Voltar para a tela anterior.

Vereadores recebem vítimas de alagamentos para reunião com a Secretaria de Obras

O secretário Frizzo anunciou medidas para amenizar os problemas


Cerca de 50 moradores de áreas atingidas pelos recorrentes alagamentos, em Caxias do Sul, estiveram presentes ao plenário da Câmara Municipal, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (1º). Após acompanharem a manifestação do vereador Renato Oliveira/PCdoB, que elencou os problemas enfrentados por bairros como Fátima, Tijuca e Victório Trez, as pessoas foram recebidas pelo secretário de Obras e Serviços Públicos, Elói Frizzo, na sala das comissões da Casa.

Antes da reunião, Frizzo ocupou a tribuna por alguns minutos. Enfatizou que várias ações estão sendo realizadas e que, em função disso, a chuva de ontem já não ocasionou grandes alagamentos, como as anteriores. Dentre as medidas, o secretário destacou que já foram investidos mais de R$ 2 milhões em canos e na contratação de cinco empresas de terraplanagem, para executarem obras, nas regiões mais atingidas.

Frizzo informou que há uma equipe da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) trabalhando na limpeza de boeiros, além do trabalho da própria secretaria, em fazer novos canais para o escoamento da água e adaptar galerias já existentes. Conforme o secretário, algumas famílias precisarão ser retiradas de suas moradias, para a construção de lagoas de contenção.

Líder do governo na Casa, o vereador Alaor de Oliveira/PMDB complementou a explanação de Frizzo. Reiterou algumas medidas adotadas pelo Executivo. O peemedebista salientou a construção de lagoas de contenção nos bairros São José, Garbin e Fátima Baixo e de um canal de absorção de água do Centenário II, Parque Oásis e Victório Trez, ao custo aproximado de R$ 5 milhões.

Alaor também referiu a limpeza do Arroio Dal Bó, que dará mais vazão à represa. Anunciou, ainda, que, dentro de, no máximo, 30 dias, as obras deverão ser concluídas.

O vereador Edson da Rosa/PMDB lembrou que as mesmas medidas foram anunciadas na tarde de hoje, em reunião com a Secretaria de Planejamento.

Renato reconheceu o esforço do Executivo. Declarou, porém, muito ainda precisa ser feito, para resolver o problema. Para ele, algumas obras são simples e podem ser realizadas com máquinas e recursos próprios. Informou que uma indicação será entregue à secretaria, com sugestões como a construção de uma rede que desvie a água dos bairros Fátima, São José e Santa Catarina, diretamente para a represa Maestra.

Para a vereadora Denise Pessôa/PT, as obras, na saída para Flores da Cunha, estão prejudicando, ainda mais, os bairros alagadiços. De acordo com ela, a manutenção já dura tempo e o escoamento não está sendo controlado.

01/03/2012 - 20:36
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo