Voltar para a tela anterior.

Medalha Zumbi dos Palmares celebra o Dia da Consciência Negra

Três pessoas receberam a comenda na solenidade


A medalha Zumbi dos Palmares foi entregue a três pessoas, em sessão solene da Câmara Municipal de Caxias do Sul, realizada na noite desta terça-feira (20/11). Na comemoração ao Dia da Consciência, João Elderi, Mônica Zugno e Pedro Pereira de Aguiar tiveram o reconhecimento pela contribuição com a luta pela igualdade racial. O vice-presidente do Legislativo caxiense, vereador Renato Oliveira, coordenou a cerimônia.

O 2º vice-presidente da Casa, vereador Francisco Spiandorello, fez o pronunciamento institucional. Salientou que Zumbi tem sido reverenciado como o símbolo da busca pelo respeito aos direitos humanos. Ele fez do Quilombo dos Palmares, em Alagoas, um meio para combater a opressão aos escravos negros, lembrou. O líder negro morreu em 20 de novembro de 1695, após batalhas contra o governo da época.

Depois de receberem as medalhas, os homenageados ocuparam a tribuna. Membro do Conselho Municipal da Comunidade Negra (Comune), o qual já presidiu, João Elderi destacou o esforço para valorizar a cultura negra. Zumbi simboliza a resistência à escravidão e a busca pela liberdade, enalteceu. Ele citou lideranças históricas como João Cândido, Martin Luther King e Nelson Mandela. Pediu o avanço da ociedade, para superar o preconceito racial.

Na sequência, Mônica Zugno, que é assessora pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, apontou para a colaboração dos negros africanos, na construção dos aspectos históricos, políticos e sociais do Brasil. Que o heroísmo de Zumbi resgate a autoestima do povo brasileiro, desejou.

Pedro de Aguiar referiu a sua vivência na rotina do bairro Esplanada, a fim de melhorar as condições de vida das pessoas. Ele é fundador da Comunidade Santo Antônio, onde exerce as funções de ministro de batismo e da eucaristia.

O presidente do Instituto de Previdência e Assistência Municipal, Carlos Alberto Machado, referiu a contribuição dos homenageados, para o desenvolvimento cultural do município. Para ele, a lembrança de Zumbi significa a resistência a qualquer tipo de discriminação.

A comenda originou-se do decreto legislativo 174/A, de 4 de outubro de 2005, de autoria do vereador Edson da Rosa/PMDB. Cabe aos líderes das bancadas do Legislativo caxiense e ao Comune indicar os nomes dos homenageados, para a aprovação dos vereadores.

20/11/2012 - 21:31
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo