Voltar para a tela anterior.

Sindilimp lança a campanha "Cuide de Quem Cuida da Cidade"

Dirigente sindical ocupou a Tribuna Livre no Dia do Gari, celebrado nesta quinta-feira


Uma campanha pela valorização dos profissionais do ramo de asseio e conservação foi lançada durante a Tribuna Livre, na sessão ordinária desta quinta-feira (16/05), data em que se comemora o Dia do Gari. Presidente do Sindilimp de Caxias do Sul, Nestor Alves Borges, que trabalha há 33 anos na área, detalhou os objetivos da campanha intitulada "Cuide de Quem Cuida da Cidade" e reconheceu os esforços dos trabalhadores do segmento.

Borges lembrou que a data comemorativa de 16 de maio foi instituída em Caxias do Sul pelo vereador licenciado e atual secretário municipal da Habitação, Renato Oliveira. O sindicalista também ressaltou o trabalho da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), que desde 1979 responde pela coleta de materiais, capina e varrição.

Essa não é a primeira vez que o presidente do Sindilimp passa pela tribuna do Legislativo caxiense. Ele já esteve em outras oportunidades representando a classe. Já se manifestou favorável à prevenção de acidentes no trabalho e defendeu a visibilidade do profissional da limpeza. "As pessoas veem o serviço realizado, mas não a pessoa que o fez", percebe.

Borges comentou a respeito dos projetos que tramitam na Câmara dos Deputados e que discorrem sobre a redução da jornada de trabalho e a idade mínima para aposentadoria dos garis.

Der acordo com o dirigente, a campanha "Cuide de Quem Cuida da Cidade" abrange áreas em que o trabalhador ainda enfrenta carências. Por isso, na saúde, o objetivo é evitar acidentes com objetos cortantes e doenças ocasionadas por movimentos repetitivos. Na educação, a campanha pede mais creches e distribuição de vale-cultura para que o trabalhador possa frequentar sessões de cinema e peças de teatro, por exemplo.

Borges solicitou o apoio dos vereadores em relação à campanha. Para ele, ainda existe preconceito com quem atua na área de asseio e conservação. "Se fôssemos analisar pelo aspecto econômico, iríamos desanimar. Mas olhamos pela importância do trabalho à sociedade, e isso nos dá fôlego e força", frisa o dirigente.

Também estiveram presentes na sessão ordinária o diretor-presidente da Codeca, Valter Webber, e representantes de sindicatos de trabalhadores do segmento da limpeza de diversas regiões do Estado.

16/05/2013 - 20:51
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo