Voltar para a tela anterior.

Câmara reconhece o mérito comunitário de dois cidadãos e um instituto

Eles receberam diploma e medalha pela atuação voltada ao social


As atividades em benefício do social de Albino Andreis, Dalva Pereira e o Instituto Elisabetha Randon foram reconhecidas por meio da entrega do diploma e da medalha do Mérito Comunitário. A homenagem partiu da Câmara Municipal de Caxias do Sul, durante sessão solene, realizada na noite desta quinta-feira (16/05), no plenário da Casa. O presidente do Legislativo caxiense, Edson da Rosa, conduziu a cerimônia.

Coube ao vereador Kiko Girardi fazer a manifestação a partir da tribuna. Salientou que os comunitaristas desenvolvem papel estratégico no cenário político, a fim de lutar por melhores condições para as respectivas comunidades. Destacou que muitas das políticas públicas resultam da articulação inicial desses líderes.

Depois de receberem as honrarias, os homenageados fizeram agradecimentos. Albino Andreis enfatizou a relevância da formação educacional, para a sociedade. Reconheceu que continua se dedicando ao trabalho voluntário. Emocionada, Dalva Pereira falou com brevidade e declarou amor ao loteamento Vila Leon. A diretora do instituto, Mauren Randon Barbosa, enfatizou que o órgão possibilita à sociedade tomar conhecimento da atenção do grupo Randon às necessidades da população, com responsabilidade social.

O deputado estadual Vinicius Ribeiro e o vice-prefeito Antonio Feldmann salientaram que o comunitarismo tem contribuído, significativamente, para o desenvolvimento do município.

Albino Andreis atuou como professor, em São Virgílio da 6ª Légua, onde trabalhou por 45 anos até se aposentar. Entre as marcas da trajetória de Albino, se encontra o trabalho em benefício da construção da escola estadual de ensino fundamental São Virgílio, que fica ao lado da sua casa.

Por 12 anos, Albino exerceu a função de presidente da Associação de Moradores do São Virgílio da 6ª Légua. Ao longo desses anos, esteve à frente de diversas conquistas, tais como: linha telefônica, correios, lixo seletivo, 12 quilômetros de rede de água do SAMAE e 10 quilômetros de asfalto via Orçamento Comunitário.

Dalva Pereira notabilizou-se pela fundação de um clube de mães, na sua própria casa, onde reunia as mães do loteamento Vila Leon, para confeccionarem roupas aos mais necessitados. Durante 11 anos, no dia 25 de dezembro, Dalva se vestia de Mamãe Noel e distribuía presentes, na casa dos morados.

Ela organizou diversos jantares para arrecadar fundos ao 1º calçamento do loteamento. Outra luta de Dalva passou pelo alcance de uma linha de ônibus da VISATE (concessionária do transporte coletivo local), para a região.

O Instituto Elisabetha Randon está firmado no ideário empreendedor Raul Randon. Trata-se de uma organização com interesse público, do grupo Randon. Apoia programas com foco na formação de jovens, na educação para o trânsito, na cultura e no voluntariado. Tem atenção e dedicação ao ser humano. Entre os projetos, está o Florescer, que atende a 400 educandos.

A medalha do Mérito Comunitário foi instituída por lei, em dezembro de 2007, passando a ser entregue a partir de 2008. São escolhidos três homenageados, incluindo entre eles, obrigatoriamente, uma entidade. A distinção é conferida a cidadãos residentes e/ou entidades estabelecidas em Caxias do Sul que, reconhecidamente, tenham se destacado por ações voltadas ao comunitarismo e ao bem-estar da coletividade.

16/05/2013 - 21:48
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo