Voltar para a tela anterior.

Denise Pessôa comemora queda da liminar que mantinha o polo de pedágio entre Caxias e Farroupilha

Vereadora ocupou o espaço do grande expediente para celebrar a decisão com os demais parlamentares


No grande expediente da sessão ordinária desta quarta-feira (29/05), a vereadora Denise Pessôa/PT comemorou a derrubada da liminar que mantinha em funcionamento os polos de pedágio da Serra gaúcha até o final do ano. Segundo a parlamentar, a decisão é uma conquista para o povo gaúcho.

Denise vê a região como protagonista na luta contra o modelo de pedágio em vigor entre Caxias do Sul e Farroupilha. A petista elogiou a postura do governador do Estado, Tarso Genro, que em visita a Caxias assumiu o compromisso de terminar com o modelo atual de cobrança, mas uma liminar vinha impedindo isso. De acordo com ela, essa liminar foi derrubada pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE), nesta quarta-feira (29/05).

O vereador Pedro Incerti/PDT ressaltou a luta da sociedade para alcançar esse objetivo. Também destacou o envolvimento dos vereadores nesta causa, considerada por ele como pertinente à população. Durante a sessão ordinária da última terça-feira (28/05), Incerti havia mencionado a situação dos pedágios. O parlamentar lembrou a posição da desembargadora federal Vivian Pantaleão Caminha quanto à questão do vigor das praças de pedágio até dezembro deste ano. Para ela, o pedágio deveria estar fechado desde 16 de abril de 2013, conforme previa o contrato. De acordo com Incerti, a desembargadora considera que o serviço de pedágio deve levar em conta o período licitatório, sendo vedada a prorrogação até dezembro. Tendo em vista esse posicionamento, Incerti propôs que seja feita uma moção, junto à Comissão Especial de Acompanhamento dos Contratos de Concessão de Estradas Pedagiadas do Rio Grande do Sul - Polo de Caxias do Sul, a qual preside, em apoio à desembargadora.

O vereador Mauro Pereira/PMDB também comemorou a extinção do modelo atual de cobrança de pedágios. Segundo o vereador, a queda da liminar só foi alcançada por uma mudança na estratégia do Estado. Mauro também citou o modelo adotado pelo governo federal com valores mais baixos e com toda a infraestrutura oferecida pelas concessionárias, sugerindo que seja também implementado nas rodovias da região.

O vereador Zoraido Silva/PTB valorizou a união dos municípios da Serra em busca da extinção dos pedágios e a abertura que o governo do Estado proporcionou para que essas cidades se manifestassem. Nesta sexta-feira (31/05), o governador Tarso Genro estará em Caxias do Sul para comemorar a abertura das cancelas.

29/05/2013 - 21:54
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo