Voltar para a tela anterior.

Câmara é parceira na realização de audiência sobre o ensino profissionalizante no RS

O encontro foi promovido na noite desta segunda-feira, no plenário do Legislativo caxiense


A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, por meio das comissões de Educação e dos Direitos Humanos, apoiou a realização da audiência pública sobre a situação do ensino profissionalizante no Estado. O encontro, promovido pela Assembleia Legislativa, através da Comissão Especial para tratar do Ensino Profissional no RS, ocorreu nesta segunda-feira (27/05) à noite, no plenário do Legislativo caxiense.

O presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto e Turismo da Câmara, Jó Arse/PDT, representou a presidência da Casa, durante a atividade. Jó Arse ressaltou a relevância do assunto.  "O ensino precisa ser discutido a curto, médio e longo prazo. Temos ferramentas para isso e a Câmara de Caxias está envolvida nesse debate", pontuou Jó Arse. Além do pedetista, o encontro contou com a presença da vereadora e presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança do Legislativo caxiense, Denise Pessôa/PT.

A audiência foi coordenada pela deputada estadual Marisa Formolo/PT, que preside a Comissão Especial para tratar do Ensino Profissional no RS. Também participaram do encontro a deputada estadual Maria Helena Sartori/PMDB, que é uma das titulares desse grupo; o gerente do Ministério do Trabalho em Caxias, Vanius Corte; e integrantes de instituições de ensino e órgãos públicos ligados à educação.  

Um dos principais itens discutidos pelos participantes foi a defesa de uma política integrada em torno do ensino profissionalizante. A falta de interesse dos jovens em relação a cursos gratuitos, como os ofertados pelo Pronatec (Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego), foi outro item mencionado por representantes de algumas instituições e que causa preocupação atualmente. Ao final da audiência, o conjunto de entidades participantes constituiu um fórum voltado a buscar alternativas locais e troca de experiências e informações em torno da educação profissional.

Além de Caxias, municípios como Viamão, São Leopoldo e Canoas também sediarão audiências nesses mesmos moldes, nos meses de junho e julho.

27/05/2013 - 20:09
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo