Voltar para a tela anterior.

Legislativo caxiense celebra os 90 anos do Partido Comunista do Brasil

A homenagem reuniu 160 pessoas no plenário


Os 90 anos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) foram motivo de homenagem da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Em sessão solene, realizada na noite desta quinta-feira (12/04), lideranças comunistas se revezaram na tribuna do plenário da Casa e salientaram bandeiras históricas da sigla, nascida em março de 1922. Dirigentes da legenda receberam placa alusiva ao aniversário. Único vereador do PCdoB e vice-presidente do Legislativo caxiense, Renato Oliveira presidiu a cerimônia. Cento e sessenta pessoas acompanharam a solenidade.

Antes de receber o comando dos trabalhos do 2º vice-presidente da Casa, Francisco Spiandorello, Renato destacou que o partido tem se notabilizado na luta pela reforma agrária, em favor das pessoas mais humildes. Muitos militantes já pagaram com a vida, para que o Brasil avançasse, observou.

Para o vereador comunista, o país precisa abrir caminho para o socialismo, com o desenvolvimento social e a libertação do que entende como exploração capitalista. Referiu que o PCdoB tem atuação relevante junto a sindicatos de trabalhadores, além de 608 vereadores pelo Brasil.

O deputado federal Assis Melo/PCdoB atentou para os 40 anos da luta da Guerrilha do Araguaia, cujo objetivo era a revolução socialista, iniciada no campo. Disse que aqueles militantes pleitearam um país mais justo e que o PCdoB continua na defesa pela democracia. Criticou a especulação financeira do capitalismo.

Presidente estadual do PCdoB, o deputado estadual Raul Carrion ressaltou que, em 90 anos, por 61 anos, o partido foi perseguido e impossibilitado de atuar plenamente. Recordou lutas operárias do início do século 20, empreendidas por movimentos operários. Citou a Revolução Russa de 1917 e o combate ao fascismo, a partir dos anos 1930.

O procurador-geral do município, Lauri Romário Silva, enfatizou que o PCdoB contribui com a pluralidade democrática.

A solicitação da homenagem partiu da Mesa Diretora da Casa. A fundamentação do partido baseia-se nas ideias de Karl Marx, Friedrich Engels e Vladimir Lenine. De acordo com o requerimento, os comunistas tiveram atuação, entre outros momentos da história, na Revolução de 1930, no Golpe Militar de 1964, nas lutas pelas Diretas-Já (1984).

12/04/2012 - 21:12
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo