Voltar para a tela anterior.

AAPC pede passe livre para pessoas com câncer

O órgão ocupou a Tribuna Livre desta quinta-feira


Um projeto de isenção de tarifa de transporte foi sugerido pelo gerente administrativo da Associação de Amparo às Pessoas com Câncer (AAPC), Emanuel Vasques, no espaço da Tribuna Livre, na abertura da sessão ordinária desta quinta-feira (28/03). Disse que a prática já ocorre em São Paulo. Segundo ele, na Capital paulista, pessoas que necessitem de radioterapia e quimioterapia têm passe livre no transporte urbano. Os vereadores Henrique Silva/PC do B, Renato Nunes/PRB e Zoraido Silva/PTB elogiaram o trabalho do órgão.

A assistente social da entidade, Regina da Silva, falou do trabalho da AAPC. Fundada em março de 2009, ela oferece apoio social e terapêutico para pessoas com câncer em situação de vulnerabilidade social, incluindo os seus familiares. De acordo com Regina, o atendimento é efetivado a partir de laudo médico e comprovação de carência familiar.

Atualmente, são atendidas 72 pessoas que recebem, mensalmente, benefícios como cesta básica, medicação e vale-transporte. Regina comentou que o auxílio não se restringe somente às questões financeiras. Afirmou que os doentes e familiares recebem apoio humano e emocional, através de um profissional de psicologia, apoio jurídico e nutricionista, além de palestras de motivação psicológica, práticas de artesanato e atividades de lazer.

O vereador Gustavo Toigo/PDT lembrou que existe, em tramitação, no Parlamento Caxiense, um projeto de lei que isenta os portadores de câncer, AIDS e paralisia incapacitante do pagamento do imposto predial e territorial urbano (IPTU).

Enquanto isso, o vereador Daniel Guerra/PSDB salientou haver muitos desafios para ajudar os portadores da doença. Apontou que os serviços de radioterapia e quimioterapia ainda são muito deficitários. Exigiu das autoridades públicas maior agilidade na construção de um espaço específico, para o tratamento da doença. Quem necessita de radioterapia, em Caxias do Sul, não consegue tratamento, precisando se deslocar até Bento Gonçalves ou Porto Alegre, observou.

Para o vereador Mauro Pereira/PMDB, o apoio espiritual, a fraternidade, o carinho e a atenção também auxiliam na busca da cura do câncer. A Associação de Amparo às Pessoas Portadoras de Câncer atende na Rua José Eberle, 997, bairro Pio X.

28/03/2013 - 19:38
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo