários de abertura das plenárias em outros municípios: Curitiba (9h), Novo Hamburgo (14h30), Pelotas (8h30), Porto Alegre (14h), Santa Maria (15h) e São Paulo (15h). Recebeu o apoio do vereador Felipe Gremelmaier/PMDB.

Os vereadores petistas Denise Pessôa e Rodrigo Beltrão, contudo, sustentaram que a realidade de Caxias do Sul difere de outras cidades, sobretudo, pelo expediente do setor industrial. Ou seja, expressaram que o horário mais tardio beneficiaria a população. O vereador Renato Nunes/PRB ainda sugeriu a retirada do espaço da leitura do expediente, para otimizar o tempo das plenárias.

Na primeira discussão de ontem, tinha sido rejeitado um pedido de vistas de Mauro, que pretendia adiar a votação por 10 dias.

 

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PSDB Não

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Não

EDI CARLOS PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Presente

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Não Votou

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Não Votou

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

HENRIQUE SILVA PCdoB Sim

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Não

JÓ ARSE PDT Sim

MAURO PEREIRA PMDB Não

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR DEM Não

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PCdoB Sim

RAIMUNDO BAMPI PSB Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Não

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Não

ZORAIDO DA SILVA PTB Sim

12/06/2013 - 22:20
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo