Voltar para a tela anterior.

Ação de guardadores de carro motiva debate em plenário

Vereadores exigem políticas públicas para coibir atividade dos flanelinhas


O vereador Daniel Guerra/PSDB ocupou a tribuna na sessão ordinária desta quarta-feira (27/03), para  apresentar uma indicação feita ao poder executivo municipal.  Para sensibilizar as autoridades, o parlamentar sugere providências quanto à ação dos guardadores de carro, os chamados flanelinhas.  Impossibilitado de encaminhar uma lei para tratar do tema, alegando vício de origem, o líder do PSDB optou pelo caminho da indicação entendendo que a problemática passa não somente por questões sociais, mas, também, por uma questão de segurança.  O vereador lembrou que, desde 2009, vem tratando desde assunto para chamar a atenção das autoridades. À época, já havia protocolado o mesmo pedido. Precisará alguém morrer para que o poder público tome providências contra a ação desses extorquidores, questionou.  

De acordo com Guerra, se faz urgente o poder público coibir e extinguir a atividade dos guardadores de carro. Ele relatou que um dos lugares de maior ação dessas pessoas é o bairro São Pelegrino, no Moinho da Estação. No local, os proprietários de veículos são quase que obrigados a pagar um valor para estacionar na via pública. Toda sociedade tem o direito de estacionar o carro sem ser achacada. Se  o problema é  social, exige um politica à altura  para resolver o problema, defendeu.

Daniel Guerra disse ainda que não aceita fórmulas simplistas que estão sendo ventiladas pelas autoridades no sentido de regulamentar a atividade dessas pessoas. Afirmou que, se essa medida for implantada, vai acabar se transformando em mais um pedágio para a população. 

Renato Nunes/PRB disse que os flanelinhas tomaram posse das vias públicas para cometer crimes de extorsão. Segundo ele, a maioria dos motoristas que tentam escapar da zona de estacionamento pago acaba caindo nas mãos de pessoas que ele considera criminosas.  Até quando as autoridades vão se calar e fechar os olhos para essa conduta criminosa que ocorre especialmente no centro da cidade, questionou. Nunes espera ver uma fiscalização mais efetiva para proibir essa prática na cidade.

Jaison Barbosa/PDT acredita que a união de forças públicas em todas as esferas pode contribuir para acabar com essas imperfeições. Já o vereador Mauro Pereira/PMDB destacou que nunca teve problemas com os guardadores de carro. Se existem pessoas nas ruas pedindo dinheiro para motoristas, é por que essas pessoas tentaram uma colocação no mercado de trabalho e não conseguiram por falta de estudo, pontuou o parlamentar.  O peemedebista disse ainda que não tem autoridade para chamar os flanelinhas de criminosos. Na visão de Mauro, somente as forças policiais detêm essa autonomia.

27/03/2013 - 21:20
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo