Voltar para a tela anterior.

Aprovada moção que defende a queda de juros

A medida do governo federal recebeu documento de apoio da bancada petista


O corte das taxas de juros dos bancos públicos, promovida pela presidente Dilma Rousseff, foi alvo de moção de apoio da bancada petista. O documento recebeu aprovação unânime dos parlamentares, na sessão ordinária desta quarta-feira (25). No texto, os petistas afirmam que a decisão irá estimular a competição e forçar a queda dos juros, nas instituições financeiras privadas. Para eles, a medida contribui com o desenvolvimento e e a distribuição de renda, no Brasil.

O vereador Mauro Pereira/PMDB saudou a iniciativa. Para ele, a ação auxilia no combate à desindustrialização. Lembrou que outras medidas precisam ser tomadas para defender o empreendedor nacional. O peemedebista citou que os juros do cheque especial caíram pela metade, aumentando o poder de compra do consumidor.

O pedetista Pedro Incerti também se posicionou favoravelmente à moção. No entanto, cobrou que as instituições financeiras expandam a redução para a área de financiamento habitacional. O parlamentar lamentou a postura dos bancos, que nunca arcam com prejuízos financeiros, independente da fase econômica do país.

De acordo com o texto, as taxas cobradas pelos bancos estatais caíram em 80%, em algumas operações. A bancada proponente relatou que a decisão ainda terá impacto sobre a geração de empregos e renegociamento de dívidas de empresas e particulares. Eles acreditam que os consumidores terão crédito mais barato e, assim, ampliarão o consumo, aquecendo a indústria nacional.

A moção de apoio da Câmara Municipal será enviada à presidente da República e ao ministro da Fazenda, Guido Mantega.

 

Votos: Alaor de Oliveira/PMDB (a favor), Ana Corso/PT (ausente), Daniel Guerra/PSDB (a favor), Denise Pessôa/PT (em representação), Edson da Rosa/PMDB (a favor), Felipe Gremelmaier/PMDB (a favor), Francisco Spiandorello/PSDB (a favor), Geni Peteffi/PMDB (em tratamento médico), Guiovane Maria/PT (a favor), Gustavo Toigo/PDT (a favor), Marcos Daneluz/PT (a favor), Mauro Pereira/PMDB (a favor) Renato Nunes/PRB (a favor), Renato Oliveira/PCdoB (presidente), Pedro Incerti/PDT (a favor), Rodrigo Beltrão/PT (a favor), Vinicius Ribeiro/PDT (a favor).

25/04/2012 - 21:32
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo