Voltar para a tela anterior.

Aprovada moção de apoio à elevação da idade para aposentadoria compulsória de servidores da Brigada Militar

O texto é de autoria do vereador Flavio Cassina


O plenário caxiense se mostrou favorável ao projeto de lei do deputado estadual José Sperotto/PTB, que prevê o aumento do limite de idade para aposentadoria compulsória de servidores da Brigada Militar. A posição foi manifestada por meio de uma moção, de autoria do vereador Flavio Cassina/PTB, aprovada por maioria durante a sessão ordinária desta terça-feira (28/05). Na opinião do vereador, considerando que o efetivo da Brigada Militar é reduzido, é significativo que os mais experientes possam continuar e contribuir com a segurança da comunidade.

Cassina considera que a Brigada Militar forma mão de obra para outros, mas tem dificuldade para a formação de seus próprios quadros. Para ele, quem tiver condições de seguir na carreira poderá fazê-lo, pois, dentre outros fatores, isso desoneraria a folha de pagamento e apoiaria o governo.

O vereador explica que a expectativa de vida da população tem aumentado consideravelmente nas últimas décadas, sendo que, aos 65 anos, uma pessoa possui a plena capacidade física e intelectual para o trabalho. Cassina lembrou que a Constituição Federal adota o limite de 70 anos para a aposentadoria compulsória, e que existem projetos tramitando no Congresso Nacional, de emendas à Constituição, com a intenção de estender para os 75 anos de idade.

O documento ressalta que a experiência desses servidores é bastante relevante, podendo o Estado buscar aumento do efetivo, a fim de sanar o problema da segurança pública. Além disso, para o vereador, quem já está na ativa ajuda a não gerar gastos com a formação de novos brigadianos.

Zoraido Silva/PTB, por sua vez, afirmou que no município já existe a possibilidade para quem quer trabalhar até os 70 anos. Para ele, que é favorável, essa é uma moção simples que beneficiará as pessoas que não querem deixar o emprego. Guila Sebben/PP, Mauro Pereira/PMDB, Virgili Costa/PDT, Henrique Silva/PCdoB, Jó Arse/PDT, Pedro Incerti/PDT e Jaison Barbosa/PDT também se manifestaram favoráveis.

Neri Pereira Júnior/DEM, por sua vez, manifestou-se contrário. Para ele, a moção é um incentivo para que o brigadiano continue trabalhando, o que seria prejudicial à sua qualidade de vida.  A opinião recebeu apoio do vereador Renato Nunes/PRB, que entende que os brigadianos não iriam querer continuar expondo-se aos riscos da profissão.

 

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PSDB Não

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Presente

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Sim

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Sim

HENRIQUE SILVA PCdoB Sim

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Sim

JÓ ARSE PDT Sim

MAURO PEREIRA PMDB Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR DEM Não

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PCdoB Sim

RAIMUNDO BAMPI PSB Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Não

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

ZORAIDO DA SILVA PTB Sim

28/05/2013 - 21:14
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo