Voltar para a tela anterior.

Legislativo caxiense homenageia a Semana da Etnia Italiana

O ato também marcou a abertura da exposição “Benditas Raízes da nossa História”


A Semana da Etnia Italiana esteve em destaque, na sessão solene da Câmara Municipal de Caxias do Sul, realizada na noite desta terça-feira (21/05), no plenário da Casa. O ato também marcou a abertura da exposição "Benditas Raízes da nossa História", que poderá ser visitada até o próximo dia 4 de junho, no espaço cultural Mário Crosa. As visitações acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h. O presidente do Legislativo caxiense, Edson da Rosa, conduziu a cerimônia.

Autor da lei que instituiu o Dia da Imigração e Colonização Italiana em Caxias do Sul, celebrado ontem e que abriu a semana comemorativa, o vereador Gustavo Toigo fez o pronunciamento a partir da tribuna. De acordo com ele, a imigração italiana, iniciada em 1875, contribuiu para fazer do município uma terra acolhedora e empreendedora, por meio do desenvolvimento e do trabalho. Salientou, também, o caráter marcante da culinária típica.

A diretora do Instituto Memória Histórica e Cultural da Universidade de Caxias do Sul, Luiza Iotti, destacou a parceria com o Centro de Memória da Câmara, que viabilizou a exposição. Comentou que a mostra inclui 34 fotografias (30 cm X 45 cm) impressas e emolduradas, de autoria de Aldo Toniazzo e Ary Nicodemos Trentin (in memorian).

Ela salientou que as imagens rememoraram os 138 anos da imigração italiana, no Rio Grande do Sul, com ênfase a experiências de vida de descendentes. Disse que a exposição possui caráter itinerante e que percorrerá instituições de ensino e órgãos culturais.

O secretário municipal da Cultura, João Tonus, transmitiu os cumprimentos do prefeito Alceu Barbosa Velho. Ressaltou que, às celebrações em torno da imigração italiana, Caxias do Sul tem prestado homenagens a todas as etnias da cidade, incluindo, por exemplo, negros e poloneses. Para ele, o Monumento Nacional ao Imigrante consagra a diversidade étnica local.

Grupos artísticos e o de cordas da Orquestra Sinfônica de Caxias do Sul fizeram execuções ao longo da cerimônia.

A Semana da Etnia Italiana foi instituída em Caxias do Sul, em 2003, a partir da iniciativa dos ex-vereadores Jerônimo Dani e Walmor Vanazzi. Conforme a lei 5.988/2003, a comemoração tem que ser anual, com início sempre no dia 20 de maio.

21/05/2013 - 21:38
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo