Voltar para a tela anterior.

Denise defende a reintegração de posses para famílias de ferroviários

Uma reunião discutirá o assunto às 14h da próxima sexta-feira


A situação das famílias dos antigos ferroviários, que residem em área próxima à Estação Férrea do município, pautou o pronunciamento da vereadora Denise Pessôa/PT. Na sessão ordinária desta terça-feira (20/11), a parlamentar ressaltou que elas receberam mandados judiciais, pedindo a desocupação do espaço. Convidou os parlamentares para discutirem o tema, em reunião da Comissão de Legislação Participativa e Comunitária, às 14h da próxima sexta-feira, na sala das comissões da Casa.

Denise relatou que os núcleos familiares residem na área desde a década de 1950, mesmo sem a escritura dos lotes. Segundo ela, a categoria contribuiu para o desenvolvimento da cidade. Referiu que os terrenos pertenciam à Rede Ferroviária Federal (RFFSA) até 2007, quando foram transferidos para a propriedade da União. Disse que a justiça federal tem emitido mandados de desocupação para as famílias, residentes no bairro São Pelegrino.

A petista lamentou que os núcleos familiares estivessem obrigados a se retirar das moradias, em 30 dias, sem receber indenizações. Mencionou que a área é tombada pelo município. Entretanto, afirmou acreditar que o patrimônio é imaterial, situado na memória das famílias dos ferroviários.

Na mesma linha, o vereador Mauro Pereira/PMDB apontou que as famílias estão desamparadas perante as iniciativas que buscam revitalizar o bairro. O peemedebista sugeriu que o Executivo municipal buscasse solucionar a situação. Apontou para o Minha Casa Minha Vida, programa federal que promove a habitação da população de baixa renda. Solicitou, ainda, que o Ministério Público Federal disponibilizasse um prazo maior para a realocação dos moradores.

20/11/2012 - 19:34
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo